/

Há quatro cenários em discussão para definir o campeão da La Liga

Face ao surto de Covid-19, que já foi declarado uma pandemia, a Real Federação Espanhola e a La Liga vão reunir-se dentro de duas semanas, a 25 de março, para decidir como é que se vai desenrolar o restante campeonato espanhol.

O novo coronavírus, que nasceu em dezembro na China, tem afetado vários setores por todo o mundo e nem o “desporto rei” escapa. A La Liga está atualmente suspensa, bem como grande parte das restantes ligas europeias, e o futuro destas competições é ainda incerto, tal como observa o desportivo Record.

No caso do campeonato espanhol, há quatro cenários em cima da mesa, que serão discutidos dentro de duas semanas pela Real Federação e a La Liga. Caso não se alcance um consenso e, consequentemente, uma decisão, caberá a Luis Rubiales, líder da Real Federação Espanhola, decidir o desfecho da temporada 2019/2020.

Tal como escreve o desportivo, existem quatro cenários em discussão: disputar os jogos em falta, anular a presente temporada, acabar a temporada à 27.ª jornada ou sagrar um campeão de acordo com os resultados da primeira volta.

Todos estes cenários, importa frisar, estão diretamente dependentes da evolução do Covid-19, que fez já 84 mortos em Espanha e afetou pelo menos 3.004 pessoas, segundo um balanço das autoridades divulgado nesta sexta-feira.

Jogar o que resta

Na melhor das hipóteses, as autoridades desportivas espanholas podem decidir por jogar o que resta do campeonato, que são 11 jornadas.

No entanto, frisa o Record, esta decisão pode ser complicada a nível de calendário, uma vez que há outras partidas agendadas, nomeadamente a Liga Europa, a Liga dos Campeões e o Campeonato da Europa. Ou seja, esta decisão estará sempre dependente do cancelamento, suspensão ou adiamento das competições europeias.

Cancelar a temporada

Se o cenário se tornar mais complicado, as entidades responsáveis em Espanha podem decidir anular a temporada de 2019/2020. Neste panorama, a temporada ficaria cancelada. Assim, não havia campeão em nenhum dos campeonatos disputados e as despromoções e promoções ficavam sem efeito.

Fechar o campeonato à 27.ª jornada

Em cima da mesa está ainda a possibilidade de se encerrar o campeonato espanhol até à última jornada disputada, isto é, até à 27.ª.

Neste cenário, o FC Barcelona sagrar-se-ia campeão, com mais um ponto do que o Real Madrid. Os madrilenos, o Sevilha e Real Sociedad garantiam um lugar na liga milionária e o Getafe e Atlético Madrid seguiam para a Liga Europa.

Já Maiorca, Leganés e Espanyol iam parar à segunda divisão. Cadiz e Saragoça subiriam.

Vale a primeira volta

Por último, está ainda a ser estudado um cenário em que, caso não seja possível terminar a competição, considerar-se os resultados da primeira volta.

Nesta situação, o FC Barcelona seria também campeão. FC Barcelona e Real Madrid acabaram a primeira volta em igualdade pontual (40 pontos em 19 jogos), mas os catalães levam a melhor na diferença de golos.

Para já, todos os cenários são hipotéticos e serão discutidos na reunião de 25 de março. Será também crucial perceber como é que a propagação do novo coronavírus irá evoluir.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.