Guadalajara acordou coberta de gelo depois de uma invulgar tempestade de granizo

Francisco Guasco / EPA

Foram registados danos em 200 casas e lojas e pelo menos 50 carros ficaram soterrados, na sequência da tempestade de granizo que atingiu este fim-de-semana a cidade de Guadalajara, no México.

Pelo menos seis bairros de Guadalajara, no México, acordaram, este domingo, cobertos de gelo depois de uma invulgar tempestade de granizo no dia anterior ter atingido a cidade, escreve o The Guardian.

As autoridades afirmam que em algumas ruas o gelo atingiu os dois metros de profundidade, provocando estragos num total de 200 casas e lojas e fazendo com que pelo menos 50 carros fossem arrastados pelo gelo e ficassem soterrados.

“Nunca tinha visto uma cena destas em Guadalajara”, afirmou Enrique Alfaro, Governador do Estado mexicano de Jalisco. “Depois perguntamo-nos se as alterações climáticas são reais. Estes são fenómenos naturais nunca antes vistos. É incrível”, disse ainda.

A cidade, situada a norte da Cidade do México e que é uma das mais populosas do país, tinha enfrentado nos dias anteriores temperaturas que rondavam os 31ºC.

Segundo a RTP, Guadalajara encontra-se a uma altitude de mais de 1.500 metros acima do nível do mar, fazendo com que as chuvas e tempestades ocorram entre os meses de junho e setembro. Porém, embora as tempestades de granizo sazonais sejam algo comum, não havia até agora registo de nenhuma com estas dimensões.

De acordo com o jornal britânico, que cita a Proteção Civil mexicana, não houve vítimas a registar mas duas pessoas mostraram “sintomas de hipotermia”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …

Marcelo, IL e Chega querem avanço do desconfinamento. PSD pede travão nos concelhos de maior risco

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos ao longo desta tarde. A renovação de mais um Estado de Emergência está na mira, mas há quem não concorde. O Presidente da República começou por receber o Iniciativa …

MP "não nos ligava patavina. Zero", disse major Vasco Brazão

O major Vasco Brazão, ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM), disse esta terça-feira ao coletivo de juízes do Tribunal de Santarém que o Ministério Público (MP) não "ligava patavina" à investigação e às diligências sobre …