/

Guadalajara acordou coberta de gelo depois de uma invulgar tempestade de granizo

Francisco Guasco / EPA

Foram registados danos em 200 casas e lojas e pelo menos 50 carros ficaram soterrados, na sequência da tempestade de granizo que atingiu este fim-de-semana a cidade de Guadalajara, no México.

Pelo menos seis bairros de Guadalajara, no México, acordaram, este domingo, cobertos de gelo depois de uma invulgar tempestade de granizo no dia anterior ter atingido a cidade, escreve o The Guardian.

As autoridades afirmam que em algumas ruas o gelo atingiu os dois metros de profundidade, provocando estragos num total de 200 casas e lojas e fazendo com que pelo menos 50 carros fossem arrastados pelo gelo e ficassem soterrados.

“Nunca tinha visto uma cena destas em Guadalajara”, afirmou Enrique Alfaro, Governador do Estado mexicano de Jalisco. “Depois perguntamo-nos se as alterações climáticas são reais. Estes são fenómenos naturais nunca antes vistos. É incrível”, disse ainda.

A cidade, situada a norte da Cidade do México e que é uma das mais populosas do país, tinha enfrentado nos dias anteriores temperaturas que rondavam os 31ºC.

Segundo a RTP, Guadalajara encontra-se a uma altitude de mais de 1.500 metros acima do nível do mar, fazendo com que as chuvas e tempestades ocorram entre os meses de junho e setembro. Porém, embora as tempestades de granizo sazonais sejam algo comum, não havia até agora registo de nenhuma com estas dimensões.

De acordo com o jornal britânico, que cita a Proteção Civil mexicana, não houve vítimas a registar mas duas pessoas mostraram “sintomas de hipotermia”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.