Há mais sete arguidos no processo judicial de Pedrógão Grande

António Cotrim / Lusa

Pelo menos mais sete pessoas vão ser constituídas arguidas no processo judicial relativo aos incêndios de Pedrógão. Nos novos arguidos figuram três autarcas dos concelhos afetados.

O processo judicial relativo aos incêndio de Pedrógão Grande vão contar com mais sete arguidos, conta a SIC. Desta nova lista, três são os presidentes da Câmara dos concelhos afetados pelas chamas – Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera – a 17 de junho de 2017 e que vitimaram mortalmente 64 pessoas.

Os sete arguidos são suspeitos de homicídio por negligência, assim como ofensas à integridade física, também por negligência.

Segundo o mesmo canal de televisão, a investigação ao incêndio foi dada como concluída e na origem do incêndio terá estado uma descarga elétrica.

A lista de arguidos conta então com nove nomes.

Dois altos dirigentes da Proteção Civil, a EDP e a Ascendi também serão constituídos arguidos e juntam-se ao segundo CDOS de Leiria, e ao comandante dos Bombeiros de Pedrógão – perfazendo então os nove arguidos – que tinham, já anteriormente, sido indiciados pelos crimes acima referidos.

As notificações já terão saído do tribunal. Agora é uma questão de tempo até que os arguidos as recebam.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E o principal criminoso nao vai ser constituido arguido? Costa só fez asneiras, desde a compra dos helicópteros Kamov e a adjudicação do SIRESP, à reforma e criação da Protecção Civil e ao fim dos guardas florestais quando era ministro da Administração Interna, há 12 anos atrás, até à sucessão de erros de palmatória de Junho para cá. E a sua inabilidade é flagrante; veja-se os casos da demissão da Ministra da Administração Interna, do jantar no Panteão, passando pelo Infarmed e pelos ‘Focus Group’, pior é difícil… (PI)

  2. Ainda estou para saber… Para quando os proprietários que têm terrenos florestais e não cumprem as regras da limpeza, são constituídos arguidos de crimes de negligência. Para quando é que o Estado tem coragem de meter na jaula os cidadãos que fazem queimadas no período em que estas são proibidas. Atenção, não olhem para estas pessoas como coitadinhos. Ser proprietário de terrenos com árvores que lá foram plantadas para serem cortadas e obter rendimentos não é um coitadinho! Eu moro em cidade e há coisas que não posso fazer numa cidade. Quem vive no campo sabe que coisas não pode fazer no campo.

    • Desculpe Hugo, mas está a falar do proprietário do pinhal de Leiria? Ou será do proprietário dos inúmeros baldios que arderam? Talvez o pseudo-problema da limpeza não seja assim tão importante…

      • Boa tarde, tem razão caro Rui, as limpezas não são o principal problema, até porque nem sei se existe um principal problema ou… é tudo um conjunto de pequenos problemas que no conjunto de serem tantos apesar de pequenos, resultam num grande problema para resolver. Assim a juntar a esse pequeno problema que é ninguém querer saber de cumprir as leis, e não fazerem limpezas, fazerem queimadas fora de época, também temos o facto de haver eucaliptos por todo o território quando a árvore não é apropriada, não devia ser plantada em Portugal, muito menos na quantidade que se vê, também porque o que se planta é sem regra, sem corredores livres, junto a casas, etc, também que os contratos com privados para manutenção de equipamentos, venda, fornecimento e outros serviços de aluguer ou consultoria, propiciam a que haja fogo posto, também que se coloquem amigos nos lugares e posições de responsabilidade nas instituições de protecção ou combate a incêndios e isso não é a melhor opção, aquela que melhor serve… e tantos outros pequenos problemas, senhor Rui, que admito serem pequenos, são é muitos, que contribuem para este grande problema que urge ser resolvido. Todavia isto é só uma observação de quem, não sendo entendido, não se considera habilitado, admito, para apresentar soluções.

  3. Haverá alguma razão especial para, no texto da notícia, só serem nomeados dois arguidos? Os outros não têm nome? Ou estes dois não têm direito ao mesmo recato e consideração que os outros têm?

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …