Governo tem um “polícia bom” e um “polícia mau” (e ninguém sabe quem vai ganhar)

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

O Governo ficou “assustado” com as sondagens e foi por isso que decidiu retomar as negociações com os professores e com os enfermeiros, defende Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, notando que há, neste momento, um “polícia bom” e um “polícia mau” no Executivo.

Marques Mendes acredita que “o Governo, de repente, mudou de estratégia” e voltou à mesa das negociações com professores e enfermeiros porque ficou “assustado” com “a greve de fome de um enfermeiro” – “um ato de desespero que, a prazo, se podia virar contra o Governo” -, “com as reações dos funcionários públicos” no caso da ADSE e “com a queda do PS nas sondagens”.

As greves não matam, mas moem, criam desgaste e isso vê-se nas sondagens”, frisa ainda o comentador no seu espaço de opinião na SIC.

Assim, neste momento, o Governo tem um “polícia bom”, o primeiro-ministro António Costa que está recetivo a negociar, e um “polícia mau”, o ministro das Finanças Mário Centeno, que já avisou que “não há dinheiro para fazer cedências”, constata Marques Mendes.

Com “a economia a cair”, o que vai resultar em “menos receitas do Estado” e “implica cativar mais e evitar mais despesa”, Marques Mendes evidencia que Centeno não quer dar margem para mais gastos.

“O ministro das Finanças quer fazer um brilharete para efeitos eleitorais”, sublinha o ex-líder do PSD, notando que o ministro das Finanças “quer chegar ao fim do primeiro semestre deste ano, no fim de Junho, com o défice a zero ou até com um superavit [saldo positivo nas contas públicas]”.

Assim, “não há dinheiro para tudo“, “para enfermeiros, professores, magistrados e outros grupos profissionais”, conclui o comentador. Falta saber como vai terminar este “braço-de-ferro” entre as reivindicações de uns e o fechar da torneira de Centeno.

Moção foi boa para Cristas e Costa, nem tanto para o PSD

No seu espaço de comentário na SIC, Marques Mendes abordou também a moção de censura apresentada pelo CDS contra o Governo e que acabou chumbada pelos votos da Esquerda.

Para Marques Mendes, a moção foi “boa para Assunção Cristas que teve palco“, apresentando-se como “líder da oposição”, e também para António Costa que “mostrou que a coligação está sólida”, “unindo e mobilizando as suas tropas”.

Já para o PSD, que votou a favor da moção do CDS, o resultado não será assim tão positivo. O partido teve “uma prestação pobrezinha no debate” e “disse que a moção era inoportuna e um tiro de pólvora seca”, constata Marques Mendes.

O ex-líder social-democrata comenta ainda as eleições europeias de Maio, realçando que o PS “precisa de ganhar e com folga” porque “estas eleições são umas primárias das legislativas”.

Já o PSD precisa de “ganhar ou, no mínimo, perder por pouco”, porque se assim não for “parte completamente derrotado para as legislativas”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este marques mendes é uma comédia…! “O governo ficou assustado”… muito bom…
    Voltou às negociações com os professores porque desde logo havia essa obrigatoriedade, e com os enfermeiros porque estamos numa situação de impasse e obviamente que são necessárias negociações…
    As greves moem sim, os que ficam prejudicado com elas, neste caso a população! E a população já não pode com as reivindicações dos enfermeiros ou professores… Progressões automáticas na carreira…
    É uma fartura!
    Não estou contra o governo, estou é contra quem tudo quer e nada dá…
    Estive na secretaria de uma escola do ensino secundário a solicitar um certificado para o meu filho, e disseram-me que tenho de esperar 15 dias porque a pessoa que os faz à maquina, leram bem, à maquina… Apenas consegue fazer alguns por dia…
    Eu vi a maquina, estamos a falar de um mono com mais de 30 anos… mas vivemos em que tempo?
    Perguntei porque motivo ainda fazem à maquina quando um simples computador consegue com um template apenas preencher os dados necessários e mandar imprimir e pouco menos de 5 minutos.
    Responderam-me que a senhora não se dá bem com os computadores, que so sabe mexer naquela maquina de escrever!
    E são estes os funcionários públicos que temos, que exigem tudo mas que não dão nada…
    Espalhados pelas escolas, finanças, tribunais, serviços públicos hospitalares etc…

RESPONDER

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …