Governo acusa PSD de ser responsável por suspender linha circular do Metro de Lisboa

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares acusou o PSD, esta quarta-feira, de ser o responsável pelas consequências da suspensão da construção da linha circular do Metro de Lisboa, sublinhado que o projeto já está em curso.

O governante falava hoje no plenário, durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), em reação às propostas do PCP e do PAN aprovadas durante a madrugada no sentido de suspender o processo de construção da linha circular do Metropolitano de Lisboa.

Esta obra está em curso e os senhores vão ser responsáveis [….] por perda de fundos comunitários e por pagar indemnizações aos empreiteiros”, disse Duarte Cordeiro.

A proposta do PCP que defende que seja dada prioridade à estação da rede metropolitana até Loures, bem como para Alcântara e zona ocidental de Lisboa, foi aprovada com votos a favor do PSD, BE, PCP, CDS, PAN e Chega, a abstenção da Iniciativa Liberal e o voto contra do PS.

Já a do PAN obteve os votos favoráveis do PSD, BE, PCP e Chega, os votos contra do PS e da Iniciativa Liberal e a abstenção do CDS.

“Do PSD esperávamos um pouco mais”, disse o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, acrescentando que o estudo que a proposta aprovada prevê já existe e que “a obra já está em curso” e por isso terá consequências.

A suspensão do processo “implica provavelmente o pagamento de fortes indemnizações” aos empreiteiros e arrisca a perda de “centenas de milhões de euros de fundos comunitários”, disse o secretário de Estado.

Além disso, vai suspender o projeto “no mínimo por três anos”, acrescentou Duarte Cordeiro, apelando ao “bom senso”.

O deputado do PSD, Carlos Silva, afirmou que “não há obra nenhuma” em curso e precisou que a aprovação destas propostas impede que o Governo “transforme o metro numa espécie de carrossel para turistas“.

Hoje, em declarações ao semanário Expresso, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, espera que a decisão dos sociais-democratas relativamente às propostas aprovadas no Parlamento ainda seja “corrigida”.

Segundo o governante, são 83 milhões de euros de perda de fundos, destacando ainda que, desta forma, não poderá haver qualquer obra no metro até depois de 2023, uma vez que os fundos têm de ser investidos até ao final desse ano. “É trocar isto por zero. Não haverá qualquer possibilidade de fazer qualquer obra no Metro de Lisboa”.

Matos Fernandes critica ainda os partidos de esquerda por defender o combate às alterações climáticas e depois chumbarem uma obra que, segundo diz, vai ser essencial para o transporte público e para reduzir as emissões. “Acabam por torpedear esse combate às alterações climáticas”, afirma.

A votação final global do Orçamento do Estado para 2020 está marcada para esta quinta-feira, dia 6 de fevereiro. Na generalidade, o PS foi o único a votar a favor do documento. Bloco, PCP, PAN, PEV, Livre e os três deputados do PSD-Madeira abstiveram-se. Como seria de esperar, PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …