Há quatro freguesias em Lisboa com mais atropelamentos que as outras

Andrew French / Flickr

-

As freguesias lisboetas de Alvalade, Avenidas Novas, Arroios e Benfica registaram, entre 2010 e 2013, um maior número de atropelamentos face às restantes, representando quase um terço do total destes acidentes na cidade, segundo o município.

Nesse período, os atropelamentos na cidade provocaram 2.746 vítimas – 2.539 feridos ligeiros, 180 feridos graves e 27 mortos -, equivalendo a um número médio de 60 vítimas por mês, de acordo com os dados mais recentes, fornecidos pelo pelouro dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa a propósito do Dia Europeu da Segurança Rodoviária, que hoje se assinala.

Em 2013, os atropelamentos representaram cerca de um quarto do total de acidentes (aos quais se somam os despistes e as colisões, por exemplo), mas tiveram um peso de mais de 60% no total de vítimas mortais.

No mesmo ano, um em cada 10 idosos teve ferimentos graves ou mortais, devido a atropelamentos, enquanto este tipo de ferimentos teve um peso menor nos adultos (7%) e nos jovens (6%).

Isto significa que “a população idosa constitui um grupo especialmente vulnerável dos atropelamentos, nomeadamente quanto à gravidade da lesão decorrente do acidente”, explica a Câmara.

De acordo com a autarquia, o tipo de atropelamento mais representativo, nos anos analisados, foi aquele em que o peão atravessava a passadeira (em zebra). De facto, as vítimas de atropelamentos em passadeiras (em zembra ou luminosas) correspondem a 43% do total.

Outra das conclusões é que o número de vítimas de atropelamentos em passagens de peões com sinal verde foi superior àquelas com sinal vermelho.

Em declarações à agência Lusa, o vereador dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, João Afonso, salientou que se devem mudar mentalidades relativamente à circulação na cidade e que “os peões têm de estar no centro do pensamento”.

“Qualquer cidadão é peão, antes de mais, e depois anda de transportes públicos, de bicicleta ou de carro”, frisou.

Relativamente ao facto de grande parte dos atropelamentos ter acontecido em passadeiras e com o sinal verde, João Afonso justificou que, nestes sítios, “as pessoas atravessam à confiança e os automobilistas deviam respeitar os peões e não respeitam”.

Em 2013, quase 5.500 pessoas foram atropeladas em Portugal continental. No concelho de Lisboa, os acidentes provocaram 670 vítimas, mais de 12% do total nacional, segundo informações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …