Ministério da Saúde falseou tempos de espera nos hospitais

O Ministério da Saúde apagou pedidos antigos para falsear os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A conclusão é de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas.

De acordo com esta análise, divulgada pelo Diário de Notícias (DN), o Ministério da Saúde “limpou” as listas de espera para o SNS, apagando pedidos antigos e, assim, “falseando os indicadores de desempenho reportados”.

“As iniciativas centralizadas, desenvolvidas pela Administração Central do Sistema de Saúde, em 2016, de validação e limpeza das listas de espera para primeiras consultas de especialidade hospitalar do universo das unidades hospitalares do SNS, incluíram a eliminação administrativa de pedidos com elevada antiguidade, falseando os indicadores de desempenho reportados”, constata o Tribunal de Contas, segundo cita o DN.

A auditoria relativa aos anos de 2014 e 2016 conclui que o SNS se degradou, nomeadamente em termos do acesso dos utentes a consultas de especialidade e a cirurgias.

Os tempos médios de espera para uma primeira consulta no hospital subiram “de 115 para 121 dias”, refere o DN, frisando que também aumentou o “incumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos de 25%, em 2014, para 29%, em 2016”.

As listas de espera para cirurgias situam-se nos 27 mil utentes, o que reflecte um aumento de 15%, nota o Tribunal de Contas. Também a espera por uma cirurgia aumentou para 11 dias e o incumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos subiu de 7,4% para 10,9%, no período entre 2014 e 2016.

Assim, o Tribunal de Contas recomenda que o SNS proceda à emissão automática de vales cirurgia dentro dos prazos regulamentares, quando não seja possível cumprir esses tempos nos hospitais públicos, para não pôr em causa a prestação dos cuidados de saúde necessários.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois… afinal não está tudo melhor? O ditado popular já o diz que quando se puxa o cobertor tapa-se de um lado mas destapa-se do outro. Pena é que se destape do lado que mais importa, onde inclusivamente a vida das pessoas está em jogo.

    Parece claro que, hoje, as vidas não são o mais importante. Quando se governa com base em “focus group” para optar pelas medidas que mais popularidade dão e consequentemente mais votos, não se pode esperar outra coisa.

    Mas, para o povo, a frase que diz – engana-me que eu gosto – também parece fazer todo o sentido… portanto está tudo bem, pelo menos até ao próximo abanão em que os mesmos tristes de sempre se vão enterrar ainda mais. E os mesmos não são os que se dizem ser sempre os mesmos a pagar as crises porque esses a seguir acabam por receber o que perderam e depois até mais.

    • Reparou de certeza que o período em causa se situa entre 2014 e 2016.
      Por isso, não vale a pena, nem lançar foguetes, nem atirar pedras…

      • Ó meu amigo reparei. Não quero atirar pedras e muito menos lançar foguetes. Independentemente da opinião que se possa ter, se esta for negativa ,nunca é motivo para atirar foguetes a não ser que se esteja, aqui, a fazer política partidária que não é o caso.

        Eu apenas comentei uma notícia que contrasta completamente com a ideia que se quer passar às pessoas e, na realidade com sucesso porque é essa a ideia que as pessoas tem neste momento.

        Parece estar tudo a correr tão bem. Mas a saúde, apesar de terem tentado esconder, afinal está muito pior. Na educação acontece o mesmo e na generalidade dos serviços do estado também. O número de pessoas com ordenado mínimo aumentou imenso, um grupo de pessoas muito grande, talvez o maior e onde estou incluído, na crise viram aumentar imenso os seus impostos, mas, agora, que supostamente a crise já passou e está tudo uma maravilha, não viram rendimentos repostos como outros e ainda por cima vão ver novamente aumentados os seus impostos e os últimos aumentos já lá vão mais de 15 anos. Se está tudo tão melhor porque tenho cada vez menos? Será por não pertencer ao tal grupo que supostamente paga as crises? Isto nem sequer é uma opinião é a constatação de um facto.

        Foi só para clarificar o último ponto do meu primeiro comentário e que volto a frisar que nada tem a ver com política partidária. Se estivessem outros estaria a dizer o mesmo se as condições fossem as mesmas.

      • Esqueci de lhe deixar também a pergunta se tem consciência que em 2016 já são os que estão hoje? Os de 2014 não me interessam porque não são esses que agora podem resolver os nossos problemas, embora devessem ajudar. Mas são aos de hoje a quem temos de pedir responsabilidades.

  2. DISCUSSÕES PALERMÓIDES….. NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE POLÍTICOS DE ESQUERDA OU DIREITA. SÃO TODOS IGUAIS E MENTIROSOS…. SE CONHECE ALGUM QUE NÃO SEJA COLOQUE AQUI O NOME…. GOSTARIA DE LER O NOME DE UM… UM APENAS, É SUFICIENTE…

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …