Governo garante que novas instalações do Ticão vão estar operacionais a 4 de janeiro

Mário Cruz / Lusa

Juiz Ivo Rosa

O Governo assegura que as novas instalações do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) vão estar operacionais a partir de 4 de janeiro de 2022.

Na segunda-feira, a Ordem dos Advogados lançou um comunicado com o título “Caos na mudança do Ticão”, no qual se pode ler que a confusão está instalada no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), devido à mudança que está a ser feita das instalações da sede da PJ para o Campus de Justiça.

Uma fonte judicial, que preferiu manter o anonimato, disse mesmo à Ordem que os últimos dias têm sido “um verdadeiro caos e um calvário”.

Ora, segundo o jornal online Observador, estas “novidades” fizeram soar os alarmes no Governo, que vem agora garantir que a operação está a decorrer com normalidade e que as novas instalações estarão operacionais a 4 de janeiro.

Fonte oficial do Ministério da Justiça garantiu ao jornal digital que o novo Ticão vai ocupar uma área total de 1370 m2, distribuídos por três pisos do edifício B do Campus de Justiça.

Porém, na nota da Ordem dos Advogados pode ler-se que “o espaço deve ter uns 220 m2 e o TCIC deverá ocupar uns 60 m2, porque já lá estão instaladas duas outras secções”, quando antes tinha cerca de 100 m2 na sede da Judiciária.

Fonte oficial do Ministério liderado por Francisca Van Dunem desmente essa informação e acrescenta ainda que, além de terem mais espaço para o arquivo, por exemplo, as novas instalações vão ter também oito gabinetes individuais para cada um dos juízes do novo Ticão.

De acordo com o Observador, o juiz Carlos Alexandre já se mudou para estas novas instalações este mês, enquanto Ivo Rosa continua a trabalhar na Direção Nacional da Polícia Judiciária.

Fonte oficial do Ministério garantiu que o magistrado, que já se mostrou contra a reorganização do novo TCIC, tem até ao dia 4 de janeiro para fazer a mudança.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.