Guimarães deixa de pagar a taxa do lixo na fatura da água

Guimarães vai alargar o sistema de recolha de lixo “Pay-as-you-throw”, em que o utilizador só paga o lixo que produz.

O sistema de recolha de lixo em que o utilizador só paga o que produz vai ser alargado a todo o concelho de Guimarães até 2028. O conceito comummente designado de “Pay-as-you-throw”, em português “pague consoante o lixo que produz”, traduz-se na variação de tarifas conforme a quantidade de lixo indiferenciado que cada agregado produz.

Este sistema já foi implementado em algumas zonas da cidade, mas vai agora ser alargado de forma faseada, escreve o Jornal de Notícias.

Num projeto semelhante, conhecido por “Recicle mais, pague menos”, as famílias da Maia, no distrito do Porto, também vão deixar de pagar os resíduos que reciclam, num processo que começou no início do mês a título experimental com 10.000 pessoas e se estenderá a todo o concelho até 2023.

O alargamento do sistema “Pay-as-you-throw” em Guimarães coincide com a implementação do novo sistema de recolha de biorresíduos. Até 2024, todos os municípios do país vão ter que passar a recolher biorresíduos, mas Guimarães já arrancou com o processo.

Desta forma, os vimaranenses vão passar a comprar sacos próprios de resíduos indiferenciados, vendidos pela Câmara, que já têm a tarifa indexada. Os resíduos que forem separados para reciclagem são colocados no ecoponto e não pagam taxa.

“Passamos a ter o utilizador responsável pela quantidade de resíduos que produz. Quanto mais separar, menos pagará”, disse a vereadora do Ambiente da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, citada pelo JN.

Serão aplicadas coimas a quem não usar sacos os sacos destinados aos resíduos indiferenciados, com a autarquia a reforçar a fiscalização.

“Iremos disponibilizar, a cada utilizador, contentores específicos para cada um ter em casa o contentor por forma a fazer todo esse trabalho de separação dos biorresíduos”, acrescentou Sofia Ferreira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Explosão suspeita em complexo de edifícios na Suécia causa mais de 20 feridos

Mais de 20 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, após uma explosão num complexo de edifícios no centro de Gotemburgo, na Suécia. A polícia está a investigar as causas do incidente e admite a …

Costa pode remodelar Governo após choque eleitoral (com Medina à cabeça)

António Costa pode estar a preparar uma remodelação no Governo, com Fernando Medina à cabeça. António Costa já veio negar essa possibilidade. O primeiro-ministro António Costa está preparado para fazer uma remodelação no Governo, após a …

Portugal com mais 600 casos de covid-19 e sete óbitos. Internamentos baixam das quatro centenas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 600 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da …

Autárquicas não contaminam processo orçamental. Esquerda chuta eleições para canto e mantém pressão

Depois de uma empolgante noite eleitoral, avizinham-se duas semanas de negociações entre os partidos e o Governo. Os trabalhos de negociação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) estão mais atrasados do que o habitual devido …

Igreja desaba com a força da lava do vulcão em La Palma

Uma igreja na ilha espanhola de La Palma desabou depois de ter sido atingida pela lava do vulcão que entrou em erupção no passado domingo, dia 19. Após ter escapado por pouco no início da semana …

Homem que tentou matar Ronald Reagan vai ser libertado em 2022

Na altura o homem foi considerado inimputável pela justiça devido a problemas mentais. Depois de ter saído de um hospital psiquiátrico em 2016, John Hinckley Jr vai ficar em liberdade total de 2022. A 31 de …

Coreia do Norte lança "projétil não identificado"

A Coreia do Norte lançou um "projétil não identificado" no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos. Tanto o Japão como os Estados Unidos já condenaram o lançamento. A Coreia …

Pandemia, campanha anticomunista ou geringonça? As justificações para a derrota do PCP

Pandemia, campanha anticomunista, geringonça ou outra coisa qualquer? O que justifica a hecatombe do PCP nas duas últimas eleições autárquicas? A noite eleitoral foi um tombo para o PCP, que, além de não ter conseguido recuperar …

"Os eleitores fizeram-se ouvir muito bem". SPD responde à CDU e quer aliança com os Verdes e FDP

Armin Laschet tinha anunciado que a CDU queria liderar o executivo apesar do mau resultado, o que já motivou uma resposta do SPD. O líder dos conservadores está também debaixo de fogo dentro do próprio …

Durante a Administração Trump, CIA terá abordado hipótese de raptar e até assassinar Assange

Em 2017, a CIA terá considerado raptar e discutido planos para assassinar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, atualmente preso em Londres. Membros seniores da CIA discutiram a possibilidade de raptar e de assassinar Julian Assange …