Harvey passou por Houston, fez seis mortos e deixou um rasto de destruição histórico

O ciclone Harvey, já convertido em tempestade tropical, fez pelo menos seis mortos e dezenas de feridos na sua passagem pelo Estado do Texas, indicou este domingo o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos.

O site do Serviço Meteorológico dá nota da morte de 5 pessoas na cidade de Houston, a quarta maior dos Estados Unidos, com uma população de dois milhões de pessoas, num total de 6 vítimas mortais à passagem do furacão na região. As autoridades temem agora que as chuvas torrenciais façam transbordar os rios que atravessam a cidade.

Já nesta segunda-feira de manhã, as autoridades avisaram que será necessário evacuar o município de Fort Bend, a cerca de 50 quilómetros de Houston, devido à subida do caudal do rio Brazos.

Segundo o autarca de Houston, Sylvester Turner, as autoridades já receberam mais de dois mil pedidos de ajuda por causa de inundações.

Dada a situação de emergência na cidade, o autarca decidiu abrir o centro de convenções e transformá-lo em abrigo. Turner apelou às pessoas para não conduzirem, porque são várias as ruas e vias rápidas em Houston que estão inundadas.

Os funcionários de uma estação de televisão local tiveram de ser retirados, depois de o edifício onde estavam a trabalhar também ter sido inundado. São muitas as estradas inundadas e em alguns locais a água subiu quase 80 centímetros. Por causa disso, são já mais de duas mil as pessoas desalojadas.

Apesar de o Serviço Meteorológico Nacional falar em 6 mortos, o gabinete do Xerife do condado de Harris, a que pertence Houston, só pôde confirmar à agência EFE uma vítima mortal.

Segundo esta fonte, trata-se de uma idosa que faleceu nas últimas horas quando conduzia um automóvel pelas ruas inundadas, no lado oeste de Houston. O carro da mulher, cuja identidade não foi revelada, ficou parado numa zona com nível de água “muito alto” e ela não pôde fazer nada para sair e salvar-se.

A primeira vítima do furacão foi registada na pequena cidade de Rockport, a primeira atingida pelo fenómeno climático na sexta-feira, onde o Harvey passou com ventos de 215 km/h. Segundo as autoridades de Rockport, a vítima, cuja identidade também não foi revelada, ficou presa em casa durante um incêndio.

Na sua conta no twitter, o Xerife do condado de Harris, o democrata Ed González, avisou que o número de mortos “poderia aumentar” e assegurou que os efetivos dos serviços de emergência estavam a atender “centenas de chamadas” em Houston, onde a tempestade é mais forte.

Os agentes da polícia de Houston tiraram 50 crianças de dois complexos de apartamentos dos onde as inundações são mais fortes.

“Dói o coração”, disse o chefe da polícia de Houston, Art Acevedo, através de uma transmissão ao vivo na rede social twitter, enquanto as águas lhe davam pela altura da cintura. “Mas é o Texas e vamos superar“, salientou.

 

Prevê-se que a tempestade tenha ainda grandes impactos económicos. Houston, a quarta cidade do país, é a mais afetada e também a capital da indústria petrolífera.

As refinarias costeiras representam um quarto da capacidade de refinação de petróleo bruto dos EUA e os analistas estimam que as interrupções nas refinarias irão limitar a disponibilidade de petróleo bruto, gasolina e outros produtos refinados dos Estados Unidos para consumidores globais. Isto deverá levar ao aumento dos preços.

O Harvey, que entretanto passou de furacão a tempestade tropical, é já descrito como um evento histórico, pelo diretor da Agência Federal norte-americana de Gestão de Emergências, Brock Long, que diz que a recuperação “que vai levar anos”.

“A Agência vai lá estar durante anos. A recuperação deste desastre, que é um evento histórico, obriga a focar-nos já na resposta ao Texas, e a ajudar a erguê-lo. Estamos já a recuperar casas das nossas equipas, e a organizar elementos das nossas forças para implementarem várias políticas e realizarem inspeções. Estamos a preparar-nos para o próximo par de anos”.

Entretanto, relatos de pessoas que viveram a catástrofe têm corrido o mundo, como é o caso de um residente que decidiu ajudar a resgatar quem estava retido devido à subida das águas, conseguindo salvar um casal, a filha e ainda os cães.

“As primeiras pessoas que resgatei foram um casal e uma filha. Não sei como chegaram onde chegaram, já que eles estavam à entrada do bairro. O senhor perguntou-me se podia regressar a casa com ele, para salvar os cães. Eu disse-lhe que sim, depois de colocar a salvo a mulher e a filha. Os segundos acordaram esta manhã, às 5h30, saíram e tinham água em toda a casa. Não faziam ideia do que ia acontecer”.

No meio da catástrofe, o Harvey também tem histórias com final feliz para contar. Graças às redes sociais, os 15 residentes do lar “La Vitta Bella” acabaram por se salvar, numa história que podia ter acabado de forma trágica.

O nível da água estava a subir a ponto de deixar vários idosos com água pela cintura. De imediato, os familiares da proprietária partilharam um tweet com a fotografia do que estava a acontecer a pedirem ajuda. E a corrente que se gerou a partir daí permitiu o socorro das autoridades.

Entretanto, o presidente norte-americano, Donald Trump, vai visitar o estado do Texas na próxima terça-feira, anunciou a Casa Branca. “Estamos a preparar a logística com o estado e os responsáveis locais”, afirmou a porta-voz da presidência Sarah Sanders, acrescentando que todos têm “rezado por aqueles que foram afectados” pelo ‘Harvey’”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …