No grupo de trabalho da Habitação cantou-se ao Santo António

Zanthia / Flickr

O grupo de trabalho parlamentar da Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidades assinalou, esta quarta-feira, a sua 100.ª reunião, com um “voto de saudação” da deputada Helena Roseta à Lei de Bases da Habitação evocando Santo António.

Numa sessão marcada para continuar as votações indiciárias da Lei de Bases da Habitação, a deputada Helena Roseta levou duas quadras alusivas ao Santo António e à temática que o grupo de trabalho tem vindo a acompanhar desde o início da legislatura.

Viva o Santo António,
viva o São João,
viva toda a gente
nesta comissão.



Viva até São Bento,
se nos arranjar
uma lei de bases
p’ra gente votar.

Helena Roseta aproveitou para propor o seu voto de saudação, assinalando também a véspera do dia de Santo António, “grande figura do século XIII português e que continua muito popular, não só na sua terra natal, mas um pouco por todo o mundo”, embora notando que “os chamados santos populares não se esgotam na figura do franciscano lisboeta”.

A deputada distribuiu depois uma simbólica recordação pelos vários grupos parlamentares, com a representação de habitações, e um “manjerico comestível” pelos jornalistas.

O deputado Álvaro Castelo-Branco, do CDS-PP, agradeceu a lembrança e desejou que “só com a ajuda” de todos os santos se poderá “ter uma boa Lei de Bases da Habitação”. “Esta quadra pode ser inspiradora para os meus colegas aqui, embora não acredito muito. Mas vamos lá a ver… pelo menos vota-se”, frisou.

O socialista Luís Vilhena salientou que o grupo de trabalho deve “a sua existência à insistência” de Helena Roseta, sublinhando “a força, o combate e a persistência” da deputada ao longo do tempo. “Sem a sua persistência e esse combate não era possível nós sequer estarmos aqui a discutir a Lei de Bases da Habitação”, vincou.

O social-democrata António Costa da Silva destacou a forma como a deputada do PS e os restantes elementos do grupo de trabalho conseguiram criar “um espírito de grupo interessante, apesar de todas as divergências” e “perspetivas diferentes”.

“Sempre entendi que na política nunca se deve lutar contra o homem, mas sim lutar pelas convicções”, afirmou o eleito do PSD, realçando a “persistência” do grupo de trabalho e considerando que a aprovação de “uma política da habitação é, sem dúvida, uma das matérias centrais para as famílias e para os portugueses”.

“Viva o Santo António, viva o São João, mas também viva a santa Helena, que nos arranjou uma lei de bases para votar”, disse o bloquista Pedro Soares, apontando também a importância de, finalmente, se poder “ter uma política pública de habitação”.

O também presidente da comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação espera que se consiga, assim, criar uma verdadeira política que assuma a função social da habitação.

A deputada Paula Santos, do PCP, sinalizou o trabalho desenvolvido na legislatura e a aprovação de “legislação e medidas positivas para as populações”, embora considerando que se podia “ter dado um passo ainda maior”, mas “não houve essa disponibilidade”.

“Houve, de facto, um conjunto de aspetos que significou um passo em frente numa matéria tão importante para as pessoas e para as famílias”, ressalvou, no entanto, a deputada comunista, confiante de que, com a aprovação da Lei de Bases da Habitação, se “dê mais um passo qualitativo e quantitativo pela garantia deste direito que a nossa Constituição consagra”.

Depois de na terça-feira terem iniciado a votação indiciária da nova lei, com a viabilização pelo PS, PCP e BE de normas relacionadas com a função social da habitação e a proteção nos despejos, os deputados voltam ao assunto no dia 19 de junho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …