“O PSD nacional tem de mudar e já”, apela Alberto João Jardim

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente do Governo Regional da Madeira defendeu num artigo de opinião, publicado esta segunda-feira, que o PSD nacional tem de “acordar” e “mudar já” e “não esperar pelos resultados das eleições autárquicas”.

No artigo de opinião publicado no jornal da Madeira JM, intitulado “Novo Rumo para o PSD nacional”, Alberto João Jardim avisou: “O PSD nacional tem de mudar. E já! E estar quotidianamente na luta política”.

“Neste momento condeno o sentimentalismo de o PSD ter confundido ‘patriotismo’ com o ‘não fazer ondas’ nesta época de crise. Quando precisamente é necessária uma oposição efetiva, a tempo de corrigir os muitos erros, a tempo de acautelar a correta resolução dos problemas gravíssimos que aí vêm, a tempo de reformar o sistema político”, acrescentou.

Para o antigo governante madeirense e ex-presidente do PSD Madeira, “erradamente, tem-se abandonado à extrema-direita o monopólio da contestação do sistema, apesar de já no Congresso Nacional de Viana do Castelo se perceber que Costa, ‘bonzo’ dos ‘interesses’ situacionistas e de apetite hidrófito pelo poder, nada mudaria”.

“Porventura ambiciona ser um Nicolás Maduro à europeia, veja-se agora a ocupação de propriedade privada em Odemira”, sustentou.

Alberto João Jardim recordou que já no Congresso Nacional do PSD, em Viana do Castelo, “se conhecia o programa do Governo Costa, que afirmava taxativamente recusar qualquer reforma estruturante” e que “se constatava situações de clara falta de educação e de desconsideração do PSD por parte de António Costa, um indivíduo que é forte com os fracos e só pode ser posto em sentido por uma oposição forte”.

“Em Viana, apesar de eu ter insistido que a agenda política fosse a do PSD, e não a de Costa e a do Presidente da República, deram palmas, mas ‘foram na onda’. Pior. Vejo os mesmo grupos que estiveram na ascensão de Passos Coelho, de novo mexerem-se para o regresso das ‘sociedades secretas’, do ‘genocídio social’ e da subserviência internacional. Estão, cada vez mais, a envolver decisores nacionais, regionais e autárquicos dos sociais-democratas!?”, alertou.

“Denunciar a propaganda socialista nas redes de comunicação social, onde tem as rédeas dos subsídios para as respetivas sobrevivências” e “defender a classe média com garra”, bem como os “pequenos e médios empresários e todos os que trabalham, numa oposição forte ao sistema de impostos asfixiante que, pela estatização, quer fazer de Portugal a Venezuela da Europa”, são alguns caminhos traçados pelo governante português que mais tempo esteve no poder.

Alberto João Jardim ainda defendeu que fosse dada “prioridade a tudo o que leve à criação de emprego” e a “desmontar as mentiras de Costa, demonstrando que ‘direita’ não é o PSD, mas são todos os totalitarismos a que aquele se alia ou promove”.

“Exorto todos os sociais-democratas portugueses a não estarem rotineiramente à espera das eleições autárquicas, para então se mexerem. Acordem!”, avisou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …