Hayat Boumeddiene, a mulher mais procurada de França

DR Polícia de Paris

Hayat Boumeddiene, a companheira do terrorista Amedy Coulibaly

Hayat Boumeddiene, a companheira do terrorista Amedy Coulibaly

Munida de uma besta e totalmente tapada com uma “burka”. Eis como aparece Hayat Boumeddiene, a companheira de um dos terroristas abatidos no âmbito dos atentados em Paris, em fotos divulgadas pelo jornal francês Le Monde. Ela continua em fuga e é, presentemente, a mulher mais procurada de França.

A companheira de Amedy Coulibaly, o homem que foi abatido pela polícia francesa aquando do assalto a um supermercado judaico, na Porta de Vincennes, nas imediações de Paris, tem um mandado de captura em seu nome desde quinta-feira.

Nesse dia, Amedy Coulibaly atacou dois polícias municipais, matando uma agente, num atentado que se veio a saber estar relacionado com aquele que foi perpetrado pelos irmãos Chérif e Said Kouachi contra o jornal Charlie Hebdo, nesta quarta-feira, 7 de Janeiro.

As autoridades acreditam que Hayat Boumeddiene esteve envolvida no ataque aos polícias e que pode também ter contribuído para o sequestro que se seguiu ao espaço judaico.

No alerta policial difundido, sublinhava-se que Hayat Boumeddiene pode estar “armada” e que é “perigosa”. E as fotos publicadas pelo jornal Le Monde confirmam isso mesmo.

A mulher de 26 anos aparece completamente tapada com uma “burka”, apenas com os olhos à mostra, fazendo pontaria com uma besta em punho.

Le Monde / Twitter

Le Monde revela fotos de Hayat Boumeddiene

Le Monde revela fotos de Hayat Boumeddiene

Estas imagens difundidas pelo jornal francês, que mostram ainda Amedy Coulibaly de arma em punho na floresta, terão sido tiradas em 2010, aquando de uma visita do casal à casa de Djamel Beghal, um homem condenado por terrorismo e conhecido por pertencer à Al Qaeda.

A par desta ligação, o perigoso casal também manteria contacto com um dos irmãos Kouachi, Chérif, desde essa altura.

Hayat Boumeddiene terá trocado “mais de 500” telefonemas com a esposa de Chérif Kouachi, Izzana Hamyd, que está sob prisão preventiva, ao longo de 2014, segundo revelou uma fonte policial citada por diversos jornais franceses. Isto atesta os laços persistentes e fortes entre os dois casais.

A jovem, que continua em fuga, foi questionada pelas autoridades, em 2010, no âmbito de um processo onde Amedy Coulibaly foi condenado por terrorismo. Nessa altura ela terá dito à polícia ter sido inspirada pelo companheiro para “ler livros sobre religião”, alegando que isso a levou a “levantar questões sobre religião”.

“Quando vi o massacre dos inocentes na Palestina, no Iraque, na Chetchénia, no Afeganistão ou onde quer que os americanos mandam as suas bombas, tudo isso… bem, quem são os terroristas?” É uma citação que o Le Monde lhe atribui no âmbito do inquérito policial onde foi ouvida como testemunha.

O Le Parisien revela, entretanto, detalhes sobre a vida desta mulher. Oriunda de uma família de sete irmãos, ficou órfã de mãe em 1994 e o pai, um entregador de mercadorias, tinha dificuldades para criar tantos filhos. Os mais velhos terão saído de casa, nessa altura, e os mais novos acabaram em centros sociais de apoio a crianças, como foi o caso de Hayat Boumeddiene.

Depois de uma adolescência conflituosa, Amedy Coulibaly entrou na sua vida e, em 2009, transformou-se numa devota esposa muçulmana, fazendo um casamento religioso que, contudo, não foi reconhecido à luz da Lei francesa. Eles viviam juntos desde então num modesto apartamento em Hauts-de-Seine, numa zona desfavorecida no sul de Paris.

Hayat Boumeddiene terá começado, por essa altura, a usar o véu integral, facto que a levou a perder o emprego como caixa numa loja. Não terá voltado a trabalhar, dedicando-se ao papel de esposa dedicada, e estaria disposta a aceitar que Amedy Coulibaly tomasse uma segunda mulher, como seria sua intenção.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …