/

Governo gasta 119 milhões de euros em estudos e pareceres

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O Orçamento do Estado para 2020 prevê um gasto de 119 milhões de euros em estudos, pareceres, projetos e consultadoria. Este valor é 21,5 milhões maior do que o do ano passado.

Este ano, o Governo prevê gastar 119 milhões de euros em estudos, pareceres, projetos e consultadoria de advogados e outros especialistas. Isto representa um aumento de 22% em comparação com 2019, quando foram orçamentados 97,5 milhões de euros para este tipo de gastos.

A notícia avançada esta terça-feira pelo Correio da Manhã conclui que o Governo tem então mais 21,5 milhões de euros para gastar do que no ano passado. Esta despesa está prevista na versão preliminar do Orçamento do Estado para 2020. O aumento é justificado pelo maior número de ministérios, mas também pelo reforço das verbas na Saúde e na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

De acordo com os mapas informativos dos Serviços Integrados e dos Serviços e Fundos Autónomos, há cinco ministérios que se destacam com verbas entre os 12 e os 16 milhões de euros: Saúde; Ambiente e Ação Climática; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Finanças e Infraestruturas e Habitação.

Estes cinco ministérios contam com 58% dos 119 milhões de euros, mais de metade do valor orçamentado para estudos, pareceres, projetos e consultadoria.

Dos 119 milhões alocados provisoriamente para estas despesas, o valor mais elevado vai para os Serviços e Fundos Autónomos, que integram os organismos dependentes dos ministérios, que contam com 95,9 milhões de euros. O restante vai para os Serviços Integrados, que incluem os gabinetes dos membros do Executivo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.