Guterres anuncia morte de 14 Capacetes Azuis no Congo

Pelo menos 14 soldados de paz tanzanianos foram mortos e outros 40 ficaram feridos num ataque de rebeldes ocorrido na noite desta quinta-feira na província do Kivu do Norte, no leste da República Democrática do Congo.

Esta sexta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reagiu ao incidente ao abrir a conferência de doadores do Fundo Central de Resposta de Emergência em Nova Iorque.

Segundo Guterres, já chegaram reforços militares ao local, onde há dezenas de capacetes-azuis da Tanzânia feridos. O comandante das forças de paz na RD Congo coordena a resposta no terreno ao incidente, que ocorreu no Kivu do Norte, no leste do país.

O secretário-geral da ONU considerou o dia trágico para as Nações Unidas e, após confirmar as baixas, expressou “indignação e grande tristeza” pela acção. Guterres declarou que, de acordo com as primeiras indicações do local do ataque, pelo menos cinco membros do Exército congolês perderam a vida no incidente.

O ataque é o pior contra capacetes-azuis na história recente da organização. Segundo António Guterres, esta é mais uma indicação do sacrifício enorme dos países que contribuem com tropas para a busca da paz.

United Nations / Flickr

Este é o “pior ataque da história recente” contra soldados da ONU

O ministro tanzaniano dos Negócios Estrangeiros, Patrick Mahiga, declarou que o seu governo está muito chocado, particularmente por ser a primeira vez que perde tantas tropas de paz em uma só ocasião.

Segundo o chefe da diplomacia tanzaniana, há dois meses, foram mortos dois soldados do seu país. Mas com os 14 soldados tanzanianos mortos, 38 feridos e quatro desaparecidos na acção, esta é das maiores baixas alguma vez sofridas pelas Nações Unidas.

António Guterres expressou condolências às famílias das vítimas e ao governo tanzaniano, e desejou rápidas melhoras aos feridos. O secretário-geral condenou “de forma inequívoca” o acto, e sublinhou que os ataques contra soldados de paz são crimes de guerra e os seus autores devem ser levados à justiça.

Para o secretário-geral da organização, não pode haver impunidade para este tipo de actos, tanto neste país como em qualquer outra parte do mundo, e salientou que “estes homens e mulheres corajosos põem a sua vida em risco para servir a paz e proteger civis”.

A situação na RD Congo é uma das que são cobertas pelo Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas. Para António Guterres, “o ataque ajuda a realçar a urgência de ajudar as pessoas necessitadas e abordar situações frágeis” na região.

ZAP // Radio ONU

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …