Dinamarca quer proibir venda de carros a gasolina e diesel em 2030

O Governo Dinamarquês anunciou esta terça-feira querer proibir a venda de novos carros a gasolina e diesel em 2030, ano em que prevê a existência de um milhão de veículos elétricos ou híbridos no país.

“O setor do transporte representa na atualidade uma quarta parte das emissões de dióxido de carbono (CO2) na Dinamarca. O ar nas grandes cidades está demasiado contaminado”, disse o primeiro-ministro, Lars Lokke Rasmussen.

“Por isso, o Governo fixa um objetivo claro: dentro de 12 anos, proibiremos a venda de novos automóveis a gasolina e diesel” acrescentou o chefe do governo liberal-conservador.

O chefe do Governo dinamarquês, que discursou durante a abertura do novo ano parlamentar, frisou que a proposta faz parte de um novo plano climático que o executivo apresentará na próxima semana.

Rasmussen considerou a medida “um sinal claro” para a União Europeia, a indústria automóvel e “o resto do mundo”, assegurando que este tipo de automóveis representam o passado e que o futuro é “verde” e que está “muito próximo”.

O primeiro-ministro dinamarquês espera fechar um acordo na área climática nos próximos meses, antes das eleições gerais, previstas para junho de 2019.

Lars Lokke Rasmussen encabeça um Governo de minoria que controla menos de um terço do parlamento, mas o apoio do xenófobo Partido Popular Dinamarquês assegura-lhe a maioria absoluta.

A Dinamarca fixou como objetivo não depender dos combustíveis fósseis em 2050. Outros países anunciaram anteriormente que pretendem proibir a venda de carros de gasolina e diesel: Alemanha, Irlanda e Holanda estabeleceram também a meta de 2030, enquanto França e Grã-Bretanha apontam para 2040.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

          • Ok, já percebi que não sabe ou não percebeu.
            Os híbridos têm um motor de combustão a gasolina (ou gasóleo), ou seja, também são automóveis a gasolina (ou gasóleo).
            Do ponto de vista ambiental, não tem qualquer diferença, só poluem ligeiramente menos porque são um pouco mais eficientes.
            Porquê então distingui-los?
            Deve ser para rir, evidentemente…

            • Sei e percebi!
              Tal como o nome indica, são híbridos, portanto funcionam com em dois modos diferentes; motor de combustão e motor eléctrico!
              “Do ponto de vista ambiental, não tem qualquer diferença, só poluem ligeiramente menos porque são um pouco mais eficientes.”
              Afina há diferenças ou não?!
              Claro que há!
              Um híbrido em transito citadino pode andar muito tempo em modo eléctrico e só por aí já há uma grande diferença entre um motor a gasolina/gasóleo e um híbrido, principalmente a nível de emissões que, como se sabe, são um grande problema nos meios urbanos!
              Portanto, claro que faz todo o sentido distingui-los!

RESPONDER

Ordem dos Médicos apresenta seis recomendações para combater o coronavírus

A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com seis recomendações que "visam melhorar o combate à pandemia no imediato e preparar também o inverno". Uma das medidas propostas pelos médicos é impor o …

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …