Há 31 câmaras que se mantêm fiéis aos partidos de sempre

Portuguese_eyes / Flickr

Câmara Municipal de Alenquer

Segundo o Público, cerca de 10% das autarquias portuguesas estiveram sempre nas mãos do mesmo partido.

Há quatro anos, nas últimas eleições autárquicas, 31 câmaras municipais mantiveram os partidos de sempre: umas desde 1976 e outras desde a sua criação tardia, em 2001. Segundo o jornal Público, estão em causa câmaras pequenas, mas ainda há algumas emblemáticas da Área Metropolitana de Lisboa, como Odivelas ou Palmela.

PS e PSD nunca perderam em 11 câmaras. Já a CDU conseguiu manter nove autarquias nas eleições de 2017.

De acordo com o balanço do diário, Alenquer, Campo Maior, Cartaxo, Condeixa-a-Nova, Gavião, Lourinhã, Odivelas, Olhão, Portimão, Reguengos de Monsaraz e Torres Vedras votaram sempre no Partido Socialista.

Por sua vez, Arcos de Valdevez, Boticas, Calheta, Câmara de Lobos, Ferreira do Zêzere, Mação, Oleiros, Penedono, Penela, Santa Maria da Feira e Valpaços são as mais fiéis ao PSD.

Já Arraiolos, Avis, Montemor-o-Novo, Moita, Mora, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal e Serpa nunca deixaram de ser comunistas.

O Público salienta ainda que o número de câmaras que nunca mudaram de mãos é inferior ao registado em 2013, quando havia havia 40 concelhos do país que se mantinham fiéis ao partido de sempre.

Há quatro anos, nove câmaras mudaram de mãos: Almada (que passou da CDU para o PS); Castro Verde (da CDU para o PS); Vila do Conde e Vizela (do PS para grupos de cidadãos); Ansião, Oliveira de Azeméis e Ponta do Sol (do PSD para o PS); Oliveira de Frades (do PSD para o Nós, Cidadãos) e Ribeira Brava (do PSD para um movimento de independentes).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …