“Há ali algumas coisas em que tem razão”. Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

José Coelho / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de “acordar” e “mudar já”. Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense “com atenção” e considera que tem razão.

No artigo de opinião no jornal da Madeira JM, Alberto João Jardim avisou: “O PSD nacional tem de mudar. E já! E estar quotidianamente na luta política”.

De acordo com o jornal Expresso, Rui Rio ouviu o ex-presidente do governo regional da Madeira e tomou notas.

“Vi com atenção e reconheço que há ali algumas coisas em que tem razão“, disse aos jornalistas no final de uma visita ao museu do Holocausto, no Porto.

“Há diversas fases na vida política e estamos agora numa fase de degradação acentuada da governação, por isso reconheço que compete a um partido da oposição acentuar a sua oposição”, disse, insistindo na sua velha máxima de que fazer oposição não é “atacar quando não há razões para atacar”.

“Tenho de ajustar o posicionamento do PSD face às circunstâncias em cada momento, e é óbvio que as circunstâncias hoje, em maio de 2021, não são as mesmas do que as de março de 2020”, defendeu.

Para o líder do PSD, Alberto João Jardim tem ideias “genuínas e sentidas” que merecem ser “respeitadas”.

Assim, Rio admitiu estar disposto a subir o tom, até a propósito da situação de Odemira, da gestão do dossiê do Novo Banco, das barragens da EDP e também dos festejos do Sporting.

“O ministro da Administração Interna acumula falhas atrás de falhas, além de que também já me ouviram a fazer fortes críticas à ministra da Justiça. Vamos fazendo isso. Não me vão ver é aos gritos e aos insultos, que esse não é o meu estilo”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. É deste bolor que não deixa o PSD avançar, estes cascos podres foram lideres no tempo dos cegos que com foi facilidade e uma promessas se criavam os seus exércitos do partido como claques dos clubes de futebol, hoje ja não é assim, hoje já não se é benfiquista porque o pai e o avô também eram, as pessoas querem obras, não se alimentam de conversa, o rui rio ate estava a ir bem, até que gameleiros do partido apressados pelo tacho o conseguiram convencer a mudar de argumentação para um populismo radical, precisamente desde que adotou o esquema que o jardim quer, foi quando começou a cair, o que rui rio deve fazer é precisamente o contrario e voltar ao esquema de quando arrancou, com aquela argumentação de Portugal 1º, o Pais acima do PSD, se é útil para o país claro que aprovo, para a imagem de oportunista e propagandiador populista já existem muitos.

  2. O povo continua a gostar de ser roubado, enganado e defraudado… Daí a força do PS e geringonça!
    Atacam mais a direita que não governa do que os disparates de quem só sabe governar-se a si próprio.

    • A força do PS e da Geringonça, é o trauma deixado pelo PSD e pela PAF. E olhe que um mandato não chegou para vencer o trauma.

      • Mas que trauma?!!!!! Parece esquecer-se que no “rescaldo” dessa governação que refere… o PSD foi o PARTIDO MAIS VOTADO EM PORTUGAL!!!!! Onde é que está o trauma?!!! Se o houvesse o povo teria dado desde logo a maioria ao PS!!!!

        • Não foi! O partido mais votado foi coligação PAF que, além do PSD, incluía o CDS.
          Muitos traumas não são instantâneos… até há n de casos de pessoas que levaram um tiro e nem se aperceberam…
          No caso, os sintomas do trauma só se começaram a manifestar mais tarde…

          • Deves estar a falar da economia. Aí sim, as medidas tomadas hoje, geralmente levam algum tempo até revelar a plenitude dos seus efeitos.
            No entanto, no último ano da PAF já havia crescimento económico e diminuição do desemprego. Depois o PS só teve mesmo de manter o bom trabalho feito. Na realidade nem precisava de aumentar impostos e taxas como fez. Ou de mentir relativamente a promessas de campanha, nomeadamente reduzir o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos. Com tudo isso, conseguiu mesmo um feito: em 2019 os Portugueses foram saqueados como nunca tinham sido ao longo das história. Parabéns, Costa!

  3. Parabéns amigo Rio, transformaste o PSD numa sucursal do PS….. É tarde demais….desaparece da “pulhítica” enquanto é tempo, ou o PSD está condenado à morte….

  4. Mas PQOP, toda gente sabe que não há espaço no futuro para dois partidos quase idênticos. O mais forte irá empurrar o outro para os confins do parlamento. Com PPC o PSD iria substituir a ala extrema-liberal que só podia proliferar com descidas radicais de impostos. Só que Portugal não tem reservas para isso e já não há nada para privatisar.
    Rui Rio é o Gorbachev do PSD, prepara-o para o fim. Os ratos, estes é que não são muito espertos, menos o Ventura

RESPONDER

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …