LMM: Governo tem o pior dos dois mundos de Guterres e Sócrates (e Ana Gomes avança para Belém)

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes afirmou no seu habitual espaço de comentário da SIC que o atual Governo tem “um misto do pior de [José] Sócrates e de [António] Guterres”, vaticinando um clima de instabilidade política em 2021.

“[Este Governo] tem um misto do pior dos dois mundos de [José] Sócrates e de António Guterres (…) Herdou de Sócrates o lado um pouco arrogante e autoritário, o que não é bom. E herdou de António Guterres um certo clima de frustração e ingovernabilidade porque não tem parceiro para governar”, considerou o comentador político e antigo presidente do PSD este domingo na antena da SIC.

O clima de instabilidade no Governo de António Costa só tem por onde “agravar”, disse Marques Mendes, considerando que o aviso desta quinta-feira do Presidente da República, que afastou a possibilidade de se realizarem eleições antecipadas e frisou que o país não pode viver um clima de fim de legislatura no início da mesma, “foi dos discursos mais marcantes que [Marcelo Rebelo de Sousa] fez”.

Este Governo está numa encruzilhada, porque tem um defeito de fabrico: começou sem maioria”, disse, antes de vaticinar um clima de instabilidade para 2021, ano em que se realizam eleições autárquicas e em que Portugal terá a presidência rotativa da União Europeia, entre os meses de janeiro e junho.

“Isto, se não for visto com atenção, ou termina no caos ou termina no pântano”, alertou.

Até lá, considerou, “não vamos ter crise política nenhuma”, mas também não deverá existir uma“uma nova coligação ou uma nova geringonça”, porque os antigos parceiros de esquerda – Bloco de Esquerda e PCP – “hesitam”.

Além disso, “António Costa torce o nariz ao BE”.

Ana Gomes na corrida a Belém

No mesmo espaço de comentário, Marques Mendes afirmou que a antiga eurodeputada Ana Gomes vai entrar na corrida a Belém. “Os meus dados dizem que Ana Gomes vai mesmo avançar (…) e isso é bom para a eleição presidencial“, dizendo que esta hipotética candidatura é uma “dor de cabeça” para António Costa e para o Bloco de Esquerda.

Marques Mendes falou ainda da Operação Marquês, que tem no antigo primeiro-ministro José Sócrates o principal arguido do processo.

“Se fossem os portugueses a decidir, não tenho dúvidas de que o ex-PM iria a julgamento. Depois lá estaria o tribunal para, em função das provas, o condenar ou absolver. Seria tudo mais claro e transparente. Mas, como não são os portugueses a decidir, teremos que aguardar mais uns meses pela decisão do juiz de instrução. É assim que deve ser”, disse, antes de alertar para as consequências políticas do caso.

“A política sairá sempre mal caso Sócrates seja condenado ou caso seja absolvido. Se Sócrates for condenado, é o estigma que fica de um país que durante anos teve à frente um primeiro-ministro corrupto. É péssimo para a imagem da política e dos políticos. Se Sócrates for ilibado ou absolvido – continuou – , é o germinar da ideia de que os importantes, poderosos e famosos se safam sempre. Outra imagem desgraçada que só servirá para alimentar novos populismos”, disse.

No que toca à justiça, “se Sócrates for condenado, a justiça sai fortalecida. Reganha confiança e credibilidade. Tem uma grande vitória. Se Sócrates for ilibado ou absolvido, a justiça sairá de rastos. Perdida e descredibilizada. Terão que rolar cabeças. Não vai ficar pedra sobre pedra”, vaticinou o comentador política.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nunca deveria ter saído da prisão, com tantos processos de corrupção e outros, se não for condenado e bem, a justiça se tornará num abismo sem fundo.
    E assim portugal tem um poder dos corruptos….
    Soltem rui pinto, rui pinto dá conta dos corruptos, porque eu quero o meu portugal limpo e assim portugal vai em frente, porque é um país rico em tudo, mas com esses abutres dos corruptos portugal cai sim no abismo…
    Viva portugal sem abutres e hienas
    quem comentar mostre a cara, não sejam cobardes e idiotas

  2. Olha o advgadozeco mafioso que faz de conta que é comendador – já se deve ter esquecido das cenas que fez quando esteve no governo!….

  3. Ver um arrista que fez parte do governo do Durão dizer isto, só pode ser piada!…
    O rato de esgoto é mesmo baixinho em tudo!…

RESPONDER

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …