Quase 100 candidatos querem concorrer às Presidenciais na Tunísia

Stringer / EPA

O primeiro-ministro da Tuísia Youssef Chahed

Noventa e oito pessoas apresentaram dossiês de candidatura às eleições presidenciais da Tunísia, marcadas após a morte de Béji Caïd Essebsi, primeiro chefe de Estado eleito democraticamente após a deposição do ditador Ben Ali.

O prazo para entregar o dossiê de candidatura na entidade que organiza as eleições (Isie) de 15 de setembro terminou às 18:00 locais (a mesma hora em Lisboa), tendo sido registada a entrada de 98 candidaturas.

O Isie revela a 31 de agosto a lista definitiva dos candidatos aprovados, depois de verificar se os dossiês estão completos, sendo mais do que provável que a lista final venha encolher. A campanha eleitoral decorrerá entre 2 e 13 de setembro, com o escrutínio a ser realizado dois dias depois.

Entre a quase centena de candidatos à presidência de um dos países pioneiros da chamada “Primavera Árabe” destacam-se o primeiro-ministro Youssef Chahed e o presidente interino do parlamento, Abdelfattah Mourou.

Destaque ainda para a candidatura do advogado Mounir Baatour, que se assume homossexual e defensor dos direitos da comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero (LGBT), a primeira no mundo árabe de um candidato com esta orientação sexual do conhecimento público.

Youssef Chahed, um engenheiro agrónomo, de 43 anos, já avisou que não pretende demitir-se da liderança do Governo. “Os que pretendem a minha demissão pretendem o adiamento das eleições e a minha demissão quer dizer a demissão do governo”, disse, no momento da entrega da candidatura.

Pelo seu lado, Mourou, 71 anos, estava acompanhado de Rached Ghannouchi, chefe do Ennahda (Renascimento) e por outros responsáveis deste partido islamita conservador, a maior força política no parlamento de Tunes.

Mourou substitui provisoriamente o presidente do parlamento Mohamed Ennaceur, que se tornou chefe de Estado interino da Tunísia na sequência da morte em 25 de julho do ex-Presidente Béji Caid Essebsi. Também o ministro da Defesa, Abdelkrim Zbidi, 69 anos, entregou um dossiê de candidatura, tendo anunciado a intenção de deixar o Governo.

O empresário e magnata dos ‘media’ Nabil Karoui, recentemente indiciado por branqueamento de dinheiro, é também candidato às presidenciais.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …