Chimpanzés no Parlamento para celebrar o dia do (não) Brexit

1

(dr)

O quadro “Devolved Parliament”, de Banksy.

O quadro “Devolved Parliament”, de Banksy, pintado há dez anos, retrata um Parlamento britânico repleto de chimpanzés. Agora, o Museu e Galeria de Arte de Bristol pôs o quadro em exposição para celebrar o dia do Brexit.

A pintura de Banksy, o conhecido artista britânico que está em exposição na Alfândega do Porto até ao próximo domingo, foi na altura criada como uma crítica ao Parlamento britânico, comparando os deputados a macacos.

Dez anos mais tarde, a obra continua aparentemente atual — tanto, que o Museu e Galeria de Arte de Bristol colocou o quadro novamente em exposição para assinalar o dia da saída do Reino Unido da União Europeia.

O dia oficial do Brexit estava marcado para 29 de março, mas as constantes falhas nas negociações, com várias tentativas falhadas de ratificar um acordo do Brexit, negociado pela primeira-ministra Theresa May, atrasaram a saída dos britânicos.

De acordo com a Euronews, a pintura, com quatro metros de comprimento, foi originalmente exposta em 2009, com o título “Banksy vs Bristol Museum“. Mais tarde foi comprada por um colecionador privado, que agora o emprestou de volta ao museu.

O curador do museu, Philip Walker, recorda que o trabalho de artista “causou uma verdadeira agitação” quando foi exibido pela primeira vez, há dez anos atrás. “Esta parece agora uma oportunidade única para revisitar o maior trabalho de Banksy”.

Pintamos 100 chimpanzés e ainda nos chamam artistas de guerrilha“, disse Banksy sobre o quadro, em 2009, na altura da sua primeira exposição.

Banksy publicou agora no Instagram uma foto do quadro, e revelou que iria estar em exposição em Bristol. “Ri-te agora, mas um dia ninguém estará ao comando“. Desde a sua publicação, há quatro dias, o post atingiu quase 1 milhão de gostos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Banksy (@banksy) on

De acordo com a Artnet News, não é a primeira vez que Banksy critica com o seu trabalho quem defende o Brexit. Em 2017, um mural  atribuído ao misterioso artista, em Dover, retratava um operário a pintar de cinzento uma das estrelas douradas que adornam a bandeira azul da UE.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.