/

Guterres nega que OMS tenha tentado ajudar a China a esconder situação da pandemia

1

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro e atual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, reconhece erros na gestão da pandemia, mas recusa a tese de que a OMS tenha tentado ajudar China a esconder a situação.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, acredita que, ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) possa ter cometido alguns erros no início da pandemia, não tentou ajudar a China a “esconder a realidade”.

Numa entrevista ao El País, António Guterres disse estar convencido de que, em algum momento, terá de se investigar a origem da pandemia de covid-19, a forma como se espalhou tão rapidamente e como a OMS, os países e outras entidades responderam.

“Mas o que posso dizer é que conheço as pessoas da OMS e elas não estão a ser controladas por nenhum país. Atuaram sempre de boa fé para obter a melhor cooperação possível dos Estados membros”, referiu o secretário-geral da ONU.

António Guterres admitiu que podem ter acontecido alguns erros, mas afirmou não acreditar que a OMS tenha tentado ajudar a China a esconder a realidade. “Acho que a Organização queria ter um bom relacionamento com a China no início da pandemia. Queria garantir que a China cooperava.”

Na entrevista, Guterres destacou que “a relação entre a União Europeia, China e Rússia está mais funcional do que nunca” e confere à União Europeia um papel vital para evitar uma ordem mundial dominada por Washington e Pequim.

“Precisamos de uma liderança global, porque se assim não for, não podemos responder de forma efetiva a desafios como os de uma pandemia. Mas infelizmente, onde há poder, não há liderança, e onde há liderança, falta poder”, assinalou ainda o secretário-geral da ONU.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. “Alguns erros”???
    Para mim é difícil de imaginar ação mais inconsequente. Quase que parece que ter OMS ou não ter é praticamente a mesma coisa..
    Penso que ao Guterres falta pragmatismo e sentido prático, coisa que já faltava quando pro aqui andou, por isso não é de estranhar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.