​Empresas receberam quase 3.600 milhões. Governo vai reforçar linhas de crédito

António Cotrim / Lusa

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Esta terça-feira, o ministro da Economia anunciou o reforço das linhas de crédito e disse que 3.583 milhões de euros já chegaram às empresas através das linhas criadas pelo Executivo.

O ministro da Economia disse, esta terça-feira, já terem chegado às empresas 3.583 milhões de euros no âmbito das linhas de crédito lançadas pelo Governo, que vai agora criar novas linhas “dirigidas especificamente às micro e pequenas empresas”.

Temos capacidade de abrir novas linhas de crédito, estamos para isso autorizados pela Comissão Europeia e vamos fazê-lo”, afirmou Pedro Siza Vieira, numa audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação que decorreu esta manhã na Assembleia da República, sobre as consequências económicas da pandemia de covid-19.

Salientando que estas linhas de crédito “fizeram, em dois meses, chegar às empresas o equivalente a um trimestre de crédito total às empresas do sistema bancário em anos anteriores”, o governante disse que o Governo está “a discutir com o sistema bancário a melhor forma de satisfazer a procura de crédito que não foi satisfeita” até agora.

“Temos que assegurar que cobrimos agora as margens, pelo que a prioridade na próxima abertura de uma linha de crédito será dirigirmo-nos a micro e pequenas empresas, que é onde há mais procura ainda não satisfeita”, adiantou.

Convicto de que “o impacto mais violento da crise se terá verificado na segunda quinzena de março e na primeira quinzena de abril”, o ministro disse que “maio foi já um mês de alguma recuperação, em que não apenas o ritmo de crescimento do desemprego se atenuou, como se começou a verificar algum crescimento nos índices de produção industrial e de confiança dos consumidores”.

Relativamente aos sistemas de incentivos, Siza Vieira salientou que “foram também uma forma de dar liquidez às empresas, porque entre as moratórias aos reembolsos dos incentivos anteriores e a aceleração de pagamentos de pedidos que estavam formulados pelas empresas já foram injetados nas empresas 400 milhões de euros nos últimos dois meses”.

Segundo adiantou, o sistema Covid-inovação “teve uma procura muito superior aos 100 milhões de euros que foram inicialmente colocados no aviso”, tendo já sido aprovados apoios de 92 milhões de euros e estando previsto um reforço, inicialmente pelo Compete, em 75 milhões de euros, e depois com reforços adicionais.

Quanto ao programa Adaptar, dirigido a micro e pequenas e médias empresas, “já esgotou a dotação para as micro empresas e está também muito próximo disso nas de pequena e média dimensão”, disse, acrescentando que “toda a gente percebeu que foi uma boa ideia”, pelo que continuarão a ser disponibilizados neste âmbito recursos às empresas.

“É altura de salvar as empresas. Julgo que vamos ter, seguramente, um final de ano e um próximo ano que vai ser de um crescimento muito significativo das economias europeias e o que precisamos de assegurar é que as empresas sobrevivem até lá”, afirmou.

No que se refere aos pagamentos a fornecedores, o governante admitiu que a dívida do Estado a mais de 90 dias “era, em abril deste ano, ainda de 476 milhões de euros, menos 137 milhões de euros do que em fevereiro”, avançando que “muita desta dívida em atraso é dívida das autarquias locais e das regiões autónomas”, sendo “importante em todos os setores da administração trabalhar-se neste sentido”.

Quanto aos reembolsos de IRS, Pedro Siza Vieira disse ter a indicação “de que durante o mês de junho serão integralmente pagos”, assegurando que “não há gestão de tesouraria” a este nível.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Molly bate recorde ao nascer de um embrião congelado há 27 anos

No início deste ano, um embrião que foi congelado em 1992 foi implantado no útero de uma mulher. Agora, 27 anos depois, nasceu Molly Gibson. A bebé nasceu do mais antigo embrião do mundo que resultou …

Apareceu um terceiro monólito metálico. Agora, foi numa montanha da Califórnia

Um monólito metálico, semelhante aos encontrados há pouco tempo no deserto de Utah, nos Estados Unidos, e na cidade romena de Piatra Neamt, surgiu agora no estado norte-americano da Califórnia. A estrutura foi encontra na …

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …