Rússia está a piratear desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores.

O APT29, um grupo de piratas informáticos com ligações ao Kremlin e a campanhas de hackers sancionadas pela Rússia, está a tentar sabotar o desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19 no ocidente. A denúncia foi feita por agências de cibersegurança dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

Os piratas informáticos estão a roubar informações e propriedade intelectual relacionada com o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus.

Num comunicado em conjunto entre os três países, citado pela VICE, lê-se que a campanha teve como objetivo “impedir esforços de resposta num momento em que especialistas de saúde e investigadores médicos precisam de todos os recursos disponíveis para ajudar a combater a pandemia”.

Os hackers russos utilizaram malware de forma a obter acesso aos computadores dos investigadores. O software malicioso oferecia aos piratas informáticos a capacidade de aceder ao sistema dos computadores e de livremente fazer upload e download de ficheiros.

“Ao longo de 2020, o APT29 visou várias organizações envolvidas no desenvolvimento de vacinas da covid-19 no Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, muito provavelmente com a intenção de roubar informações e propriedade intelectual relacionadas com o desenvolvimento e teste de vacinas covid-19″, lê-se ainda no comunicado.

Este grupo de hackers russos é considerado responsável por piratear os servidores do Comité Nacional Democrata dos Estados Unidos, naquela que terá sido uma conspiração de Moscovo para tentar eleger Donald Trump como Presidente norte-americano em 2016.

“O grupo usa uma variedade de ferramentas e técnicas para atingir predominantemente metas governamentais, diplomáticas, de think tanks, assistência médica e energia para obter proveito da inteligência”, destaca o Reino Unido no comunicado.

“É provável que o APT29 continue a focar-se em organizações envolvidas na pesquisa e desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, enquanto elas procuram responder a perguntas adicionais de inteligência relacionadas com a pandemia”, escreveu a agência britânica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A questão aqui é saber se eles destruíram informação, ou se apenas roubaram ficheiros, que neste momento estão a ser utilizados para a descoberta de uma vacina, pois pelos vistos, ninguém está a tentar salvar vidas, mas a tentar ganhar milhares de milhões de euros, nem que para isso tenha de morrer milhões de pessoas. pois ter os direitos da vacina está em primeiro lugar que a vida de todos os seres humanos do planeta… Se assim não fosse toda a informação da investigação sobre o desenvolvimento da vacina e ou cura seria de domínio publico, para assim se descobrir em tempo record a vacina. Quanto mais conheço os humanos melhor compreendo porque alguns se afastam…

  2. Este virus foi feito em laboratório só não enxerga quem não quer e até mesmo os próprios cientistas estão com medo dele pois é algo muito complicado para o cérebro humano entender ,fazer oque cedo ou tarde quem sobreviver ao resto que ainda deve vir ,vai entender oque todos os ridicularizados estão falando.
    Só não chorem nem reclame depois os avisos foram dado e todos os lugares e ainda estam sendo dados.
    Está é minha opinião.

  3. A Russia até na doença quer ROUBAR o que pertence aos outros. Está-lhes nas veias não há hipótese sempre a jogar SUJO, para poder LUCRAR.

  4. Russia e China são os piratas do seculo 21, roubam, matam e escapam impunemente. É a sua ideologia, ou pelo menos da sua classe politica. A meu ver há duas opções ou os paises se juntam a eles e passam a utilizar os mesmos esquemas ou a beneficiar deles ou devem-se juntar contra eles, com bloqueios económicos, deixando de comprar produtos e começando a fechar cada vez mais os mercados a esta gente. Cada um que escolha em qual dos lados da barricada quer ficar.

    • abram os olhos: Plenamente de acordo consigo, mas bem vistas as coisas eles nada nos impuseram, através da globalização tão elogiada na altura, os nossos políticos têm se posto de cocaras perante sobretudo o poder chinês, e o resultado agora é que nem umas simples luvas ou máscaras havia para fornecer os hospitais, que nos sirva de lição e que enveredem por outro caminho tal como você aponta.

  5. Relatar esta treta oriunda das máquinas de propaganda americanas como se fosse uma notícia, é um escândalo. O império (do mal) americano está a chegar ao fim, e o desespero está patente em tudo o que os americanos fazem ou dizem. E não faltam lacaios para repetir as mentiras em todas as línguas…

RESPONDER

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os cientistas da NASA. Os cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …

Com a situação "longe de estar tranquila", Temido diz que é prematuro falar sobre reabertura das escolas

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que a situação pandémica em Portugal está "longe de estar tranquila" e por isso considera que ainda não é altura para falar da reabertura das escolas …