“Crimeia em Maio, guerra termina em Junho”: a previsão de quem acertou várias vezes

12

Kyrylo Budanov “adivinhou” a guerra, a aproximação a Kiev e a libertação de Kherson. Agora prevê o fim do conflito – mas a visão de Zelenskyy é outra.

Mesmo por cá, a palavra “guerra” deve ter sido a mais dita ao longo de 2022, em conversas do dia-a-dia.

Muita gente pergunta quando termina o conflito na Ucrânia e Kyrylo Budanov tem uma resposta para essa questão.

Kyrylo Budanov é chefe dos serviços de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia. E já acertou algumas vezes: avisou que iria haver guerra com a Rússia, que os russos iriam tentar controlar Kiev e que Kherson voltaria a ser dominada pelos militares ucranianos.

Agora diz que a Crimeia voltará ao controlo ucraniano em Maio de 2023, através de uma combinação de força militar com diplomacia.

“Não estou interessado em ouvir as opiniões de algumas pessoas que não reflectem a posição do povo ucraniano. Tenho a opinião oposta. Vamos devolver todos os territórios perdidos”, começou por dizer no portal TSN.

“A Ucrânia é um país reconhecido dentro das fronteiras de 1991. Quem não concorda com isso, não concorda com a ordem mundial existente desde o fim da II Guerra Mundial e com os novos princípios da ONU. A Crimeia será devolvida de uma forma combinada: tanto pela força quanto pela diplomacia. Mas sem força, nada vai acontecer. As nossas unidades vão para lá com armas nas mãos”, descreveu.

De acordo com o “chefe dos espiões” ucranianos, a guerra na Ucrânia vai terminar no final da próxima Primavera: “Quando chegarmos ao Verão, tudo já deve ter acabado”.

Volodymyr Zelenskyy tem outra perspectiva: “A guerra terminará quando vencermos. Ou quando a Rússia quiser. Pode acontecer que a Federação Russa só termine a guerra quando sentir que está fraca e isolada, e não tem parceiros neste assunto. Vamos acreditar que isso vai acabar nos próximos meses”.

Um assessor do presidente, Oleksiy Arestovych, não acredita que a guerra termine até ao Verão de 2023. A sua previsão é de um conflito que se vai prolongar até 2024 ou início de 2025.

Nos EUA, John Kirby, coordenador do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, acha que os combates vão continuar durante “algum tempo”. E não há “evidência ou expectativa de que a guerra termine antes do final do Inverno”.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, reforça que o conflito deve terminar na mesa de negociações. No entanto, tudo está “intrinsecamente ligado ao que acontece no campo de batalha” – sem mencionar datas.

Em França, e noutra entrevista ao TSN, o responsável pelas Forças Armadas, Tom Gassilloud, avisou: Vladimir Putin está a preparar-se para uma guerra de longo prazo. “Espera pela exaustão dos ucranianos e pela fadiga de guerra dos países do Ocidente”.

Seja qual for a data do fim da guerra, a Rússia nunca irá vencer, acredita Mykhailo Prytula. O especialista em assuntos militares lembrou que os russos não conquistaram as cidades mais importantes da Ucrânia e perderam o navio de guerra Moskva – e o episódio do Moskva mostrou que “a Rússia nunca vencerá esta guerra”.

ZAP //

12 Comments

      • acho que se pode dizer que é mais vc que ele, pois cada um tem sua Opinião eu não gosto nem de um nem de outro mas digo que Fantoche é o Zelinsky por estar numa Guerra a Mando dos Americanos e leva a Europa a Reboque, claro que sou Contra a Invasão , mas agora vejamos quantas Guerras os EUA já Provocaram e a Europa não se quis Preocupar, tanta guerra que há por este Mundo Fora e Nem os EUA nem a EUROPA se preocupa, em Africa Morrem Milhões á Fome e não há dinheiro para acabar com a Fome mas há dinheiro para Produzir uma Guerra, sim continuo a dizer que o Zelensky mesmo Protegendo o seu Pais e faz bem é um Fantoche dos EUA.

      • Oh amigo, fantoche é o Sr., fantoche do Putin! mas por acaso foram os estados unidos que invadiram a Ucrânia?? acorde para a vida homem e tire essas palas dos olhos senão qualquer dia, entra um ladrão em sua casa, mata a sua mulher e os seus filhos e você diz que a culpa é do Biden…

      • Se usa Palas é consigo cada um usa o que Gosta agora falar sem saber os Factos ou querer desvirtuar a verdade fale com Leigos que nada percebam.Se Alguem tem de acordar para vida são Pessoas como o Senhor não eu que sei do que falo e vejo a Historia não só o Momento, e claro que digo esta Guerra é sim um Pretexto dos EUA agora se quem continuar de olhos tapados é consigo , respeito a sua Opinião mas acredito mais na minha.
        Quanto a Invasões nas nossas casas , isso daria muito que falar aqui.

      • Se o Sr, é tão entendido, porque não vai ajudar ao Sr. Putin. Porque assim talvez a gerra acabasse ou se pudesse , esta gerra estupida estenderia-se a toda a Europa. (Pense nisso)

  1. Não foi á toa que elegeram um palhaço para presidente. Este anda a aprender umas piadas com o seu presidente. Estás no bom caminho. Pareces o Tariq Aziz aquando da invasão do iraque pelos EUA.

    • Podem nem ser Putinistas mas conseguir ver uma Realidade que ninguém quer discutir, Milhões Morrem em Africa e não há dinheiro para acabar com a Fome á centenas de anos mas em 1 ano já houve Milhões para enviar para uma Guerra, Milhões esses que teriam acabado ou Diminuído com a Fome e Miséria em Todo Mundo certamente

  2. Esta guerra (sim. é mesmo guerra!) está para durar e não vai terminar satisfatoriamente para ninguém. Lembrem-se do conflito israelo-palestiniano e do conflito indo-paquistanês no Caxemira, por exemplo: não são guerra aberta mas não estão resolvidos nem têm fim à vista. Os imperialistas Ruzzos não podem desistir dos seus objectivos mínimos e os Ucranianos não podem desistir da sua soberania. O que Putin exige é simplesmente inaceitável, é como se os Ingleses viessem agora exigir novamente poderes sobre a Irlanda, ou os Alemães sobre a Áustria. Como é que isto se resolve?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.