Governo vai injectar 4 mil milhões de euros na Caixa

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

António Costa e Mário Centeno

O governo já aprovou a recapitalização pública da Caixa Geral de Depósitos em 4 mil milhões de euros, garante o jornal Expresso deste sábado, notando que António Costa já começou a lançar “charme” às instâncias europeias para viabilizar o processo.

O jornal Expresso adianta que a injecção de capital público no Banco foi uma das condições impostas a António Costa por António Domingues, o actual vice-presidente do BPI que o governo quer colocar à frente da Caixa.

E, perante o aval à recapitalização, o futuro presidente da CGD já estará a trabalhar com António Costa no sentido de definir um plano estratégico para proceder a esta injecção que o governo terá que negociar com a Comissão Europeia.

O primeiro-ministro já terá falado do assunto com a presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu, Danièle Nouy, e com a líder do Conselho Único de Resolução, Elke König, de acordo com o mesmo jornal, que sublinha que houve boa receptividade destas autoridades europeias para a recapitalização.

Mas segundo realça o Expresso, o Estado pode optar por injectar estes 4 mil milhões na CGD como “um investimento com retorno prometido” e não como uma mera ajuda pública, cenário em que não seria necessária a autorização da Direcção Geral da Concorrência da CE.

Esta semana, a Caixa apresentou prejuízos da ordem dos 74 milhões de euros, no primeiro trimestre do ano, valor em contraponto com os 2,1 milhões de euros de lucros obtidos no mesmo período do ano passado.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olhe sr. engenheiro costa, primeiro ministro em exercício em Portugal, acho muito bem que injecte quatro mil milhões de dinheiro de contribuintes na Caixa. Mas não se esqueça a seguir de nomear como administrador-mor o sr. vara e quejandos, porque assim vamos tendo sempre dinheiro «fresco» na dita Caixa. E é bom levantar uma notinhas novas que ainda cheiram a fábrica…

  2. Afinal injectar dinheiro do Estado na falida CGD já não é problema para a esquerda porque evidentemente trata-se de um banco público que como infelizmente quase todas as empresas públicas estão falidas e descapitalizadas, como mudam de opinião tão facilmente!

  3. O Governo em vez de INJETAR o dinheiro dos portugueses que INJETE os bens do crédito e os bens dos responsáveis pelo pedido de crédito e dos MAUS GESTORES que autorizaram tal BURRICE, para garantir que isto não se volta a repetir.

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …