Hayat Boumeddiene, a mulher mais procurada de França

DR Polícia de Paris

Hayat Boumeddiene, a companheira do terrorista Amedy Coulibaly

Hayat Boumeddiene, a companheira do terrorista Amedy Coulibaly

Munida de uma besta e totalmente tapada com uma “burka”. Eis como aparece Hayat Boumeddiene, a companheira de um dos terroristas abatidos no âmbito dos atentados em Paris, em fotos divulgadas pelo jornal francês Le Monde. Ela continua em fuga e é, presentemente, a mulher mais procurada de França.

A companheira de Amedy Coulibaly, o homem que foi abatido pela polícia francesa aquando do assalto a um supermercado judaico, na Porta de Vincennes, nas imediações de Paris, tem um mandado de captura em seu nome desde quinta-feira.

Nesse dia, Amedy Coulibaly atacou dois polícias municipais, matando uma agente, num atentado que se veio a saber estar relacionado com aquele que foi perpetrado pelos irmãos Chérif e Said Kouachi contra o jornal Charlie Hebdo, nesta quarta-feira, 7 de Janeiro.

As autoridades acreditam que Hayat Boumeddiene esteve envolvida no ataque aos polícias e que pode também ter contribuído para o sequestro que se seguiu ao espaço judaico.

No alerta policial difundido, sublinhava-se que Hayat Boumeddiene pode estar “armada” e que é “perigosa”. E as fotos publicadas pelo jornal Le Monde confirmam isso mesmo.

A mulher de 26 anos aparece completamente tapada com uma “burka”, apenas com os olhos à mostra, fazendo pontaria com uma besta em punho.

Le Monde / Twitter

Le Monde revela fotos de Hayat Boumeddiene

Le Monde revela fotos de Hayat Boumeddiene

Estas imagens difundidas pelo jornal francês, que mostram ainda Amedy Coulibaly de arma em punho na floresta, terão sido tiradas em 2010, aquando de uma visita do casal à casa de Djamel Beghal, um homem condenado por terrorismo e conhecido por pertencer à Al Qaeda.

A par desta ligação, o perigoso casal também manteria contacto com um dos irmãos Kouachi, Chérif, desde essa altura.

Hayat Boumeddiene terá trocado “mais de 500” telefonemas com a esposa de Chérif Kouachi, Izzana Hamyd, que está sob prisão preventiva, ao longo de 2014, segundo revelou uma fonte policial citada por diversos jornais franceses. Isto atesta os laços persistentes e fortes entre os dois casais.

A jovem, que continua em fuga, foi questionada pelas autoridades, em 2010, no âmbito de um processo onde Amedy Coulibaly foi condenado por terrorismo. Nessa altura ela terá dito à polícia ter sido inspirada pelo companheiro para “ler livros sobre religião”, alegando que isso a levou a “levantar questões sobre religião”.

“Quando vi o massacre dos inocentes na Palestina, no Iraque, na Chetchénia, no Afeganistão ou onde quer que os americanos mandam as suas bombas, tudo isso… bem, quem são os terroristas?” É uma citação que o Le Monde lhe atribui no âmbito do inquérito policial onde foi ouvida como testemunha.

O Le Parisien revela, entretanto, detalhes sobre a vida desta mulher. Oriunda de uma família de sete irmãos, ficou órfã de mãe em 1994 e o pai, um entregador de mercadorias, tinha dificuldades para criar tantos filhos. Os mais velhos terão saído de casa, nessa altura, e os mais novos acabaram em centros sociais de apoio a crianças, como foi o caso de Hayat Boumeddiene.

Depois de uma adolescência conflituosa, Amedy Coulibaly entrou na sua vida e, em 2009, transformou-se numa devota esposa muçulmana, fazendo um casamento religioso que, contudo, não foi reconhecido à luz da Lei francesa. Eles viviam juntos desde então num modesto apartamento em Hauts-de-Seine, numa zona desfavorecida no sul de Paris.

Hayat Boumeddiene terá começado, por essa altura, a usar o véu integral, facto que a levou a perder o emprego como caixa numa loja. Não terá voltado a trabalhar, dedicando-se ao papel de esposa dedicada, e estaria disposta a aceitar que Amedy Coulibaly tomasse uma segunda mulher, como seria sua intenção.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …