Guerra na Ucrânia pode durar 50 anos

13

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia / EPA

Sergey Lavrov

Aviso surge no ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia – mas a “previsão” vem da Ucrânia.

A guerra na Ucrânia começou no dia 24 de Fevereiro de 2022 e, nos planos de Vladimir Putin, estava a alínea que previa um conflito que iria durar apenas alguns dias, ou algumas semanas.

Porque “estávamos todos distraídos”, a guerra afinal prolongou-se. Semanas, meses. Agora já completou um ano.

As previsões para o fim da guerra continuam a surgir. Da NATO e dos EUA já chegaram avisos de que vai demorar anos. Na Ucrânia prevê-se que vai terminar no final da próxima Primavera.

Mas agora surge um aviso oficial, por parte do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia: a guerra – ou a “operação militar especial” – pode terminar só daqui a 50 anos.

Em comunicado, o ministério liderado por Sergey Lavrov começa por “condenar veemente” o alegado “ataque terrorista” por parte de soldados ucranianos na região de Bryansk, na Rússia. E acrescentam que morreram dois civis.

Depois, repetem a ligação Ucrânia-EUA-NATO: “Os assassinatos na região de Bryansk foram cometidos com armas da NATO. Isso levanta uma questão legítima sobre classificar esses Estados como cúmplices de tais crimes e como patrocinadores do terrorismo”.

Depois, a Crimeia. No domingo passado assinalaram-se 9 anos desde o início da “Primavera da Crimeia”, utilizando a designação russa.

O ministério da Rússia escreve que o Governo ucraniano continua a “planear uma tomada militar da Crimeia”, que quer manter-se ligada à Rússia, e “não está preocupado com a vida dos civis russos”, continua o comunicado.

Os EUA voltam a ser referidos quando se escreve sobre a sub-secretária de Estado, Victoria Nuland, que avisou que as instalações militares na Crimeia russa são “alvos legítimos” para a Ucrânia. “Parece que Washington está a tentar ganhar votos nas próximas eleições através desta campanha na Crimeia”.

Alegadamente, as autoridades de Kiev só deixam duas opções aos cidadãos russos e bielorrussos que moram na Ucrânia: ou lutam ao lado das Forças Armadas da Ucrânia, ou são deportados.

O Governo liderado por Volodymyr Zelenskyy anunciou novas sanções a cidadãos e empresas russas, no domingo passado.

O ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia reagiu: “Parece que Kiev está a competir com os Estados Unidos e com outros países ocidentais para ver quem vai sancionar mais cidadãos russos”.

E as previsões em tom de aviso. O Kremlin refere que “curiosamente” o Governo da Ucrânia está a introduzir “medidas restritivas por um período de 50 anos cada vez com mais frequência – isso provavelmente reflecte as suas avaliações de quanto tempo o conflito vai durar”.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmygal, tinha dito que Ucrânia e Rússia não voltarão a ter boas relações nos próximos 100 anos.

O ministério russo insiste que os EUA e a NATO estão a transformar a Ucrânia “no seu laboratório pessoal e num campo de testes”, ao fornecer armas de alta tecnologia ao país vizinho.

“Eles são indiferentes ao facto de que esta política vai custar milhares de vidas inocentes”, lê-se no comunicado, que encerra com novo aviso: “É claro que a operação militar especial continuará até alcançar a completa desnazificação e desmilitarização da Ucrânia e eliminar todas as ameaças à segurança provenientes do seu território”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

13 Comments

  1. Sempre pensei que estar guerra seria longa. Basta lembrarem-se do que foram as guerras Irão/Iraque, Rússia/Afeganistão, Balcãs… 50 anos é um exagero mas poderá demorar 5 a 10 anos.

  2. Não, a guerra não vai demorar 50 anos porque serão os próprios russos que se recusarão a combater. Ou Putin acha que pode transformar os soldados russos em carne para canhão durante anos sem eles se revoltarem?

  3. 100 anos é o tempo que a Ucrânia vai levar, para conseguir pagar ao Ocidente as armas e os emprestimos financeiros. Ou será que alguém pensa que os apoios são dádivas?

      • os EUA já pagaram alguma coisas dos Genocidios due causaram e das destruições que causaram? Infelizmente quem sofre será sempre os POVOS e quem faz as Guerras assobia para o Lado porque sabem que nada lhes acontece, os Pobres inocentes é que Pagam com a Vida e outros com Trabalho

  4. A guerra entre Israel e a Palestina já dura há mais tempo que isso. A guerra da Coreia também oficialmente ainda não acabou, já lá vão também mais de 50 anos. E o ódio entre Russos e Ucranianos, espoletado pela invasão putinica, vai permanecer por várias gerações.

  5. A organização tem o nome de OTAN, respectivamente Organização de Tratado do Atlânticlo Norte. Veja-se como aamesma organização é mencionada em todo e quaqlquer país onde se fala tanto PORTUGUÊS com em qualqpaís que, tal como aqui em Portugal, o seu idioma tem como origeuem o LATIM. Informem as pessoas correctamente. Obrigado.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      A sua observação é, no entanto, um não assunto, e é incorreta a sua alegação de que “em Portugal” ou “em qualquer sítio que se fale português” a única grafia correta seja OTAN.
      Em Portugal a sigla NATO tem tanto ou mais notoriedade e é tão ou mais reconhecida do que o acrónimo OTAN.
      Aliás, se fizer uma pesquisa no Google de “otan site:.pt“, o primeiro resultado é uma página do Governo De Portugal com o seguinte título:
      NATO (OTAN) – Países – Relações Bilaterais – Portal Diplomático
      Acresce que essa mesma pesquisa retorna 85 mil resultados, enquanto que a pesquisa de “nato site:.pt” produz 1.3 milhões de resultados.

    • Uboat, OTAN só se diz no Brasil. E como você identifica a língua que falamos por idioma, aposto que você é brasileiro.

  6. Os EUA fornecem armamento, com que mataram 2 russos? Malandros…
    Quanto armamento a russia deu a Angola, Moçambique, Guine, que tantos portugueses mataram?
    Dois pesos , duas medidas.

  7. Nem mais! Nunca se fala disso por os seus aliados e defensores ainda andarem por aí, mas as armas desses dois países mataram muitos portugueses de todas as origens, cores e etnias, so para que les espalhassem o odioso regime que tinham e têm!|

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.