/

Governo quer ligar todas as capitais de distrito por comboio

2

O Governo planeia ligar todas as capitais de distrito por comboio, lê-se na versão preliminar da proposta de OE2021. A medida faz parte do Plano Ferroviário Nacional para o próximo ano.

O Governo vai estudar e elaborar um Plano Ferroviário Nacional em 2021 com o objetivo de ligar todas as capitais de distrito por comboio. A ideia consta da versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 à qual o ECO teve acesso.

“Durante o ano de 2021, o Governo elabora e apresenta à Assembleia da República um Plano Ferroviário Nacional que se traduza em princípios de sustentabilidade e que assente num modelo em rede, que inclua linhas, ramais e trajetos interligados”, lê-se no documento.

Para além de ligar todas as capitais de distrito, o plano deve promover a ligação das áreas metropolitanas com os sistemas urbanos e os subsistemas de ligação regional e urbana e, segundo o Orçamento, “assegurar a conexão da rede ferroviária, com outros modos de transporte”.

O Governo não esquece também o eventual valor turístico de algumas dessas linhas, tencionando potenciá-las.

Adicionalmente, também haverá linhas destinadas ao transporte de mercadorias, com o plano a dever “assegurar as ligações transfronteiriças ibéricas e integração na rede transeuropeia de passageiros e mercadorias, transporte de mercadorias e a sua integração do modo ferroviário nas principais cadeias logísticas e garantir as ligações portuários e aeroportuários”.

Em declarações à TSF, em setembro, Hélder Silva, autarca de Mafra e presidente dos Autarcas Sociais Democratas, disse que é preciso que avancem as ligações ferroviárias entre capitais de distrito para que Portugal deixe de ser “refém” de Espanha.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.