Hackers russos tentam extorquir 50 milhões de dólares à Apple

Um grupo de piratas informáticos radicados na Rússia exigiu à Apple 50 milhões de dólares (mais de 41 milhões de euros) para evitar a divulgação de informações sobre os próximos modelos do MacBook.

A informação é confirmada por vários órgãos de comunicação social especializados em tecnologia, que dão conta de que o grupo de “hackers” russos, que dá pelo nome de REvil, conseguiu aceder a documentos internos da Quanta, um fabricante taiwanês que integra a produção dos MacBook e de outros dispositivos para a Apple.

As informações roubadas contêm imagens e esquemas, com números de série, tamanhos e outros dados relativos aos componentes destes modelos.

A informação pirateada é de enorme valor para os adversários da Apple, razão pela qual o grupo de “hackers” está a tentar extorquir 50 milhões de dólares à empresa liderada por Tim Cook.

Para demonstrar que não estão a fazer bluff, a REvil publicou na dark web algumas porções dos documentos roubados, nos quais é visível o logótipo da Apple, e ameaçou continuar a divulgar as informações adquiridas ilegalmente até ao pagamento do resgate.

Como é habitual nestas circunstâncias, a empresa sediada em Cupertino, na Califórnia (Estados Unidos), não confirmou o ataque informático, mas a Quanta admitiu em comunicado que os servidores sofreram um ciberataque.

Através da página que possuem na dark web, o grupo de piratas informáticos explicitou que primeiramente pediram o resgate à Quanta, mas voltaram as atenções para a Apple depois de a primeira empresa recusar pagar o valor exigido.

A Apple tem até 1 de maio para pagar ou os documentos serão divulgados, garante o REvil.

A tentativa de extorsão ocorre na mesma semana em que a Apple promoveu o primeiro grande evento de divulgação de hardware de 2021, no qual apresentou, como é habitual, a versão mais recente do iMac, que ficou ainda mais fino e ganhou uma “palete de cores”, e a integração do chip M1, produzida pela própria tecnológica norte-americana, no iPad Pro.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …