Guimarães deixa de pagar a taxa do lixo na fatura da água

Guimarães vai alargar o sistema de recolha de lixo “Pay-as-you-throw”, em que o utilizador só paga o lixo que produz.

O sistema de recolha de lixo em que o utilizador só paga o que produz vai ser alargado a todo o concelho de Guimarães até 2028. O conceito comummente designado de “Pay-as-you-throw”, em português “pague consoante o lixo que produz”, traduz-se na variação de tarifas conforme a quantidade de lixo indiferenciado que cada agregado produz.

Este sistema já foi implementado em algumas zonas da cidade, mas vai agora ser alargado de forma faseada, escreve o Jornal de Notícias.

Num projeto semelhante, conhecido por “Recicle mais, pague menos”, as famílias da Maia, no distrito do Porto, também vão deixar de pagar os resíduos que reciclam, num processo que começou no início do mês a título experimental com 10.000 pessoas e se estenderá a todo o concelho até 2023.

O alargamento do sistema “Pay-as-you-throw” em Guimarães coincide com a implementação do novo sistema de recolha de biorresíduos. Até 2024, todos os municípios do país vão ter que passar a recolher biorresíduos, mas Guimarães já arrancou com o processo.

Desta forma, os vimaranenses vão passar a comprar sacos próprios de resíduos indiferenciados, vendidos pela Câmara, que já têm a tarifa indexada. Os resíduos que forem separados para reciclagem são colocados no ecoponto e não pagam taxa.

“Passamos a ter o utilizador responsável pela quantidade de resíduos que produz. Quanto mais separar, menos pagará”, disse a vereadora do Ambiente da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, citada pelo JN.

Serão aplicadas coimas a quem não usar sacos os sacos destinados aos resíduos indiferenciados, com a autarquia a reforçar a fiscalização.

“Iremos disponibilizar, a cada utilizador, contentores específicos para cada um ter em casa o contentor por forma a fazer todo esse trabalho de separação dos biorresíduos”, acrescentou Sofia Ferreira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …