Helena Borges é a nova directora-geral da Autoridade Tributária

Tiago C Lima / FLickr

Edifício do Ministério das Finanças em Lisboa

Edifício do Ministério das Finanças em Lisboa

A actual responsável pela Direcção de Finanças de Lisboa, Helena Borges, é a nova directora-geral da Autoridade Tributária e vai assumir funções na segunda-feira, anunciou o Governo no Parlamento.

“Gostaria de anunciar que a doutora Helena Borges, actual directora da Direção de Finanças de Lisboa, irá assumir o cargo de directora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira já a partir de segunda-feira”, afirmou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio,

O secretário de estado deu esta informação na sua intervenção inicial na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, onde esteva a ser ouvido a propósito da alegada lista VIP de contribuintes.

O anterior director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, António Brigas Afonso, apresentou esta quarta-feira o pedido de demissão, que foi aceite pela tutela, dois dias depois de o Ministério das Finanças anunciar ter solicitado à Inspecção-Geral de Finanças a abertura de um inquérito à existência da alegada lista de contribuintes VIP.

Perante o pedido de demissão do director-geral – e posteriormente, também do subdirector-geral José Maria Pires, que se demitiu na mesma quarta-feira – o Governo procede, de acordo com a lei em vigor, à nomeação do seu substituto para assumir a liderança da instituição.

Núncio exige “esclarecimento cabal” da ‘lista VIP’

Na sua intervenção no parlamento, p secretário de Estado dos Assuntos Fiscais exigiu um “cabal esclarecimento” sobre a alegada ‘lista VIP’ da AT, e sublinhou a credibilidade da Inspecção-Geral das Finanças, que está a investigar o caso.

“Pretendo que a averiguação seja detalhada, profunda, pormenorizada para que seja possível ter um esclarecimento cabal desta situação e para que pessoas saibam o que aconteceu” na AT, afirmou hoje Paulo Núncio na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, onde esteve a ser ouvido esta noite.

O governante afirmou aos deputados que, depois de ter sido informado da referência à existência de uma ‘lista VIP’ de contribuintes em processos da AT pelo director-geral demissionário da instituição, António Brigas Afonso, pediu uma investigação da Inspecção-Geral de Finanças para esclarecer o caso.

Núncio rejeitou liminarmente ter tido conhecimento da existência de uma a lista VIP de contribuintes da Autoridade Tributária (AT).

“Nunca autorizei, nem nunca autorizaria a constituição de uma lista específica, porque violaria princípios básicos do nosso sistema legal”, afirmou o governante.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …