Há suspeitas de que a China está a incentivar a toma de uma vacina que ainda não foi testada

A China National Biotec Group (CNBG), uma subsidiária da farmacêutica Sinopharm, disse a empresas estatais do país que as vacinas estavam seguras e prontas para serem tomadas pelos funcionários.

Uma carta enviada a funcionários de empresas estatais chinesas adianta que duas vacinas experimentais contra o novo coronavírus são seguras e eficazes. No entanto, nenhuma delas concluiu os ensaios clínicos da fase três, avança o Quartz.

Normalmente, os ensaios clínicos da fase três envolvem a administração da vacina a dezenas de milhares de participantes, por forma a analisar a sua segurança e eficácia, antes de serem autorizadas para uso generalizado.

O problema, conforme destaca o Quartz, é que os funcionários, que trabalham em aeroportos, não estão a receber as vacinas como parte de ensaios clínicos, mas sim numa base de “uso de emergência“. Se participassem, formalmente, num ensaio clínico, seriam acompanhados por profissionais de saúde.

Além disso, a carta não explicitava que as vacinas ainda estavam a passar por ensaios clínicos. Da mesma forma, a missiva não mencionava os possíveis riscos da toma da vacina. Segundo o Quartz, a CNBG ainda não se manifestou a respeito desta história.

Especialistas contactados pelo Quartz esclarecem que as alegações sobre a segurança e a eficácia de uma determinada vacina não devem ser feitas até que todos os testes sejam concluídos.

“Mesmo que a vacina seja benigna, se as pessoas pensarem que estão protegidas, quando na verdade não estão, podem expor-se a riscos que, de outra forma, evitariam e aumentar a probabilidade de adoecer”, disse Alex John London, diretor do Center for Ethics and Política da Universidade Carnegie Mellon.

Atualmente, três em cada seis empresas farmacêuticas que estão a conduzir estudos de fase três de vacinas contra o coronavírus situam-se na China. A carta, endereçada às empresas de viagens estatais, foi escrita por uma subsidiária de uma dessas empresas, a SinoPharm.

A empresa iniciou testes em Abu Dhabi, que envolveram cerca de 15.000 voluntários no início deste mês.

As autoridades chinesas afirmam que, no final deste ano, estará pronta uma vacina para uso generalizado, um prazo extremamente apertado que pode não ser cumprido. No caso da SinoPharm, os ensaios da fase três levarão de três a seis meses até estarem concluídos.

Se ficar provado que a vacina é clinicamente segura e eficaz, o próximo obstáculo será produzi-la e distribui-la em massa – o que, por si só, é um grande desafio.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …