Governo vai injectar 4 mil milhões de euros na Caixa

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

António Costa e Mário Centeno

O governo já aprovou a recapitalização pública da Caixa Geral de Depósitos em 4 mil milhões de euros, garante o jornal Expresso deste sábado, notando que António Costa já começou a lançar “charme” às instâncias europeias para viabilizar o processo.

O jornal Expresso adianta que a injecção de capital público no Banco foi uma das condições impostas a António Costa por António Domingues, o actual vice-presidente do BPI que o governo quer colocar à frente da Caixa.

E, perante o aval à recapitalização, o futuro presidente da CGD já estará a trabalhar com António Costa no sentido de definir um plano estratégico para proceder a esta injecção que o governo terá que negociar com a Comissão Europeia.

O primeiro-ministro já terá falado do assunto com a presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu, Danièle Nouy, e com a líder do Conselho Único de Resolução, Elke König, de acordo com o mesmo jornal, que sublinha que houve boa receptividade destas autoridades europeias para a recapitalização.

Mas segundo realça o Expresso, o Estado pode optar por injectar estes 4 mil milhões na CGD como “um investimento com retorno prometido” e não como uma mera ajuda pública, cenário em que não seria necessária a autorização da Direcção Geral da Concorrência da CE.

Esta semana, a Caixa apresentou prejuízos da ordem dos 74 milhões de euros, no primeiro trimestre do ano, valor em contraponto com os 2,1 milhões de euros de lucros obtidos no mesmo período do ano passado.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olhe sr. engenheiro costa, primeiro ministro em exercício em Portugal, acho muito bem que injecte quatro mil milhões de dinheiro de contribuintes na Caixa. Mas não se esqueça a seguir de nomear como administrador-mor o sr. vara e quejandos, porque assim vamos tendo sempre dinheiro «fresco» na dita Caixa. E é bom levantar uma notinhas novas que ainda cheiram a fábrica…

  2. Afinal injectar dinheiro do Estado na falida CGD já não é problema para a esquerda porque evidentemente trata-se de um banco público que como infelizmente quase todas as empresas públicas estão falidas e descapitalizadas, como mudam de opinião tão facilmente!

  3. O Governo em vez de INJETAR o dinheiro dos portugueses que INJETE os bens do crédito e os bens dos responsáveis pelo pedido de crédito e dos MAUS GESTORES que autorizaram tal BURRICE, para garantir que isto não se volta a repetir.

RESPONDER

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …