Afinal, Greta não vai ao Parlamento português

Afinal, Greta Thunberg não irá à Assembleia da República durante a sua curta passagem por Portugal, já na próxima semana.

Entre terça e quinta-feira, dependendo das condições meteorológicas, a ativista sueca Greta Thunberg pisará território nacional. No entanto, apesar de se ter mostrado “recetiva” a uma ida à Assembleia da República, as condições da viagem de barco alteraram os seus planos.

O cansaço acumulado durante a travessia, que teve início nos Estados Unidos e que leva já mais de 15 dias, aconselha descanso, avança o Expresso, que confirmou a informação junto de uma fonte próxima da equipa da jovem sueca.

A jovem estará em Portugal durante cerca de 24 horas, tempo suficiente para conhecer alguns líderes portugueses dos movimentos pró-clima e para uma breve conferência de imprensa, na Doca de Alcântara, em Lisboa.

Depois da cerimónia informal, que será transmitida pela RTP, a jovem terá encontros privados com outros ativistas e aproveitará para descansar. O destino final é Madrid, onde decorre a Cimeira do Clima, entre os dias 2 e 13 de dezembro.

Greta saiu a 13 de novembro de Hampton, nos Estados Unidos, onde participou na Cimeira do Clima de Nova Iorque e onde havia chegado também a bordo de um veleiro. A ideia era que depois, além da visita ao Canadá, descesse a costa oeste norte-americana rumo a Santiago do Chile, para onde estava prevista a COP-25, a Cimeira do Clima.

No entanto, o local do encontro foi alterado para Madrid devido à convulsão social e política que se vive no Chile. Quando souberam da mudança, os deputados portugueses da comissão parlamentar de Ambiente aprovaram, por unanimidade, uma proposta para levar Greta ao Parlamento. A jovem mostrou-se “recetiva” à ideia, mas, com os percalços da viagem, a hipótese cai por terra.

Fonte oficial do gabinete do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, adiantou ao matutitno que há “disponibilidade total para pensar um novo modelo” de visita.

Com o calendário apertado, põe-se agora a hipótese de a participação de Greta ser feita após a COP-25. Contudo, não é certo que Greta esteja disponível para voltar a Portugal quando deixar Madrid.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Devia era ir para casa e inscrever-se na sua escola a ver se aprendia alguma coisa de jeito. A coitada calada seria uma grande adivinhadora.

  2. Claro que os deputados que não são estúpidos não ignoram que a miúda está a ser manipulada para determinados objetivos bem visíveis ainda que o embuste temático continue até se esgotar.

  3. Por que é que são assim com a Greta? A Greta no fundo conseguiu aquilo que todos queríamos quando eramos mais novos: arranjar um pretexto para não ir às aulas e andar a passear!

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …