/

Helicóptero russo dispara contra espectadores em “jogos de guerra”

1

Um vídeo de manobras militares do Exército Vermelho lançou a polémica na Rússia depois de ter sido divulgado online nas redes sociais do país.

As imagens mostram aparentemente o momento em que um helicóptero do exército russo abre fogo contra espectadores que observavam os exercícios conjuntos de tropas russas com tropas da Bielorrússia, no qual terão participado oficialmente 13 mil soldados.

Segundo o site 66.ru, o incidente ocorreu esta segunda-feira, durante o Zapad, um exercício militar do tipo “jogo de guerra” realizado anualmente por Moscovo. Nesse mesmo dia, o presidente russo Vladimir Putin estaria no local em visita às suas tropas.

O Ministério da Defesa da Rússia negou inicialmente que “qualquer problema” tivesse acontecido durante o Zapad, mas emitiu posteriormente um comunicado referindo-se a uma falha no sistema de rastreamento de alvos do helicóptero.

A nota do ministério nega ainda assim relatos da imprensa russa segundo os quais duas pessoas terão ficado gravemente feridas durante o acidente. “Relatos sobre feridos são uma provocação deliberada ou pura estupidez“, disse uma fonte militar citada pela agência de notícias russa Interfax.

O Zapad 2017 tem lugar em território da Rússia e de Bielorrússia e simula o que os militares russos descreveram como uma “revolta separatista” fomentada pela NATO, a Organização do Tratado do Atlântico Norte. As manobras tiveram início a semana passada e terminam esta quinta-feira.

Oficialmente, os exercícios envolvem este anos 13 mil soldados, mas analistas militares da NATO afirmam que o número real de tropas envolvidas pode ultrapassar os 100 mil, o que seria a maior movimentação de tropas russas desde o fim da Guerra Fria.

A dimensão das tropas envolvidas este ano no Zapad, que em russo significa “Oeste”, está a despertar apreensão nos círculos próximos da NATO, porque a última grande mobilização de tropas russas, em 2013, foi seguida da anexação da Crimeia, na Ucrânia, por parte da Rússia.

// BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.