Há quatro freguesias em Lisboa com mais atropelamentos que as outras

Andrew French / Flickr

-

As freguesias lisboetas de Alvalade, Avenidas Novas, Arroios e Benfica registaram, entre 2010 e 2013, um maior número de atropelamentos face às restantes, representando quase um terço do total destes acidentes na cidade, segundo o município.

Nesse período, os atropelamentos na cidade provocaram 2.746 vítimas – 2.539 feridos ligeiros, 180 feridos graves e 27 mortos -, equivalendo a um número médio de 60 vítimas por mês, de acordo com os dados mais recentes, fornecidos pelo pelouro dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa a propósito do Dia Europeu da Segurança Rodoviária, que hoje se assinala.

Em 2013, os atropelamentos representaram cerca de um quarto do total de acidentes (aos quais se somam os despistes e as colisões, por exemplo), mas tiveram um peso de mais de 60% no total de vítimas mortais.

No mesmo ano, um em cada 10 idosos teve ferimentos graves ou mortais, devido a atropelamentos, enquanto este tipo de ferimentos teve um peso menor nos adultos (7%) e nos jovens (6%).

Isto significa que “a população idosa constitui um grupo especialmente vulnerável dos atropelamentos, nomeadamente quanto à gravidade da lesão decorrente do acidente”, explica a Câmara.

De acordo com a autarquia, o tipo de atropelamento mais representativo, nos anos analisados, foi aquele em que o peão atravessava a passadeira (em zebra). De facto, as vítimas de atropelamentos em passadeiras (em zembra ou luminosas) correspondem a 43% do total.

Outra das conclusões é que o número de vítimas de atropelamentos em passagens de peões com sinal verde foi superior àquelas com sinal vermelho.

Em declarações à agência Lusa, o vereador dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, João Afonso, salientou que se devem mudar mentalidades relativamente à circulação na cidade e que “os peões têm de estar no centro do pensamento”.

“Qualquer cidadão é peão, antes de mais, e depois anda de transportes públicos, de bicicleta ou de carro”, frisou.

Relativamente ao facto de grande parte dos atropelamentos ter acontecido em passadeiras e com o sinal verde, João Afonso justificou que, nestes sítios, “as pessoas atravessam à confiança e os automobilistas deviam respeitar os peões e não respeitam”.

Em 2013, quase 5.500 pessoas foram atropeladas em Portugal continental. No concelho de Lisboa, os acidentes provocaram 670 vítimas, mais de 12% do total nacional, segundo informações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Johnson retira lote de pó de talco para bebé (mas insiste que é seguro)

A Johnson & Johnson decidiu mandar retirar um lote de pó de talco para bebé, vendido online nos Estados Unidos, depois de ter contestado várias vezes a existência de vestígios de amianto nos seus produtos. A …

Augusto Inácio abandona comando técnico do Desportivo das Aves

O treinador Augusto Inácio deixou hoje o comando técnico do Desportivo das Aves, informou em comunicado o 18.º e último classificado da I Liga de futebol. "Augusto Inácio já não é treinador do Clube Desportivo das …

"A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe"

Hoje em dia, "há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet", o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados …

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …

Joacine deverá ter tolerância devido a gaguez

Uma fonte parlamentar disse ao Expresso que Joacina Katar Moreira, deputada eleita pelo Livre, deverá ter "flexibilidade" pela mesa da Assembleia da República durante o seu discurso. A entrada de novos partidos para no Parlamento traz …

"Gostaram da geringonça." Manuel Alegre diz que eleitores de esquerda estão "desiludidos"

Em entrevista à Rádio Renascença, Manuel Alegre disse que quem votou à esquerda pode sentir-se desiludido por não haver uma nova geringonça. Manuel Alegre considera que, para existir um novo acordo entre os partidos de esquerda, …

Em Portugal, há 153 idosos para cada 100 jovens

O retrato estatístico da Pordata revela que há em Portugal 153 idosos por cada 100 jovens, o que equivale ao terceiro maior rácio da União Europeia. São 10,2 milhões, mais velhos que novos, num país em …

Estamos a viver um "apartheid climático" (e quem tem menos dinheiro vai sofrer ainda mais)

O mundo está a viver um "apartheid climático" e no futuro, serão os mais pobres os que mais vão sofrer as consequências das alterações climáticas. O alerta é do cientista Alexandre Quintanilha. "Estamos a viver um …

Catalunha. Manifestações provocam 199 detidos e 289 polícias feridos numa semana

Quase 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira nos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, segundo fontes policiais. Desde a passada segunda-feira, …