O Governo planeia ligar todas as capitais de distrito por comboio, lê-se na versão preliminar da proposta de OE2021. A medida faz parte do Plano Ferroviário Nacional para o próximo ano.
O Governo vai estudar e elaborar um Plano Ferroviário Nacional em 2021 com o objetivo de ligar todas as capitais de distrito por comboio. A ideia consta da versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 à qual o ECO teve acesso.
“Durante o ano de 2021, o Governo elabora e apresenta à Assembleia da República um Plano Ferroviário Nacional que se traduza em princípios de sustentabilidade e que assente num modelo em rede, que inclua linhas, ramais e trajetos interligados”, lê-se no documento.
Para além de ligar todas as capitais de distrito, o plano deve promover a ligação das áreas metropolitanas com os sistemas urbanos e os subsistemas de ligação regional e urbana e, segundo o Orçamento, “assegurar a conexão da rede ferroviária, com outros modos de transporte”.
O Governo não esquece também o eventual valor turístico de algumas dessas linhas, tencionando potenciá-las.
Adicionalmente, também haverá linhas destinadas ao transporte de mercadorias, com o plano a dever “assegurar as ligações transfronteiriças ibéricas e integração na rede transeuropeia de passageiros e mercadorias, transporte de mercadorias e a sua integração do modo ferroviário nas principais cadeias logísticas e garantir as ligações portuários e aeroportuários”.
Em declarações à TSF, em setembro, Hélder Silva, autarca de Mafra e presidente dos Autarcas Sociais Democratas, disse que é preciso que avancem as ligações ferroviárias entre capitais de distrito para que Portugal deixe de ser “refém” de Espanha.
ZAP, “haverão linhas” não se diz. Em Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, lê-se ‘o verbo haver, no sentido de «existir», só se conjuga na 3.ª pessoa do singular. É um erro grave’
in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/haverao-outros-monologos/2801 [consultado em 12-10-2020]
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo. Está corrigido.