/

Guterres nomeia Malala como Mensageira da Paz da ONU

1

malala.org

A activista adolescente Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz

A activista adolescente Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, designou a Prémio Nobel da Paz Malala Yousafzai para Mensageira da Paz da ONU, a maior honra concedida por um líder da organização a um cidadão do mundo.

O porta-voz da ONU Stephane Dujarric anunciou na sexta-feira que a jovem defensora da educação Malala Yousafzai, hoje com 19 anos, vai focar a sua atenção à escala mundial na necessidade de as raparigas frequentarem a escola.

Malala deverá ser designada oficialmente numa cerimónia prevista para segunda-feira, e manter na ocasião uma conversa com Guterres e com representantes de jovens de todo o mundo sobre a educação das adolescentes, referiu ainda Dujarric.

Malala Yousafzai tornou-se em 2014 na mais jovem personalidade laureada com um Nobel, quando foi reconhecida pelo seu empenho no direito à educação para todas as crianças.

A sua campanha motivou uma tentativa de assassinato pelos talibãs perto de sua casa no noroeste do Paquistão, que a deixou gravemente ferida. Foi enviada ao Reino Unido para tratamento médico e atualmente frequenta a escola nesse país europeu.

“Mesmo perante um grave perigo, Malala Yousafzai demonstrou inabalável compromisso pelos direitos das mulheres, raparigas e todas as pessoas”, disse António Guterres, citado pela agência noticiosa Associated Press.

“O seu corajoso ativismo pela educação das raparigas já estimulou muitas pessoas por todo o mundo”, referiu numa declaração. “Agora, na qualidade da nossa mais jovem de sempre Mensageira da Paz na ONU, Malala pode ainda fazer mais para ajudar a criar um mundo mais justo e mais pacífico”.

  // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.