Há mais sete arguidos no processo judicial de Pedrógão Grande

António Cotrim / Lusa

Pelo menos mais sete pessoas vão ser constituídas arguidas no processo judicial relativo aos incêndios de Pedrógão. Nos novos arguidos figuram três autarcas dos concelhos afetados.

O processo judicial relativo aos incêndio de Pedrógão Grande vão contar com mais sete arguidos, conta a SIC. Desta nova lista, três são os presidentes da Câmara dos concelhos afetados pelas chamas – Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera – a 17 de junho de 2017 e que vitimaram mortalmente 64 pessoas.

Os sete arguidos são suspeitos de homicídio por negligência, assim como ofensas à integridade física, também por negligência.

Segundo o mesmo canal de televisão, a investigação ao incêndio foi dada como concluída e na origem do incêndio terá estado uma descarga elétrica.

A lista de arguidos conta então com nove nomes.

Dois altos dirigentes da Proteção Civil, a EDP e a Ascendi também serão constituídos arguidos e juntam-se ao segundo CDOS de Leiria, e ao comandante dos Bombeiros de Pedrógão – perfazendo então os nove arguidos – que tinham, já anteriormente, sido indiciados pelos crimes acima referidos.

As notificações já terão saído do tribunal. Agora é uma questão de tempo até que os arguidos as recebam.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E o principal criminoso nao vai ser constituido arguido? Costa só fez asneiras, desde a compra dos helicópteros Kamov e a adjudicação do SIRESP, à reforma e criação da Protecção Civil e ao fim dos guardas florestais quando era ministro da Administração Interna, há 12 anos atrás, até à sucessão de erros de palmatória de Junho para cá. E a sua inabilidade é flagrante; veja-se os casos da demissão da Ministra da Administração Interna, do jantar no Panteão, passando pelo Infarmed e pelos ‘Focus Group’, pior é difícil… (PI)

  2. Ainda estou para saber… Para quando os proprietários que têm terrenos florestais e não cumprem as regras da limpeza, são constituídos arguidos de crimes de negligência. Para quando é que o Estado tem coragem de meter na jaula os cidadãos que fazem queimadas no período em que estas são proibidas. Atenção, não olhem para estas pessoas como coitadinhos. Ser proprietário de terrenos com árvores que lá foram plantadas para serem cortadas e obter rendimentos não é um coitadinho! Eu moro em cidade e há coisas que não posso fazer numa cidade. Quem vive no campo sabe que coisas não pode fazer no campo.

    • Desculpe Hugo, mas está a falar do proprietário do pinhal de Leiria? Ou será do proprietário dos inúmeros baldios que arderam? Talvez o pseudo-problema da limpeza não seja assim tão importante…

      • Boa tarde, tem razão caro Rui, as limpezas não são o principal problema, até porque nem sei se existe um principal problema ou… é tudo um conjunto de pequenos problemas que no conjunto de serem tantos apesar de pequenos, resultam num grande problema para resolver. Assim a juntar a esse pequeno problema que é ninguém querer saber de cumprir as leis, e não fazerem limpezas, fazerem queimadas fora de época, também temos o facto de haver eucaliptos por todo o território quando a árvore não é apropriada, não devia ser plantada em Portugal, muito menos na quantidade que se vê, também porque o que se planta é sem regra, sem corredores livres, junto a casas, etc, também que os contratos com privados para manutenção de equipamentos, venda, fornecimento e outros serviços de aluguer ou consultoria, propiciam a que haja fogo posto, também que se coloquem amigos nos lugares e posições de responsabilidade nas instituições de protecção ou combate a incêndios e isso não é a melhor opção, aquela que melhor serve… e tantos outros pequenos problemas, senhor Rui, que admito serem pequenos, são é muitos, que contribuem para este grande problema que urge ser resolvido. Todavia isto é só uma observação de quem, não sendo entendido, não se considera habilitado, admito, para apresentar soluções.

  3. Haverá alguma razão especial para, no texto da notícia, só serem nomeados dois arguidos? Os outros não têm nome? Ou estes dois não têm direito ao mesmo recato e consideração que os outros têm?

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …