/

Governo lança programa de 30 milhões para municípios apoiarem a cultura

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta sexta-feira o lançamento de uma linha de financiamento de 30 milhões de euros para ser usada pelos municípios na programação cultural.

Trata-se de um “um programa de financiamento de 30 milhões de euros aos municípios para poderem organizar um conjunto de atividades que permitam a um dos setores mais duramente atingidos por esta crise [provocada pela pandemia da covid-19] encontrar um espaço de reanimação“, afirmou António Costa.

O primeiro-ministro falava aos jornalistas, após uma reunião com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, na qual também estiveram presentes outros membros do Governo.

A linha de 30 milhões, disse Costa, permitirá que a cultura, “um dos setores mais duramente atingidos por esta crise, possa encontrar um espaço de reanimação”.

“Tem muito a ver com a animação das economias locais através do turismo. Este ano seguramente os portugueses compreendem que é necessário fazer férias cá dentro e vão ter oportunidade de conhecer melhor o nosso país”, disse, referindo-se ao litoral e interior.

De acordo com o Jornal de Negócios, entre os temas em cima da mesa na reunião com a ANMP estiveram ainda os 1.500 milhões de euros ainda estão por executar dos fundos comunitários e a aplicação dos 300 milhões de euros que são possíveis obter do quadro da reprogramação dos fundos europeus já existentes.

“É fundamental para o país, para o território, para que os municípios, que são dos maiores investidores em cultura do nosso país, possam dispor de condições para, mesmo neste verão, em que não é possível realizar festivais, possam realizar em segurança espetáculos musicais”, continuou o líder do Executivo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.