Todas as famílias de uma cidade francesa receberam um carro elétrico grátis (com uma condição)

A fabricante automóvel francesa Renault ofereceu um carro elétrico a todos os habitantes de uma cidade francesa. Porém, há uma condição.

A fabricante francesa Renault ofereceu concessões de três anos do seu novo Zoe EV a todas as famílias que vivem em Appy, uma cidade minúscula na região de Ariege, em França. Em troca, os residentes têm de manter a Renault atualizada sobre as suas impressões sobre o carro e sobre a propriedade de um veículo elétrico.

A campanha envolve menos carros do que se poderia pensar: em 2017, apenas 25 pessoas viviam em Appy.

De acordo com a Business Insider, a iniciativa vai ajudar a Renault a “entender a forma como os clientes interagem e usam veículos elétricos no dia-a-dia”.

A Renault também procura demonstrar que os veículos elétricos não são apenas para moradores de áreas urbanas e que o Zoe EV, com os seus 245 quilómetros de alcance, pode atender às necessidades das comunidades rurais tão bem como os carros movidos a gás tradicionais.

“Se os habitantes de uma das cidades mais isoladas do país puderem adotar um estilo de vida elétrico, isso provará que todos podem“, afirmou a Renault. “Isso também significa que os mitos sobre a compra e a operação de um carro elétrico podem ser dissipados de uma vez por todas”.

De acordo com vários estudos, as principais barreiras à adoção generalizada de carros elétricos foram a ansiedade do alcance e a escassez de estações de carregamento.

Para facilitar as coisas para os moradores de Appy, a fabricante francesa Renault vai montar uma estação de carregamento pública e vai fornecer a todas as famílias um carregador doméstico.

Europeus que não estão entre os cerca de 26 residentes de Appy ainda podem ter um carro elétrico da Renault gratuitamente – ou quase gratuitamente. Graças aos pesados subsídios do Governo alemão, os compradores podem obter um desconto de nove mil euros se adquirirem um veículo elétrico. Um incentivo semelhante de sete mil euros em França significa que os motoristas podem alugar um Zoe EV por 79 euros por mês.

Este é mais um sinal promissor de que a eliminação progressiva dos carros com motores de combustão interna está em andamento em todo o mundo. Vários países da Europa anunciaram planos de proibir carros a gasolina em favor de veículos elétricos em questão de décadas. As principais cidades europeis estão a liderar o processo, com proibições para veículos movidos a diesel em vigor até 2025.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …