Havana impõe recolher obrigatório. Multas podem atingir 3 vezes o salário médio de Cuba

O Governo de Cuba anunciou esta terça-feira a instauração do recolher obrigatório durante duas semanas em Havana, a capital da ilha, e a restrição de entradas na cidade, devido ao aumento no ultimo mês dos casos de covid-19.

O objetivo consiste em obter “resultados o mais depressa possível” com uma diminuição dos casos, sublinhou o Presidente Miguel Diaz-Canel durante uma reunião com responsáveis da cidade.

O recolher obrigatório, em vigor entre as 19h e as 5h locais, vai prolongar-se até 15 de setembro e será acompanhado pelo reforço da presença policial nas ruas e no encerramento antecipado dos estabelecimentos comerciais, pelas 16h.

Para assegurar o respeito pelas regras sanitárias, o Governo anunciou que as multas serão particularmente severas: 2.000 pesos (cerca de 71 euros) pela não utilização ou uso incorreto da máscara de proteção e 3.000 pesos (cerca de 104 euros) pelo incumprimento do recolher obrigatório, num país onde o salário médio se situa perto dos 35 euros mensais.

As entradas e saídas da capital também vão ser limitadas. A ilha socialista, que em junho declarou a pandemia sob controlo, registou um aumento do número de casos a partir de finais de julho, um mês após ter iniciado o desconfinamento.

A maioria destes casos estão concentrados em Havana, onde vivem 2,1 dos 11,2 milhões de habitantes do país. Devido a esta situação, a capital adiou o início do ano escolar, à semelhança do restante território, e as autoridades não preveem a abertura das suas fronteiras enquanto prevalecer a atual crise sanitária.

Os responsáveis dos serviços de Saúde cubanos assinalaram 33 novos casos nas últimas 24 horas, com um total de 4.065 pessoas infetadas e 95 mortos desde o início do surto pandémico.

No entanto, estes números não são comparáveis aos casos de países vizinhos da América Latina e Antilhas, casos do Panamá, que com 4,1 milhões de habitantes regista perto de 93.000 casos ou da República Dominicana (mais de 94.700 casos para uma população de 10,6 milhões).

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vermes predadores gigantes viviam no fundo do mar há 5,3 milhões de anos

Uma equipa de investigadores encontrou um novo registo fóssil de vermes predadores gigantes em sedimentos do Mioceno, entre 23 e 5,3 milhões de anos atrás. Estas misteriosas criaturas, possíveis predecessoras da espécie Eunice aphroditois, tinham aproximadamente …

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …