/

Governo quis integrar Banif na CGD mas foi impedido por Bruxelas

2

partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa, com o ministro das Finanças, Mário Centeno

O primeiro-ministro, António Costa, com o ministro das Finanças, Mário Centeno

O Governo pretendia recapitalizar o Banif e integrá-lo na Caixa Geral de Depósitos, uma solução que foi impedida pelas regras da Comissão Europeia.

A solução passava por recapitalizar o Banif e pela sua consequente integração na CGD, revelou esta terça-feira o ministro das Finanças no Parlamento.

“O Governo preferia uma outra alternativa, mas por restrições legais não foi implementada”, explicou Mário Centeno, citado pela agência Lusa.

As regras vindas de Bruxelas adiaram esta hipótese, uma vez que os dois bancos estão ainda a receber apoios.

Tanto o Banif como a Caixa Geral de Depósitos receberam apoio estatal em 2013 e a Comissão Europeia não permite novas ajudas antes de serem devolvidos os valores em causa.

Além disso, a CGD ficou ainda impedida de realizar aquisições, pelo que não pode neste momento ficar com o Banif. De acordo com o ministro, esta tinha sido uma boa opção em 2012, antes de se ter optado pela ajuda de Estado.

A notícia vem depois de Centeno ter confirmado que o Orçamento Retificativo para 2015 vai contar com uma injeção total de 2.255 milhões de euros para financiar a medida de resolução do Banif.

O ministro adiantou que esta situação vai refletir-se no défice em mais de 1 ponto percentual, levando-o para “perto dos 4%”.

A proposta para alterar a lei orçamental será discutida e votada na próxima quarta-feira na Assembleia da República.

O Partido Comunista já anunciou que vai votar contra esta proposta do Governo, uma vez que vai acabar por transferir para os contribuintes uma parte dos encargos.

Já o Bloco de Esquerda revelou que vai impor duas condições para aprovar esta proposta, a primeira das quais é a criação de uma nova lei de intervenção no sistema financeiro, com a constituição de uma nova autoridade nacional e a retirada de poderes ao Banco de Portugal.

A segunda garantia pretendida pelo Bloco é a de que o Novo Banco fica na esfera pública, com o Estado a assumir a direção do Fundo de Resolução e o fim da proteção aos chamados credores séniores.

ZAP

2 Comments

  1. Mas afinal não era o PS que ainda há bem pouco tempo tinha soluções para tudo e um senhor Costa capaz de bater o pé em Bruxelas a toda aquela maralha de incompetentes? Afinal estamos a ver que está a seguir as pisadas do seu antecessor por certamente não ter outra alternativa, só que em breve vai ficar como o seus camaradas Hollande e Stripas, o primeiro iria pôr a senhora Merkel em sentido acabou subserviente, o segundo iria revolucionar toda a UE e acabou em lambe-botas e o senhor Costa vai-lhe seguir as pisadas e o PCP e BE engolir sapos todos os dias.

    • Vamos la’ a ver se percebi bem:

      Estamos perante uns aldraboes que mentiram e esconderam ao povo portugues que a “saida limpa” afinal era suja, que os “cofres cheios” afinal estavam vazios, que as empresas privadas e os bancos privados e’ que “sao bons gestores” porque o estado e’ um “monstro” e “mau gestor” e deve vender tudo (a preco de saldo) aos privados; estamos perante vigaristas PAFiosos que meteram milhoes traz de milhoes do NOSSO dinheiro dos nossos impostos, nestes bancos privados, que ate’ os compinchas da Comissao Europeia, DA MESMA COR PAFiosa, diziam estar falido e sem solucao;

      Tambem nao contestam que estamos perante uma Merkel que representa os interesses dos que andam a roubar o dinheiro pubico para o entregar ao privado; perante uma UE dominada pelas MErkels, que impoem a sua vontade a governos democraticamente eeitos, a programas politicos e economicos democraticamente eleitos, porque podem, ou seja, PELA LEI DA FORçA, nao por terem razao ou legitimidade;

      Mas os senhores PAFIOzos GOZAM e estao a adorar, e desejosos de verem os ladroes, os vigaristas, as ditadorazinhas e Hitlers de saias a esmagarem o governo DEMOCRATICAMENTE eleirto do seu Pais, de verem os interesses de Portugal espezinhados, de verem os nossos impostos ROUBADOS, e Portugal de joelhos.

      OK. Esta’ certo. Deves estar pois a receber como lacaio desses interesses, e espero que estejas a ser bem pago, porque a alternativa seria ser muito, muito muito, mas mesmo muito mentecapto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.