Governo tem um “polícia bom” e um “polícia mau” (e ninguém sabe quem vai ganhar)

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

O Governo ficou “assustado” com as sondagens e foi por isso que decidiu retomar as negociações com os professores e com os enfermeiros, defende Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, notando que há, neste momento, um “polícia bom” e um “polícia mau” no Executivo.

Marques Mendes acredita que “o Governo, de repente, mudou de estratégia” e voltou à mesa das negociações com professores e enfermeiros porque ficou “assustado” com “a greve de fome de um enfermeiro” – “um ato de desespero que, a prazo, se podia virar contra o Governo” -, “com as reações dos funcionários públicos” no caso da ADSE e “com a queda do PS nas sondagens”.

As greves não matam, mas moem, criam desgaste e isso vê-se nas sondagens”, frisa ainda o comentador no seu espaço de opinião na SIC.

Assim, neste momento, o Governo tem um “polícia bom”, o primeiro-ministro António Costa que está recetivo a negociar, e um “polícia mau”, o ministro das Finanças Mário Centeno, que já avisou que “não há dinheiro para fazer cedências”, constata Marques Mendes.

Com “a economia a cair”, o que vai resultar em “menos receitas do Estado” e “implica cativar mais e evitar mais despesa”, Marques Mendes evidencia que Centeno não quer dar margem para mais gastos.

“O ministro das Finanças quer fazer um brilharete para efeitos eleitorais”, sublinha o ex-líder do PSD, notando que o ministro das Finanças “quer chegar ao fim do primeiro semestre deste ano, no fim de Junho, com o défice a zero ou até com um superavit [saldo positivo nas contas públicas]”.

Assim, “não há dinheiro para tudo“, “para enfermeiros, professores, magistrados e outros grupos profissionais”, conclui o comentador. Falta saber como vai terminar este “braço-de-ferro” entre as reivindicações de uns e o fechar da torneira de Centeno.

Moção foi boa para Cristas e Costa, nem tanto para o PSD

No seu espaço de comentário na SIC, Marques Mendes abordou também a moção de censura apresentada pelo CDS contra o Governo e que acabou chumbada pelos votos da Esquerda.

Para Marques Mendes, a moção foi “boa para Assunção Cristas que teve palco“, apresentando-se como “líder da oposição”, e também para António Costa que “mostrou que a coligação está sólida”, “unindo e mobilizando as suas tropas”.

Já para o PSD, que votou a favor da moção do CDS, o resultado não será assim tão positivo. O partido teve “uma prestação pobrezinha no debate” e “disse que a moção era inoportuna e um tiro de pólvora seca”, constata Marques Mendes.

O ex-líder social-democrata comenta ainda as eleições europeias de Maio, realçando que o PS “precisa de ganhar e com folga” porque “estas eleições são umas primárias das legislativas”.

Já o PSD precisa de “ganhar ou, no mínimo, perder por pouco”, porque se assim não for “parte completamente derrotado para as legislativas”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este marques mendes é uma comédia…! “O governo ficou assustado”… muito bom…
    Voltou às negociações com os professores porque desde logo havia essa obrigatoriedade, e com os enfermeiros porque estamos numa situação de impasse e obviamente que são necessárias negociações…
    As greves moem sim, os que ficam prejudicado com elas, neste caso a população! E a população já não pode com as reivindicações dos enfermeiros ou professores… Progressões automáticas na carreira…
    É uma fartura!
    Não estou contra o governo, estou é contra quem tudo quer e nada dá…
    Estive na secretaria de uma escola do ensino secundário a solicitar um certificado para o meu filho, e disseram-me que tenho de esperar 15 dias porque a pessoa que os faz à maquina, leram bem, à maquina… Apenas consegue fazer alguns por dia…
    Eu vi a maquina, estamos a falar de um mono com mais de 30 anos… mas vivemos em que tempo?
    Perguntei porque motivo ainda fazem à maquina quando um simples computador consegue com um template apenas preencher os dados necessários e mandar imprimir e pouco menos de 5 minutos.
    Responderam-me que a senhora não se dá bem com os computadores, que so sabe mexer naquela maquina de escrever!
    E são estes os funcionários públicos que temos, que exigem tudo mas que não dão nada…
    Espalhados pelas escolas, finanças, tribunais, serviços públicos hospitalares etc…

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …