Há quatro cenários em discussão para definir o campeão da La Liga

Face ao surto de Covid-19, que já foi declarado uma pandemia, a Real Federação Espanhola e a La Liga vão reunir-se dentro de duas semanas, a 25 de março, para decidir como é que se vai desenrolar o restante campeonato espanhol.

O novo coronavírus, que nasceu em dezembro na China, tem afetado vários setores por todo o mundo e nem o “desporto rei” escapa. A La Liga está atualmente suspensa, bem como grande parte das restantes ligas europeias, e o futuro destas competições é ainda incerto, tal como observa o desportivo Record.

No caso do campeonato espanhol, há quatro cenários em cima da mesa, que serão discutidos dentro de duas semanas pela Real Federação e a La Liga. Caso não se alcance um consenso e, consequentemente, uma decisão, caberá a Luis Rubiales, líder da Real Federação Espanhola, decidir o desfecho da temporada 2019/2020.

Tal como escreve o desportivo, existem quatro cenários em discussão: disputar os jogos em falta, anular a presente temporada, acabar a temporada à 27.ª jornada ou sagrar um campeão de acordo com os resultados da primeira volta.

Todos estes cenários, importa frisar, estão diretamente dependentes da evolução do Covid-19, que fez já 84 mortos em Espanha e afetou pelo menos 3.004 pessoas, segundo um balanço das autoridades divulgado nesta sexta-feira.

Jogar o que resta

Na melhor das hipóteses, as autoridades desportivas espanholas podem decidir por jogar o que resta do campeonato, que são 11 jornadas.

No entanto, frisa o Record, esta decisão pode ser complicada a nível de calendário, uma vez que há outras partidas agendadas, nomeadamente a Liga Europa, a Liga dos Campeões e o Campeonato da Europa. Ou seja, esta decisão estará sempre dependente do cancelamento, suspensão ou adiamento das competições europeias.

Cancelar a temporada

Se o cenário se tornar mais complicado, as entidades responsáveis em Espanha podem decidir anular a temporada de 2019/2020. Neste panorama, a temporada ficaria cancelada. Assim, não havia campeão em nenhum dos campeonatos disputados e as despromoções e promoções ficavam sem efeito.

Fechar o campeonato à 27.ª jornada

Em cima da mesa está ainda a possibilidade de se encerrar o campeonato espanhol até à última jornada disputada, isto é, até à 27.ª.

Neste cenário, o FC Barcelona sagrar-se-ia campeão, com mais um ponto do que o Real Madrid. Os madrilenos, o Sevilha e Real Sociedad garantiam um lugar na liga milionária e o Getafe e Atlético Madrid seguiam para a Liga Europa.

Já Maiorca, Leganés e Espanyol iam parar à segunda divisão. Cadiz e Saragoça subiriam.

Vale a primeira volta

Por último, está ainda a ser estudado um cenário em que, caso não seja possível terminar a competição, considerar-se os resultados da primeira volta.

Nesta situação, o FC Barcelona seria também campeão. FC Barcelona e Real Madrid acabaram a primeira volta em igualdade pontual (40 pontos em 19 jogos), mas os catalães levam a melhor na diferença de golos.

Para já, todos os cenários são hipotéticos e serão discutidos na reunião de 25 de março. Será também crucial perceber como é que a propagação do novo coronavírus irá evoluir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …