Há quatro cenários em discussão para definir o campeão da La Liga

Face ao surto de Covid-19, que já foi declarado uma pandemia, a Real Federação Espanhola e a La Liga vão reunir-se dentro de duas semanas, a 25 de março, para decidir como é que se vai desenrolar o restante campeonato espanhol.

O novo coronavírus, que nasceu em dezembro na China, tem afetado vários setores por todo o mundo e nem o “desporto rei” escapa. A La Liga está atualmente suspensa, bem como grande parte das restantes ligas europeias, e o futuro destas competições é ainda incerto, tal como observa o desportivo Record.

No caso do campeonato espanhol, há quatro cenários em cima da mesa, que serão discutidos dentro de duas semanas pela Real Federação e a La Liga. Caso não se alcance um consenso e, consequentemente, uma decisão, caberá a Luis Rubiales, líder da Real Federação Espanhola, decidir o desfecho da temporada 2019/2020.

Tal como escreve o desportivo, existem quatro cenários em discussão: disputar os jogos em falta, anular a presente temporada, acabar a temporada à 27.ª jornada ou sagrar um campeão de acordo com os resultados da primeira volta.

Todos estes cenários, importa frisar, estão diretamente dependentes da evolução do Covid-19, que fez já 84 mortos em Espanha e afetou pelo menos 3.004 pessoas, segundo um balanço das autoridades divulgado nesta sexta-feira.

Jogar o que resta

Na melhor das hipóteses, as autoridades desportivas espanholas podem decidir por jogar o que resta do campeonato, que são 11 jornadas.

No entanto, frisa o Record, esta decisão pode ser complicada a nível de calendário, uma vez que há outras partidas agendadas, nomeadamente a Liga Europa, a Liga dos Campeões e o Campeonato da Europa. Ou seja, esta decisão estará sempre dependente do cancelamento, suspensão ou adiamento das competições europeias.

Cancelar a temporada

Se o cenário se tornar mais complicado, as entidades responsáveis em Espanha podem decidir anular a temporada de 2019/2020. Neste panorama, a temporada ficaria cancelada. Assim, não havia campeão em nenhum dos campeonatos disputados e as despromoções e promoções ficavam sem efeito.

Fechar o campeonato à 27.ª jornada

Em cima da mesa está ainda a possibilidade de se encerrar o campeonato espanhol até à última jornada disputada, isto é, até à 27.ª.

Neste cenário, o FC Barcelona sagrar-se-ia campeão, com mais um ponto do que o Real Madrid. Os madrilenos, o Sevilha e Real Sociedad garantiam um lugar na liga milionária e o Getafe e Atlético Madrid seguiam para a Liga Europa.

Já Maiorca, Leganés e Espanyol iam parar à segunda divisão. Cadiz e Saragoça subiriam.

Vale a primeira volta

Por último, está ainda a ser estudado um cenário em que, caso não seja possível terminar a competição, considerar-se os resultados da primeira volta.

Nesta situação, o FC Barcelona seria também campeão. FC Barcelona e Real Madrid acabaram a primeira volta em igualdade pontual (40 pontos em 19 jogos), mas os catalães levam a melhor na diferença de golos.

Para já, todos os cenários são hipotéticos e serão discutidos na reunião de 25 de março. Será também crucial perceber como é que a propagação do novo coronavírus irá evoluir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …