Amesterdão vai proibir veículos a gasolina e diesel a partir de 2030

Carros e motas movidos a gasolina e diesel vão ser proibidos em Amesterdão a partir de 2030, comunicou o conselho municipal da capital holandesa esta quinta-feira. Segundo as autoridades locais, trata-se de um esforço para despoluir o ar da cidade.

“A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em Amesterdão”, disse a conselheira de trânsito da cidade, Sharon Dijksma. Apesar do uso generalizado de bicicletas na Holanda, a nível de poluição do ar fica acima do nível permitido pelas normas europeias em muitas áreas do país, principalmente devido ao tráfego pesado em Amesterdão e na cidade portuária de Roterdão.

O Ministério da Saúde da Holanda alertou que os níveis atuais de dióxido de nitrogénio e de material particulado podem levar a doenças respiratórias e que a exposição crónica pode reduzir a esperança de vida em mais de um ano.

O governo da cidade de Amesterdão comunicou que pretende substituir todos os motores a gasolina e diesel por alternativas livres de emissões, como carros elétricos e a hidrogénio, até ao final da próxima década.

A medida começará a ser implementada em 2020, com o banimento de carros a diesel produzidos antes de 2005. A proibição será gradualmente expandida. O governo local afirmou que pretende oferecer subsídios e permissões de estacionamento para estimular os cidadãos a trocarem os seus carros por veículos mais limpos.

A associação da indústria automóvel holandesa criticou os planos e afirmou que as pessoas pobres, “que não têm dinheiro para um carro elétrico”, serão excluídas da cidade.

Amesterdão segue uma tendência internacional. Madrid já anunciou que vai restringir o acesso à cidade de veículos a diesel e gasolina fabricados antes de 2000. Roma pretende fechar o centro da cidade para veículos a diesel a partir de 2024.

ZAP // DW

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. esta moda de fazer leis que so entram em vigor daqui a 10, 20 ou 30 anos ,ridicula , fruto de mentes limitadas ,quem sabe como vai evoluir a tecnologia ! talvez daqui a 20 anos tenham arranjado uma soluçao para a poluiçao dos motores de combustao interna

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …