Governo vai injectar 4 mil milhões de euros na Caixa

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

António Costa e Mário Centeno

O governo já aprovou a recapitalização pública da Caixa Geral de Depósitos em 4 mil milhões de euros, garante o jornal Expresso deste sábado, notando que António Costa já começou a lançar “charme” às instâncias europeias para viabilizar o processo.

O jornal Expresso adianta que a injecção de capital público no Banco foi uma das condições impostas a António Costa por António Domingues, o actual vice-presidente do BPI que o governo quer colocar à frente da Caixa.

E, perante o aval à recapitalização, o futuro presidente da CGD já estará a trabalhar com António Costa no sentido de definir um plano estratégico para proceder a esta injecção que o governo terá que negociar com a Comissão Europeia.

O primeiro-ministro já terá falado do assunto com a presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu, Danièle Nouy, e com a líder do Conselho Único de Resolução, Elke König, de acordo com o mesmo jornal, que sublinha que houve boa receptividade destas autoridades europeias para a recapitalização.

Mas segundo realça o Expresso, o Estado pode optar por injectar estes 4 mil milhões na CGD como “um investimento com retorno prometido” e não como uma mera ajuda pública, cenário em que não seria necessária a autorização da Direcção Geral da Concorrência da CE.

Esta semana, a Caixa apresentou prejuízos da ordem dos 74 milhões de euros, no primeiro trimestre do ano, valor em contraponto com os 2,1 milhões de euros de lucros obtidos no mesmo período do ano passado.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olhe sr. engenheiro costa, primeiro ministro em exercício em Portugal, acho muito bem que injecte quatro mil milhões de dinheiro de contribuintes na Caixa. Mas não se esqueça a seguir de nomear como administrador-mor o sr. vara e quejandos, porque assim vamos tendo sempre dinheiro «fresco» na dita Caixa. E é bom levantar uma notinhas novas que ainda cheiram a fábrica…

  2. Afinal injectar dinheiro do Estado na falida CGD já não é problema para a esquerda porque evidentemente trata-se de um banco público que como infelizmente quase todas as empresas públicas estão falidas e descapitalizadas, como mudam de opinião tão facilmente!

  3. O Governo em vez de INJETAR o dinheiro dos portugueses que INJETE os bens do crédito e os bens dos responsáveis pelo pedido de crédito e dos MAUS GESTORES que autorizaram tal BURRICE, para garantir que isto não se volta a repetir.

RESPONDER

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …