Há terreno a preço de saldo em Terras de Bouro

Manuel Jorge Marques / Flickr

Enseada junto à Barragem da Caniçada, em Terras de Bouro

Enseada junto à Barragem da Caniçada, em Terras de Bouro

A Câmara de Terras de Bouro conseguiu negociar 5 dos 18 lotes de terreno para construção que pôs à venda “a preço de saldo” em Valdosende, junto à Barragem da Caniçada, informou hoje o vice-presidente, Luís Teixeira.

Segundo Luís Teixeira, o município recebeu cerca de 180 pedidos de esclarecimento sobre os lotes, mas eventuais dificuldades na obtenção de crédito à habitação poderão ser a explicação para ainda só ter sido acertada a venda de cinco.

“É que os preços são mesmo de saldo e a localização é excelente, com vista para a albufeira da Caniçada”, sublinhou.

Os lotes têm entre 500 e 1.900 metros quadrados e os preços variam entre os 400 e os 1.900 euros.

Pertenciam à EDP, mas passaram para as mãos da Câmara, a troco da infraestruturação do bairro daquela empresa em Valdosende.

“Na altura, os lotes foram avaliados numa média de 30 mil euros cada um”, acrescentou o autarca.

A Câmara decidiu agora usar os lotes como “chamariz” para a fixação de jovens e assim combater “o inverno demográfico” do concelho.

Os candidatos, que tanto podem ser do concelho como de fora, têm de ali fixar residência permanente por um período de pelo menos 10 anos.

“Quem comprar, só tem mesmo que construir a casa”, referiu Luís Teixeira, adiantando que, além da “pechincha” do preço do terreno, os compradores beneficiam ainda do projeto oferecido pela Câmara, da infraestruturação e da redução ou isenção de taxas e licenças de construção.

Os compradores têm um prazo de cinco anos para construírem a sua habitação, contado da data de notificação do deferimento do respetivo licenciamento.

Dos cinco lotes já atribuídos, dois foram comprados por gente de Terras de Bouro, enquanto os compradores dos outros três são de concelhos vizinhos.

O prazo inicialmente fixado para a apresentação de candidaturas terminava a 31 de julho de 2013, mas foi sendo sempre prorrogado.

Agora, no regulamento vai deixar de constar qualquer prazo, ficando assim as candidaturas “permanentemente abertas”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Marco paulo me gustaria conprar 1 de esses lotes como passo contactar con los responsabeis por fabor aguardo resposta

    Me parese un exelente iniciativa e uma grande oportunidade para gente joven que queira viver en un lugar maravilhoso eu mesme me gustaria muito poder fazerlo

  2. Boa noite, encontro-me a viver no estrangeiro, volto daqui a alguns anos.

    Como posso fazer para comprar, e se posso construir uma casa modelar, casa feita em contentor marítimo, (revestido por dentro e fora.)?

    Att.
    Bruno Pereira.

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …