Dinamarca quer proibir venda de carros a gasolina e diesel em 2030

O Governo Dinamarquês anunciou esta terça-feira querer proibir a venda de novos carros a gasolina e diesel em 2030, ano em que prevê a existência de um milhão de veículos elétricos ou híbridos no país.

“O setor do transporte representa na atualidade uma quarta parte das emissões de dióxido de carbono (CO2) na Dinamarca. O ar nas grandes cidades está demasiado contaminado”, disse o primeiro-ministro, Lars Lokke Rasmussen.

“Por isso, o Governo fixa um objetivo claro: dentro de 12 anos, proibiremos a venda de novos automóveis a gasolina e diesel” acrescentou o chefe do governo liberal-conservador.

O chefe do Governo dinamarquês, que discursou durante a abertura do novo ano parlamentar, frisou que a proposta faz parte de um novo plano climático que o executivo apresentará na próxima semana.

Rasmussen considerou a medida “um sinal claro” para a União Europeia, a indústria automóvel e “o resto do mundo”, assegurando que este tipo de automóveis representam o passado e que o futuro é “verde” e que está “muito próximo”.

O primeiro-ministro dinamarquês espera fechar um acordo na área climática nos próximos meses, antes das eleições gerais, previstas para junho de 2019.

Lars Lokke Rasmussen encabeça um Governo de minoria que controla menos de um terço do parlamento, mas o apoio do xenófobo Partido Popular Dinamarquês assegura-lhe a maioria absoluta.

A Dinamarca fixou como objetivo não depender dos combustíveis fósseis em 2050. Outros países anunciaram anteriormente que pretendem proibir a venda de carros de gasolina e diesel: Alemanha, Irlanda e Holanda estabeleceram também a meta de 2030, enquanto França e Grã-Bretanha apontam para 2040.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

          • Ok, já percebi que não sabe ou não percebeu.
            Os híbridos têm um motor de combustão a gasolina (ou gasóleo), ou seja, também são automóveis a gasolina (ou gasóleo).
            Do ponto de vista ambiental, não tem qualquer diferença, só poluem ligeiramente menos porque são um pouco mais eficientes.
            Porquê então distingui-los?
            Deve ser para rir, evidentemente…

            • Sei e percebi!
              Tal como o nome indica, são híbridos, portanto funcionam com em dois modos diferentes; motor de combustão e motor eléctrico!
              “Do ponto de vista ambiental, não tem qualquer diferença, só poluem ligeiramente menos porque são um pouco mais eficientes.”
              Afina há diferenças ou não?!
              Claro que há!
              Um híbrido em transito citadino pode andar muito tempo em modo eléctrico e só por aí já há uma grande diferença entre um motor a gasolina/gasóleo e um híbrido, principalmente a nível de emissões que, como se sabe, são um grande problema nos meios urbanos!
              Portanto, claro que faz todo o sentido distingui-los!

RESPONDER

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …