Helicóptero russo dispara contra espectadores em “jogos de guerra”

Um vídeo de manobras militares do Exército Vermelho lançou a polémica na Rússia depois de ter sido divulgado online nas redes sociais do país.

As imagens mostram aparentemente o momento em que um helicóptero do exército russo abre fogo contra espectadores que observavam os exercícios conjuntos de tropas russas com tropas da Bielorrússia, no qual terão participado oficialmente 13 mil soldados.

Segundo o site 66.ru, o incidente ocorreu esta segunda-feira, durante o Zapad, um exercício militar do tipo “jogo de guerra” realizado anualmente por Moscovo. Nesse mesmo dia, o presidente russo Vladimir Putin estaria no local em visita às suas tropas.

O Ministério da Defesa da Rússia negou inicialmente que “qualquer problema” tivesse acontecido durante o Zapad, mas emitiu posteriormente um comunicado referindo-se a uma falha no sistema de rastreamento de alvos do helicóptero.

A nota do ministério nega ainda assim relatos da imprensa russa segundo os quais duas pessoas terão ficado gravemente feridas durante o acidente. “Relatos sobre feridos são uma provocação deliberada ou pura estupidez“, disse uma fonte militar citada pela agência de notícias russa Interfax.

O Zapad 2017 tem lugar em território da Rússia e de Bielorrússia e simula o que os militares russos descreveram como uma “revolta separatista” fomentada pela NATO, a Organização do Tratado do Atlântico Norte. As manobras tiveram início a semana passada e terminam esta quinta-feira.

Oficialmente, os exercícios envolvem este anos 13 mil soldados, mas analistas militares da NATO afirmam que o número real de tropas envolvidas pode ultrapassar os 100 mil, o que seria a maior movimentação de tropas russas desde o fim da Guerra Fria.

A dimensão das tropas envolvidas este ano no Zapad, que em russo significa “Oeste”, está a despertar apreensão nos círculos próximos da NATO, porque a última grande mobilização de tropas russas, em 2013, foi seguida da anexação da Crimeia, na Ucrânia, por parte da Rússia.

// BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …