Guterres anuncia morte de 14 Capacetes Azuis no Congo

Pelo menos 14 soldados de paz tanzanianos foram mortos e outros 40 ficaram feridos num ataque de rebeldes ocorrido na noite desta quinta-feira na província do Kivu do Norte, no leste da República Democrática do Congo.

Esta sexta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reagiu ao incidente ao abrir a conferência de doadores do Fundo Central de Resposta de Emergência em Nova Iorque.

Segundo Guterres, já chegaram reforços militares ao local, onde há dezenas de capacetes-azuis da Tanzânia feridos. O comandante das forças de paz na RD Congo coordena a resposta no terreno ao incidente, que ocorreu no Kivu do Norte, no leste do país.

O secretário-geral da ONU considerou o dia trágico para as Nações Unidas e, após confirmar as baixas, expressou “indignação e grande tristeza” pela acção. Guterres declarou que, de acordo com as primeiras indicações do local do ataque, pelo menos cinco membros do Exército congolês perderam a vida no incidente.

O ataque é o pior contra capacetes-azuis na história recente da organização. Segundo António Guterres, esta é mais uma indicação do sacrifício enorme dos países que contribuem com tropas para a busca da paz.

United Nations / Flickr

Este é o “pior ataque da história recente” contra soldados da ONU

O ministro tanzaniano dos Negócios Estrangeiros, Patrick Mahiga, declarou que o seu governo está muito chocado, particularmente por ser a primeira vez que perde tantas tropas de paz em uma só ocasião.

Segundo o chefe da diplomacia tanzaniana, há dois meses, foram mortos dois soldados do seu país. Mas com os 14 soldados tanzanianos mortos, 38 feridos e quatro desaparecidos na acção, esta é das maiores baixas alguma vez sofridas pelas Nações Unidas.

António Guterres expressou condolências às famílias das vítimas e ao governo tanzaniano, e desejou rápidas melhoras aos feridos. O secretário-geral condenou “de forma inequívoca” o acto, e sublinhou que os ataques contra soldados de paz são crimes de guerra e os seus autores devem ser levados à justiça.

Para o secretário-geral da organização, não pode haver impunidade para este tipo de actos, tanto neste país como em qualquer outra parte do mundo, e salientou que “estes homens e mulheres corajosos põem a sua vida em risco para servir a paz e proteger civis”.

A situação na RD Congo é uma das que são cobertas pelo Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas. Para António Guterres, “o ataque ajuda a realçar a urgência de ajudar as pessoas necessitadas e abordar situações frágeis” na região.

ZAP // Radio ONU

PARTILHAR

RESPONDER

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …

Última residência do czar Nicolau II reabre portas este verão

O Palácio de Alexandre, na Rússia, vai reabrir ao público este verão, depois ter sido sujeito a obras de remodelação profundas durante oito anos. O Palácio de Alexandre, a última residência do czar Nicolau II antes …