Luís Montenegro. “Este é o Governo com maior insensibilidade social de que há memória”

PSD / Flickr

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O candidato à liderança do PSD considerou, esta quarta-feira, que o atual Governo demonstra “a maior insensibilidade social de que há memória” e defendeu a necessidade dos sociais-democratas limparem a imagem de “partido da troika”.

Num encontro com militantes em Leiria, Luís Montenegro preferiu criticar o Governo, liderado pelo socialista António Costa, a atacar os outros candidatos à presidência do partido, considerando que “este é o Governo com a maior insensibilidade social de que há memória em Portugal”.

Assumindo-se contra o programa do Governo, defendeu que o modelo proposto na proposta de Orçamento do Estado traz “a maior carga fiscal de sempre”.

“Nunca nenhum Governo foi ao rendimento individual e ao rendimento coletivo cobrar tantos recursos”, apontou, criticando a “tão pouca qualidade dos serviços públicos”, como “nunca houve um Governo que oferecesse”.

Na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, os militantes ouviram Montenegro defender a necessidade de “convencer os portugueses” de que o PSD “não é o partido da austeridade” nem “o partido da troika”.

“Esse é o PS. É sempre na sequência da governação socialista que a austeridade chega a Portugal. Não somos o partido dos cortes, dos congelamentos. Os cortes e congelamentos começam sempre com a governação do PS”, frisou. E pediu para os sociais-democratas terem uma oportunidade para “governar Portugal em tempos de normalidade”.

Luís Montenegro lembrou ainda os casos de violência sobre profissionais de saúde, “que estão a aumentar”, considerando ser este um “duplo problema”.

“Em primeiro lugar, e nunca desculpando os agressores, muitas destas situações são originadas pelo desespero a que as pessoas chegam pela falta de resposta do sistema; e, por outro, é preciso pensar nas vítimas”, referiu.

O candidato à liderança do PSD lamentou a resposta da ministra da Saúde. “Qual foi a resposta que o Governo deu a estes casos, através da ministra da Saúde? Que a maior parte eram agressões verbais e sobre enfermeiros! Quando uma ministra despreza e subestima a violência de uma agressão verbal a um profissional de saúde que presta um serviço público, denota uma grande insensibilidade social“.

Sobre a luta interna partidária, Montenegro sublinhou que ao PSD “exige-se que denuncie os erros e apresente alternativas”, recusando ser “parceiro” ou “cúmplice” do PS na governação.

“Temos de ser oposição forte e firme, sem confusões. Dizer isto não é ter uma atitude radical. É cumprir o ponto essencial da democracia, o ponto essencial da preservação do interesse nacional”, referiu.

Sem isso, “a democracia fica enfraquecida”, disse, numa rara referência a Rui Rio, preferindo um tom conciliatório: “Apelo à nossa capacidade de, nas nossas diferenças, nos concentrarmos em construir uma unidade que seja expressiva nos nossos combates com os nossos adversários”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …