Governo vai criar rede de escolas para atletas de alta competição

Inácio Rosa / Lusa

A atleta portuguesa Patrícia Mamona na final do triplo salto no Rio 2016

O Governo vai criar uma rede de escolas para atletas de alta competição, uma medida que tem como objetivo ajudar os alunos-atletas a conciliar as aulas e os treinos.

O Governo português lançou o projeto das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) com o objetivo de ajudar os atletas de alta competição a conciliar a preparação desportiva com os bons resultados escolares. Apesar de estar uma fase primária, o projeto está já a dar bons resultados.

As primeiras Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola foram implementadas em 2017, mas o projeto tem resultado. Por isso, segundo o Público, com a portaria que é publicada esta segunda-feira, fica criada a rede de escolas a que são acrescentadas mais três. A iniciativa foi pensada para alunos do 3º ciclo do ensino secundário apesar de envolver estudantes mais novos. No total, estão abrangidos por estas UAARE desportistas de 40 modalidades, desde a canoagem à ginástica.

De acordo com o diário, nos primeiros sete meses do ano, os alunos destas UAARE conseguiram garantir 17 lugares no pódio em provas europeias. Além disso, os índices de aproveitamento académico têm revelado sinais encorajadores, isto porque o índice de sucesso dos estudantes/atletas (calculado através do número de disciplinas em que tiveram notas positivas) foi de 93,5% no final do ano letivo de 2018/2019.

O projeto-piloto que arrancou em 2017 envolvia 60 alunos e quatro escolas. No ano letivo passado, registou-se a participação de 413 atletas, e no ano anterior 160. Os resultados positivos desta iniciativa justificam o reforço da aposta para o próximo ano letivo, sendo que às 16 escolas que já têm estas unidades vão ser adicionadas outras três – em Lagoa, Leiria e Lisboa.

O Ministério da Educação estima que em 2019/2020 o número de alunos-atletas suba para 600 e que as UAARE deixem de ser um projeto-piloto e passem a ser uma rede escolar sólida.

A portaria publicada em Diário da República define os intervenientes no processo e o “compromisso de conciliação da carreira dupla”, bem condições de matrícula e ou renovação da inscrição destes estudantes.

Conforme explica o Observador, cada unidade tem um período de tempo reservado para que os alunos-atletas possam ter apoio personalizado, requisitar a presença de um professor da disciplina que pretendem trabalhar para tirar dúvidas, ou recuperar matéria, preparar para testes e exames.

Além disso, têm à disposição, via internet, todos os materiais curriculares de apoio e uma plataforma online que permite que, mesmo estando e estágio ou competição, os alunos possam manter-se a par daquilo que os colegas de turma estão a aprender.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …