Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

(dr)

O quadro “Devolved Parliament”, de Banksy

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés.

Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, para o museu de Bristol e deu-lhe o título de Devolved Parliament. A obra vai agora a leilão na Sotheby’s, numa sessão marcada para o dia 3 de de outubro. A licitação está marcada para a mesma sala onde, há um ano, Banksy terá deflagrado um engenho que trinchou o quadro “Girl with Balloon” assim que este foi arrematado.

A leiloeira estima que o quadro seja arrematado por 1,5 milhões a 2 milhões de libras (cerca de 1,69 milhões a 2, 25 milhões de euros).

O Devolved Parliament causou bastante impacto na primeira vez em que foi exposto em Bristol, tendo Banksy concluído: “Pintamos 100 chimpanzés e ainda nos chamam artistas de guerrilha.”

Depois, o quadro foi comprado por um colecionador privado que o emprestou, este ano, ao mesmo museu para ser exposto na data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia, dia 29 de março.

Nessa altura, o artista escreveu no Instagram: “Pintei isto há 10 anos. O Museu de Bristol exibiu-o novamente para assinalar o dia do Brexit. Podem rir-se agora, mas um dia ninguém estará no comando.”

Não é a primeira vez que Banksy critica com o seu trabalho quem defende o Brexit. Em 2017, um mural atribuído ao misterioso artista, em Dover, retratava um operário a pintar de cinzento uma das estrelas douradas que adornam a bandeira azul da UE. Esse mesmo mural desapareceu recentemente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.