Chimpanzés no Parlamento para celebrar o dia do (não) Brexit

(dr)

O quadro “Devolved Parliament”, de Banksy.

O quadro “Devolved Parliament”, de Banksy, pintado há dez anos, retrata um Parlamento britânico repleto de chimpanzés. Agora, o Museu e Galeria de Arte de Bristol pôs o quadro em exposição para celebrar o dia do Brexit.

A pintura de Banksy, o conhecido artista britânico que está em exposição na Alfândega do Porto até ao próximo domingo, foi na altura criada como uma crítica ao Parlamento britânico, comparando os deputados a macacos.

Dez anos mais tarde, a obra continua aparentemente atual — tanto, que o Museu e Galeria de Arte de Bristol colocou o quadro novamente em exposição para assinalar o dia da saída do Reino Unido da União Europeia.

O dia oficial do Brexit estava marcado para 29 de março, mas as constantes falhas nas negociações, com várias tentativas falhadas de ratificar um acordo do Brexit, negociado pela primeira-ministra Theresa May, atrasaram a saída dos britânicos.

De acordo com a Euronews, a pintura, com quatro metros de comprimento, foi originalmente exposta em 2009, com o título “Banksy vs Bristol Museum“. Mais tarde foi comprada por um colecionador privado, que agora o emprestou de volta ao museu.

O curador do museu, Philip Walker, recorda que o trabalho de artista “causou uma verdadeira agitação” quando foi exibido pela primeira vez, há dez anos atrás. “Esta parece agora uma oportunidade única para revisitar o maior trabalho de Banksy”.

Pintamos 100 chimpanzés e ainda nos chamam artistas de guerrilha“, disse Banksy sobre o quadro, em 2009, na altura da sua primeira exposição.

Banksy publicou agora no Instagram uma foto do quadro, e revelou que iria estar em exposição em Bristol. “Ri-te agora, mas um dia ninguém estará ao comando“. Desde a sua publicação, há quatro dias, o post atingiu quase 1 milhão de gostos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Banksy (@banksy) on

De acordo com a Artnet News, não é a primeira vez que Banksy critica com o seu trabalho quem defende o Brexit. Em 2017, um mural  atribuído ao misterioso artista, em Dover, retratava um operário a pintar de cinzento uma das estrelas douradas que adornam a bandeira azul da UE.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …

Entre críticas e um mea culpa, Marcelo não quer "sistema manco" e deixa recados à direita e esquerda

Marcelo Rebelo de Sousa deixa algumas críticas ao Governo e aos partidos políticos pela forma como tem sido alinhada a resposta à pandemia de covid-19, mas também faz um mea culpa quanto ao alívio das …

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …