Governo britânico abandona planos de reabertura total das escolas

Neil Hall / EPA

O governo britânico abandonou os planos para reabrir totalmente as escolas primárias antes do final do ano letivo, após as aulas terem sido suspensas para travar a pandemia covid-19, anunciou esta terça-feira o ministro da Educação, Gavin Williamson.

O plano era que todos os alunos do ensino primário voltassem à escola durante um mês antes das férias de verão, juntando-se aos alunos das classes Reception [primeiro ano do ensino primário], Ano 1 e Ano 6, muitos dos quais voltaram no início de junho.

“Embora não possamos acolher todas as crianças da [escola] primária de volta por um mês inteiro antes do verão, continuamos a trabalhar com o setor nas próximas etapas, nas quais gostaríamos de ver escolas com capacidade trazer mais crianças em turmas menores, para ver se podem fazê-lo antes das férias de verão”, disse o ministro esta terça-feira no parlamento.

Williamson garantiu, no entanto, que o governo “estará a trabalhar para fazer regressar todas as crianças de volta à escola em setembro”.

Professores, autarquias [que são responsáveis pelas escolas primárias e secundárias] e pais manifestaram preocupação com os planos do governo devido ao risco para a saúde das crianças e funcionários e à dificuldade em fazer respeitar as regras de distanciamento social.

“Já tinha ficado claro há algum tempo que o anúncio pelo governo de datas arbitrárias para a reabertura mais ampla das escolas era mal pensado, prematuro e impraticável. A pressa do governo em tentar reabrir as escolas como parte de esforços mais abrangentes para reiniciar a economia tem enfrentado profundas preocupações e sinais crescentes de que isso contribuiria para uma segunda onda de infeções e mortes por coronavírus”, afirmou o secretário-geral do sindicato dos professores NASUWT, Patrick Roach.

Devido à autonomia das diferentes nações, os planos são diferentes para a Escócia, que já tinha decidido que não iria retomar as aulas este ano letivo, enquanto no País de Gales esta previsto a reabertura total a 29 de junho, mas num sistema rotativo em que as escolas recebem um terço dos alunos de cada vez.

Para a próxima segunda-feira está prevista a retoma do ensino presencial apenas para os anos 10 e 12 nas escolas secundárias de Inglaterra devido à necessidade de preparação para exames. No entanto, necessidade de limitar as turmas a 15 alunos implica que algumas classes só tenham um dia de escola por semana.

// Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …