Chimpanzés no Parlamento para celebrar o dia do (não) Brexit

(dr)

O quadro “Devolved Parliament”, de Banksy.

O quadro “Devolved Parliament”, de Banksy, pintado há dez anos, retrata um Parlamento britânico repleto de chimpanzés. Agora, o Museu e Galeria de Arte de Bristol pôs o quadro em exposição para celebrar o dia do Brexit.

A pintura de Banksy, o conhecido artista britânico que está em exposição na Alfândega do Porto até ao próximo domingo, foi na altura criada como uma crítica ao Parlamento britânico, comparando os deputados a macacos.

Dez anos mais tarde, a obra continua aparentemente atual — tanto, que o Museu e Galeria de Arte de Bristol colocou o quadro novamente em exposição para assinalar o dia da saída do Reino Unido da União Europeia.

O dia oficial do Brexit estava marcado para 29 de março, mas as constantes falhas nas negociações, com várias tentativas falhadas de ratificar um acordo do Brexit, negociado pela primeira-ministra Theresa May, atrasaram a saída dos britânicos.

De acordo com a Euronews, a pintura, com quatro metros de comprimento, foi originalmente exposta em 2009, com o título “Banksy vs Bristol Museum“. Mais tarde foi comprada por um colecionador privado, que agora o emprestou de volta ao museu.

O curador do museu, Philip Walker, recorda que o trabalho de artista “causou uma verdadeira agitação” quando foi exibido pela primeira vez, há dez anos atrás. “Esta parece agora uma oportunidade única para revisitar o maior trabalho de Banksy”.

Pintamos 100 chimpanzés e ainda nos chamam artistas de guerrilha“, disse Banksy sobre o quadro, em 2009, na altura da sua primeira exposição.

Banksy publicou agora no Instagram uma foto do quadro, e revelou que iria estar em exposição em Bristol. “Ri-te agora, mas um dia ninguém estará ao comando“. Desde a sua publicação, há quatro dias, o post atingiu quase 1 milhão de gostos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Banksy (@banksy) on

De acordo com a Artnet News, não é a primeira vez que Banksy critica com o seu trabalho quem defende o Brexit. Em 2017, um mural  atribuído ao misterioso artista, em Dover, retratava um operário a pintar de cinzento uma das estrelas douradas que adornam a bandeira azul da UE.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …