Há 187 municípios sem testes rápidos financiados pelo Estado

Medida foi anunciada pelo governo a 1 de Julho, mas tarda em ser aplicada a todo o território português — atualmente, 67,3% não está abrangido. Atrasos estão a motivar grandes listas de espera para realização de testes rápidos.

Depois do governo ter anunciado, a 1 de Julho, que os testes rápidos para detectar a covid-19 começariam a ser financiados a 100% pelo Estado, consoante o cumprimento de determinados critérios, há ainda 187 municípios onde a medida não está implementada. Segundo noticia o Eco, nestes territórios não há qualquer farmácia abrangida pelo regime — a lista de estabelecimentos aderentes foi revelada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) na última quarta-feira.

A lista inclui farmácias de 90 municípios, menos 187 dos que existem em Portugal continental (278) — cerca de 67,3% do território fica, assim, sem acesso a testes gratuitos. Alguns dos casos mais alarmantes dizem respeito à região do Algarve, em tendência clara de aceleração de propagação do vírus, já que Albufeira, Lagoa, Loulé, Olhão e Silves estão excluídos.

Confrontado com a notícia, o Ministério da Saúde justificou o atraso com o caráter “evolutivo” da lista, pelo que poderá abranger todas as farmácias que o desejarem e que reúnam os requisitos previstos na portaria nº138-B/2021.

A medida foi anunciada pelo Governo como uma tentativa de detectar e isolar mais rapidamente os casos positivos de covid-19 em Portugal, numa fase em que a variante Delta é já dominante e que o processo de vacinação está a ser reforçado.

Os testes rápidos realizados em contexto farmacêutico têm tido uma forte procura devido ao aumento de situações em que o Governo passou a exigir a apresentação de Certificado Digital ou um teste negativo, como é o caso do acesso a estabelecimentos turísticos, alojamentos locais, restaurantes (aos fins de semana), mas também eventos como batizados, comunhões ou casamentos.

O novo critério implementado pelo Governo permite aos restaurantes permanecerem abertos até às 22h30, mesmo em período de fim-de-semana, com a medida a ser válida apenas nos espaços exteriores.

De acordo com informações disponibilizadas por vários órgãos de comunicação, os agendamentos em farmácias para realização de testes rápidos têm listas de espera de vários dias.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Governo, não podem ser testados gratuitamente os cidadãos que tenham a sua vacinação completa há pelo menos 14 dias, que tenham contraído covid-19 há menos de 180 dias ou os menores de 12 anos.

ARM, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma palhaçada do governo…
    anuncia medidas mas depois não à forma de serem implementadas. De que serve oferecer 4 testes rápidos mês se depois não à quem os faça e nas zonas onde à farmácias autorizadas a lista de espera já é tão elevada que em alguns casos já é superior a 1 mês…
    enfim… antes de se anunciar convém ver se temos forma de implementar as medidas

    • Deve ser engraçado viver no mundo dos sonhos, mas, no mundo real, as coisas não aparecem do nada só com um estalar dos dedos!…
      A lista é evolutiva e depende dos requisitos (e da vontade) das farmácias.
      Há escreve-se com “H”…

  2. Ó Eu!, mas não há um dia que venha aqui e não veja um comentário teu de caca e a ofender? as pessoas têm o direito de expressar as suas ideias seu inergume. vai dar banho ao crocodilo pá!

RESPONDER

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …

Governo duplica ajuda a bares e discotecas

O Governo vai duplicar o limite máximo dos apoios, através do programa Apoiar,  a empresários em nome individual de setores que se mantêm encerrados por lei. O Governo decidiu não só prolongar o programa Apoiar para …

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …