Há terreno a preço de saldo em Terras de Bouro

Manuel Jorge Marques / Flickr

Enseada junto à Barragem da Caniçada, em Terras de Bouro

Enseada junto à Barragem da Caniçada, em Terras de Bouro

A Câmara de Terras de Bouro conseguiu negociar 5 dos 18 lotes de terreno para construção que pôs à venda “a preço de saldo” em Valdosende, junto à Barragem da Caniçada, informou hoje o vice-presidente, Luís Teixeira.

Segundo Luís Teixeira, o município recebeu cerca de 180 pedidos de esclarecimento sobre os lotes, mas eventuais dificuldades na obtenção de crédito à habitação poderão ser a explicação para ainda só ter sido acertada a venda de cinco.

“É que os preços são mesmo de saldo e a localização é excelente, com vista para a albufeira da Caniçada”, sublinhou.

Os lotes têm entre 500 e 1.900 metros quadrados e os preços variam entre os 400 e os 1.900 euros.

Pertenciam à EDP, mas passaram para as mãos da Câmara, a troco da infraestruturação do bairro daquela empresa em Valdosende.

“Na altura, os lotes foram avaliados numa média de 30 mil euros cada um”, acrescentou o autarca.

A Câmara decidiu agora usar os lotes como “chamariz” para a fixação de jovens e assim combater “o inverno demográfico” do concelho.

Os candidatos, que tanto podem ser do concelho como de fora, têm de ali fixar residência permanente por um período de pelo menos 10 anos.

“Quem comprar, só tem mesmo que construir a casa”, referiu Luís Teixeira, adiantando que, além da “pechincha” do preço do terreno, os compradores beneficiam ainda do projeto oferecido pela Câmara, da infraestruturação e da redução ou isenção de taxas e licenças de construção.

Os compradores têm um prazo de cinco anos para construírem a sua habitação, contado da data de notificação do deferimento do respetivo licenciamento.

Dos cinco lotes já atribuídos, dois foram comprados por gente de Terras de Bouro, enquanto os compradores dos outros três são de concelhos vizinhos.

O prazo inicialmente fixado para a apresentação de candidaturas terminava a 31 de julho de 2013, mas foi sendo sempre prorrogado.

Agora, no regulamento vai deixar de constar qualquer prazo, ficando assim as candidaturas “permanentemente abertas”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Desagravou-se a seca no país, mas Algarve mantém seca extrema

24,5% do continente estava em seca fraca, 23,8% em chuva fraca, 23,3% em seca moderada e 10,9% em seca severa. Sotavento algarvio manteve-se em situação de seca extrema. Portugal continental registou em novembro um desagravamento da …

Procurador do MP investigado por ajudar traficante a fugir da prisão

Carlos Figueira, procurador do Ministério Público de Lisboa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária por corrupção. O magistrado é suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão. Um procurador do Tribunal de Execução …

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …