Governo vai obrigar empresas a ter um terço de mulheres na gestão

SXC

-

O governo vai impor às empresas do Estado e às empresas cotadas em Bolsa quotas de género nas respectivas administrações.

A ideia é obrigar estas empresas a ter na gestão um mínimo de 33% do género menos representado, habitualmente as mulheres.

A informação foi confirmada pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade ao Dinheiro Vivo notando que o objectivo do governo é avançar “muito em breve” com esta medida.

Ainda não há uma data marcada para a entrada em vigor da medida mas o governo pretende que até 2020 os conselhos de administração das empresas “tenham de cumprir uma quota de 33% para o género menos representado”.

Nas empresas do Estado, “as quotas terão de ser cumpridas até 2018”, refere a publicação.

Esta é uma medida que já estaria a ser preparada pelo governo de Passos Coelho, que teria até assinado um acordo com 13 empresas cotadas em Bolsa, em Junho de 2015, no sentido de que os respectivos conselhos de administração fossem compostos por um mínimo de 30% de mulheres até 2018.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. A existência de cotas para o género feminino na administrações é o mesmo que passar um atestado de incapacidade, com o que não posso concordar.
    Por outro lado é ingerência na vida privada das empresas. Podemos imaginar que no futuro uma empresa vitima de gestão desastrosa/danosa por parte de algum membro feminino da administração possa reclamar indemnização ao estado em instâncias internacionais.
    Ainda por outro lado, podemos considerar que passa a haver descriminação do género masculino, por exemplo em empresas onde mais de 66% da administração é feminina.

  2. Mais um tiro no pé.
    Em 1.º, o Governo responde por todos os funcionários de tudo que é Estado e, aí se o fizesse estava a dar um bom exemplo sem utilizar o impor.
    Sugiro que comessem pelos Deputados e pelos membros do Governo.
    As Empresas privadas têm um dono, ou seja um PATRÃO, era o que faltava que o Governo viesse a impor quem devia ter ao meu serviço.
    Santa ignorância, infelizmente nesta valência PORTUGAL tem em excesso, como diz o POVO, tem para dar e vender, isto se houver comprador.

  3. Esta mulher, é um transexual, o género menos representado. Depois provavelmente vêm as lésbicas e depois os gays. Como cada um tem de estar representado a 33% não há lugar para mais nenhum género

  4. Mas será que o dinheiro dos meus impostos não tem mais utilidade que pagar os ordenados a estes psudo-legisladores que não fazem a mínima ideia do que estão a falar?
    Qualquer dia temos nascimentos por quotas, se uma família tiver 3 filhos um deles deve ser obrigatoriamente menina.
    Espero que numa empresa que seja maioritariamente gerida por mulheres, também existe uma quota mínima pra os homens nos órgão de gestão.
    Como já dizia alguém bastante conhecido – e esta hein!!!!

RESPONDER

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …

Revelados novos petróglifos neolíticos nas cavernas da "Montanha Alienígena"

Um astrobiólogo e geólogo do Sri Lanka descobriu "petróglifos neolíticos únicos" muito diferentes dos até agora descobertos no Sri Lanka. Estas verdadeiras obras de arte foram esculpidas nas paredes das cavernas na lendária “Montanha Alienígena”. Segundo …

Rio questiona significado de saída de políticos da comissão de honra de Vieira

O presidente do PSD, Rui Rio, questionou esta quinta-feira qual o significado da saída de políticos como o primeiro-ministro da comissão de honra do recandidato a presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Numa publicação na sua …

Contrariada, Jamila Madeira sai do Governo de "consciência tranquila". Fenprof estranha jurista na Educação

A ex-secretária de Estado Jamila Madeira, que se manifestou "surpreendida" com a sua exoneração do Governo, salientou esta quinta-feira que vai continuar na vida política e que sai do executivo com contas positivas no Serviço …

Encontrado urso das cavernas com 22 mil anos intacto em ilha do Ártico (e ainda tem dentes)

Pastores de renas na remota ilha siberiana de Bolshoy Lyakhovsky descobriram o esqueleto inteiro deum  urso da caverna com tecidos moles ainda preservados após 22 mil anos enterrado no solo congelado. A Ilha Bolshoy Lyakhovsky - …

João Ferreira apresenta-se candidato de Abril (e não a “percentagens eleitorais”)

O eurodeputado João Ferreira apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura a Presidente da República pelo PCP em nome dos “valores de Abril” como um “espaço de convergência” e recusou fixar metas ou percentagens para as …

FC Porto, Aves. Benfica disciplinado. 821 pessoas num jogo... Os números da Liga

Um dia antes do início da I Liga 2020/2021, espreitamos o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Há muito para ler sobre a época passada, provavelmente a mais …

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras e coloca exército em alerta

O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou esta quinta-feira que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras do país com a …

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …