Há suspeitas de que a China está a incentivar a toma de uma vacina que ainda não foi testada

A China National Biotec Group (CNBG), uma subsidiária da farmacêutica Sinopharm, disse a empresas estatais do país que as vacinas estavam seguras e prontas para serem tomadas pelos funcionários.

Uma carta enviada a funcionários de empresas estatais chinesas adianta que duas vacinas experimentais contra o novo coronavírus são seguras e eficazes. No entanto, nenhuma delas concluiu os ensaios clínicos da fase três, avança o Quartz.

Normalmente, os ensaios clínicos da fase três envolvem a administração da vacina a dezenas de milhares de participantes, por forma a analisar a sua segurança e eficácia, antes de serem autorizadas para uso generalizado.

O problema, conforme destaca o Quartz, é que os funcionários, que trabalham em aeroportos, não estão a receber as vacinas como parte de ensaios clínicos, mas sim numa base de “uso de emergência“. Se participassem, formalmente, num ensaio clínico, seriam acompanhados por profissionais de saúde.

Além disso, a carta não explicitava que as vacinas ainda estavam a passar por ensaios clínicos. Da mesma forma, a missiva não mencionava os possíveis riscos da toma da vacina. Segundo o Quartz, a CNBG ainda não se manifestou a respeito desta história.

Especialistas contactados pelo Quartz esclarecem que as alegações sobre a segurança e a eficácia de uma determinada vacina não devem ser feitas até que todos os testes sejam concluídos.

“Mesmo que a vacina seja benigna, se as pessoas pensarem que estão protegidas, quando na verdade não estão, podem expor-se a riscos que, de outra forma, evitariam e aumentar a probabilidade de adoecer”, disse Alex John London, diretor do Center for Ethics and Política da Universidade Carnegie Mellon.

Atualmente, três em cada seis empresas farmacêuticas que estão a conduzir estudos de fase três de vacinas contra o coronavírus situam-se na China. A carta, endereçada às empresas de viagens estatais, foi escrita por uma subsidiária de uma dessas empresas, a SinoPharm.

A empresa iniciou testes em Abu Dhabi, que envolveram cerca de 15.000 voluntários no início deste mês.

As autoridades chinesas afirmam que, no final deste ano, estará pronta uma vacina para uso generalizado, um prazo extremamente apertado que pode não ser cumprido. No caso da SinoPharm, os ensaios da fase três levarão de três a seis meses até estarem concluídos.

Se ficar provado que a vacina é clinicamente segura e eficaz, o próximo obstáculo será produzi-la e distribui-la em massa – o que, por si só, é um grande desafio.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …