Afinal, Greta não vai ao Parlamento português

Afinal, Greta Thunberg não irá à Assembleia da República durante a sua curta passagem por Portugal, já na próxima semana.

Entre terça e quinta-feira, dependendo das condições meteorológicas, a ativista sueca Greta Thunberg pisará território nacional. No entanto, apesar de se ter mostrado “recetiva” a uma ida à Assembleia da República, as condições da viagem de barco alteraram os seus planos.

O cansaço acumulado durante a travessia, que teve início nos Estados Unidos e que leva já mais de 15 dias, aconselha descanso, avança o Expresso, que confirmou a informação junto de uma fonte próxima da equipa da jovem sueca.

A jovem estará em Portugal durante cerca de 24 horas, tempo suficiente para conhecer alguns líderes portugueses dos movimentos pró-clima e para uma breve conferência de imprensa, na Doca de Alcântara, em Lisboa.

Depois da cerimónia informal, que será transmitida pela RTP, a jovem terá encontros privados com outros ativistas e aproveitará para descansar. O destino final é Madrid, onde decorre a Cimeira do Clima, entre os dias 2 e 13 de dezembro.

Greta saiu a 13 de novembro de Hampton, nos Estados Unidos, onde participou na Cimeira do Clima de Nova Iorque e onde havia chegado também a bordo de um veleiro. A ideia era que depois, além da visita ao Canadá, descesse a costa oeste norte-americana rumo a Santiago do Chile, para onde estava prevista a COP-25, a Cimeira do Clima.

No entanto, o local do encontro foi alterado para Madrid devido à convulsão social e política que se vive no Chile. Quando souberam da mudança, os deputados portugueses da comissão parlamentar de Ambiente aprovaram, por unanimidade, uma proposta para levar Greta ao Parlamento. A jovem mostrou-se “recetiva” à ideia, mas, com os percalços da viagem, a hipótese cai por terra.

Fonte oficial do gabinete do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, adiantou ao matutitno que há “disponibilidade total para pensar um novo modelo” de visita.

Com o calendário apertado, põe-se agora a hipótese de a participação de Greta ser feita após a COP-25. Contudo, não é certo que Greta esteja disponível para voltar a Portugal quando deixar Madrid.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Devia era ir para casa e inscrever-se na sua escola a ver se aprendia alguma coisa de jeito. A coitada calada seria uma grande adivinhadora.

  2. Claro que os deputados que não são estúpidos não ignoram que a miúda está a ser manipulada para determinados objetivos bem visíveis ainda que o embuste temático continue até se esgotar.

  3. Por que é que são assim com a Greta? A Greta no fundo conseguiu aquilo que todos queríamos quando eramos mais novos: arranjar um pretexto para não ir às aulas e andar a passear!

RESPONDER

Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA …

Seis enfermeiros infetados e cirurgias canceladas no hospital de Beja

O hospital de Beja detetou esta quinta-feira seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde …

Reformas na função pública subiram para 43% (e um quinto são professores)

Mais de 6.500 trabalhadores das administrações públicas aposentaram-se na primeira metade deste ano, o que representa um crescimento de 43% face ao mesmo período de 2019. A maioria das saídas deriva de áreas como a …

“Arma de diagnóstico”. Teste que distingue covid-19 de outras infeções respiratórias chega a Portugal

A Unilabs vai disponibilizar um teste que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”, auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos. “A ideia era tentarmos ter uma ferramenta de diagnóstico …

Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira. A mulher, de 23 anos, morreu na …

PS recua nas petições e propõe 7.500 assinaturas para ultrapassar veto de Marcelo

O PS vai avançar com uma proposta de alteração que coloca nos 7.500 o número de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida na Assembleia da República.  O objetivo do PS é contornar o veto …

Rui Rangel endividava-se, teve execuções fiscais e contas penhoradas

Rui Rangel teve vários processos de execução fiscal por falta de pagamentos de impostos e até contas penhoradas. Era o seu alegado testa-de-ferro que o ajudava a regularizar os pagamentos. Era comum o ex-juiz Rui Rangel …

Todos os dias, 500 famílias pedem à EDP para pagarem a luz em prestações

Desde o início da pandemia até ao fim de agosto, 500 famílias pediram diariamente ajuda à EDP para pagarem a fatura da luz em prestações. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Nem a DGS nem a Segurança Social sabem o número real de infetados em lares

O Governo tem vindo a dizer que os lares de idosos são uma “prioridade total” em plena pandemia, mas não conhece o problema em detalhe. A DGS conta que sejam mais de 4.700 infetados, mas …

Quatro feridos com arma branca junto à antiga redação do Charlie Hebdo

Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas, duas das quais com gravidade, com armas brancas em Paris, junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, anunciou a polícia da capital de França. Dois dos …