Chimpanzés no Parlamento para celebrar o dia do (não) Brexit

(dr)

O quadro “Devolved Parliament”, de Banksy.

O quadro “Devolved Parliament”, de Banksy, pintado há dez anos, retrata um Parlamento britânico repleto de chimpanzés. Agora, o Museu e Galeria de Arte de Bristol pôs o quadro em exposição para celebrar o dia do Brexit.

A pintura de Banksy, o conhecido artista britânico que está em exposição na Alfândega do Porto até ao próximo domingo, foi na altura criada como uma crítica ao Parlamento britânico, comparando os deputados a macacos.

Dez anos mais tarde, a obra continua aparentemente atual — tanto, que o Museu e Galeria de Arte de Bristol colocou o quadro novamente em exposição para assinalar o dia da saída do Reino Unido da União Europeia.

O dia oficial do Brexit estava marcado para 29 de março, mas as constantes falhas nas negociações, com várias tentativas falhadas de ratificar um acordo do Brexit, negociado pela primeira-ministra Theresa May, atrasaram a saída dos britânicos.

De acordo com a Euronews, a pintura, com quatro metros de comprimento, foi originalmente exposta em 2009, com o título “Banksy vs Bristol Museum“. Mais tarde foi comprada por um colecionador privado, que agora o emprestou de volta ao museu.

O curador do museu, Philip Walker, recorda que o trabalho de artista “causou uma verdadeira agitação” quando foi exibido pela primeira vez, há dez anos atrás. “Esta parece agora uma oportunidade única para revisitar o maior trabalho de Banksy”.

Pintamos 100 chimpanzés e ainda nos chamam artistas de guerrilha“, disse Banksy sobre o quadro, em 2009, na altura da sua primeira exposição.

Banksy publicou agora no Instagram uma foto do quadro, e revelou que iria estar em exposição em Bristol. “Ri-te agora, mas um dia ninguém estará ao comando“. Desde a sua publicação, há quatro dias, o post atingiu quase 1 milhão de gostos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Banksy (@banksy) on

De acordo com a Artnet News, não é a primeira vez que Banksy critica com o seu trabalho quem defende o Brexit. Em 2017, um mural  atribuído ao misterioso artista, em Dover, retratava um operário a pintar de cinzento uma das estrelas douradas que adornam a bandeira azul da UE.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …