Grupo no Facebook ajuda 900 pessoas carenciadas na ilha de S. Miguel

foto: photoexpress

Um grupo solidário criado através das redes sociais alimenta cerca de 900 pessoas carenciadas na ilha de São Miguel, um apoio anónimo que já se estende para além da alimentação e junta dezenas de voluntários, particulares, comerciantes e empresas.

“Começámos com 60 pessoas e actualmente apoiamos cerca de 900. E neste momento, infelizmente, não temos capacidade para responder a muito mais”, disse à Lusa Sónia Borges de Sousa, que integra o projecto Info Solidário.

O projecto arrancou no final de Outubro de 2012 e nasceu na rede social Facebook depois de uma professora ter colocado um ‘post’ onde manifestava preocupação por ter uma aluna que evidenciava graves carências alimentares.

“Houve um grupo de cidadãos que achou que o Facebook não deveria servir apenas para criticar, mas que também, através de uma rede social, se poderia fazer um projecto e algo em prol da comunidade”, acrescentou Sónia Borges de Sousa, revelando que desde então são “muitos os anónimos que semanalmente doam bens”.

O Info Solidário já apoia cerca de 900 pessoas carenciadas, referenciadas pelas juntas de freguesia e, nalguns casos, por assistentes sociais ou instituições de solidariedade social.

Graças ao envolvimento de “dezenas” de voluntários, o projecto tem vindo a crescer e já existem em São Miguel, nos Açores, quatro núcleos com o nome de Info Solidário, “um abrangendo São José e Matriz, outro em São Pedro” (concelho de Ponta Delgada) e outro na “Ribeira Grande e ainda Rabo de Peixe”, segundo Sónia Borges de Sousa.

Existe ainda o projecto Fajã de Baixo Solidária que nasceu dentro do Info Solidário.

“Face às carências alimentares e ao número de pessoas que rapidamente nos apercebemos que existiriam, aquilo que nos pareceu mais lógico, quer também pelo equilíbrio alimentar, seria a distribuição de uma sopa, daí que o primeiro bem que tenhamos começado por distribuir tenha sido exactamente as sopas”, explicou, acrescentando que a distribuição é feita todos os sábados.

A voluntária sublinha que o Info Solidário “não é um projecto de sopas“, mas “é muito mais do que isto”, destacando “a relação de amizade” entre os voluntários e as pessoas apoiadas.

Além da alimentação, o Info Solidária chega a apoiar pontualmente grávidas com enxovais para os seus bebés, doentes que precisam de próteses ou na aquisição de óculos, disponibilizando ainda apoio jurídico e tentando encaminhar os desempregados para ofertas de emprego que possam surgir.

Feijão, leite, iogurtes e pão são alguns dos donativos, mas a grande percentagem dos legumes para as sopas vem dos comerciantes do mercado da Graça, em Ponta Delgada, que doam aquilo que não conseguem guardar para venda.

Segundo Sónia Borges de Sousa, os ‘stocks’ são “muito bem geridos” para que todas as semanas seja possível disponibilizar “sopas equilibradas”.

No caso dos idosos, a entrega das refeições é feita ao domicílio e estes têm sempre refeições completas, de acordo com a estrutura do programa em Ponta Delgada.

“A sopa e o pão estão assegurados semanalmente também para as outras pessoas. Depois, e intercaladamente, numa semana damos o segundo prato e na outra semana ou damos leite e cereais ou damos iogurtes e bolachas”, explicou, indicando que quando é possível é também disponibilizada fruta, isto no caso de Ponta Delgada.

Até há bem pouco tempo, as sopas eram confeccionadas, no caso de Ponta Delgada, por voluntários, mas este trabalho passou a ser feito numa cozinha industrial disponibilizada por uma empresa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …