No grupo de trabalho da Habitação cantou-se ao Santo António

Zanthia / Flickr

O grupo de trabalho parlamentar da Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidades assinalou, esta quarta-feira, a sua 100.ª reunião, com um “voto de saudação” da deputada Helena Roseta à Lei de Bases da Habitação evocando Santo António.

Numa sessão marcada para continuar as votações indiciárias da Lei de Bases da Habitação, a deputada Helena Roseta levou duas quadras alusivas ao Santo António e à temática que o grupo de trabalho tem vindo a acompanhar desde o início da legislatura.

Viva o Santo António,
viva o São João,
viva toda a gente
nesta comissão.

Viva até São Bento,
se nos arranjar
uma lei de bases
p’ra gente votar.

Helena Roseta aproveitou para propor o seu voto de saudação, assinalando também a véspera do dia de Santo António, “grande figura do século XIII português e que continua muito popular, não só na sua terra natal, mas um pouco por todo o mundo”, embora notando que “os chamados santos populares não se esgotam na figura do franciscano lisboeta”.

A deputada distribuiu depois uma simbólica recordação pelos vários grupos parlamentares, com a representação de habitações, e um “manjerico comestível” pelos jornalistas.

O deputado Álvaro Castelo-Branco, do CDS-PP, agradeceu a lembrança e desejou que “só com a ajuda” de todos os santos se poderá “ter uma boa Lei de Bases da Habitação”. “Esta quadra pode ser inspiradora para os meus colegas aqui, embora não acredito muito. Mas vamos lá a ver… pelo menos vota-se”, frisou.

O socialista Luís Vilhena salientou que o grupo de trabalho deve “a sua existência à insistência” de Helena Roseta, sublinhando “a força, o combate e a persistência” da deputada ao longo do tempo. “Sem a sua persistência e esse combate não era possível nós sequer estarmos aqui a discutir a Lei de Bases da Habitação”, vincou.

O social-democrata António Costa da Silva destacou a forma como a deputada do PS e os restantes elementos do grupo de trabalho conseguiram criar “um espírito de grupo interessante, apesar de todas as divergências” e “perspetivas diferentes”.

“Sempre entendi que na política nunca se deve lutar contra o homem, mas sim lutar pelas convicções”, afirmou o eleito do PSD, realçando a “persistência” do grupo de trabalho e considerando que a aprovação de “uma política da habitação é, sem dúvida, uma das matérias centrais para as famílias e para os portugueses”.

“Viva o Santo António, viva o São João, mas também viva a santa Helena, que nos arranjou uma lei de bases para votar”, disse o bloquista Pedro Soares, apontando também a importância de, finalmente, se poder “ter uma política pública de habitação”.

O também presidente da comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação espera que se consiga, assim, criar uma verdadeira política que assuma a função social da habitação.

A deputada Paula Santos, do PCP, sinalizou o trabalho desenvolvido na legislatura e a aprovação de “legislação e medidas positivas para as populações”, embora considerando que se podia “ter dado um passo ainda maior”, mas “não houve essa disponibilidade”.

“Houve, de facto, um conjunto de aspetos que significou um passo em frente numa matéria tão importante para as pessoas e para as famílias”, ressalvou, no entanto, a deputada comunista, confiante de que, com a aprovação da Lei de Bases da Habitação, se “dê mais um passo qualitativo e quantitativo pela garantia deste direito que a nossa Constituição consagra”.

Depois de na terça-feira terem iniciado a votação indiciária da nova lei, com a viabilização pelo PS, PCP e BE de normas relacionadas com a função social da habitação e a proteção nos despejos, os deputados voltam ao assunto no dia 19 de junho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …