/

Governo está a preparar actualização dos escalões do IRS à taxa de inflação

5

Paulo Novais / Lusa

Fernando Medina, ministro das Finanças

Os escalões de IRS podem, de novo, ser actualizados no Orçamento do Estado para 2023. O Governo está a estudar essa possibilidade para responder ao aumento da inflação e evitar a perda do poder de compra dos portugueses.

“A medida está a ser equacionada no âmbito da preparação do Orçamento do Estado para 2023 [OE2023]”, refere ao Jornal Económico uma fonte do Governo.

Assim, o Executivo de António Costa está a estudar uma actualização à taxa de inflação prevista para 2023 que deverá ser da ordem dos 3,5%, de acordo com o mesmo jornal.

Contudo, “a medida só ficará fechada na proposta de orçamento para 2023”, vinca a mesma fonte governamental ao Económico.

O objectivo do Governo é salvaguardar o poder de compra dos cidadãos depois da escalada da inflação que, em Julho passado, estava nos 9,1%.

Uma das grandes medidas do Orçamento de Estado para este ano foi o desdobramento dos escalões de IRS que veio beneficiar, sobretudo, a classe média.

O Governo decidiu não actualizar os escalões de IRS para 2022 à taxa da inflação, o que deverá significar um agravamento do IRS para muitas famílias. O Executivo justificou a decisão precisamente com o desdobramento dos terceiro e sexto escalões para um total de nove, alegando que a medida beneficiará 1,5 milhões de famílias.

As previsões indicam que a inflação para o resto deste ano deverá rondar entre os 5,9% (Banco de Portugal) e os 6,8% (Comissão Europeia).

Em 2023, espera-se que a taxa de inflação baixe um pouco, situando-se entre 2,7% e 4%.

ZAP //

5 Comments

  1. Está a ser muito Lento, espero que esta lentidão seja sinal de medidas drásticas, inovadoras, e que se vejam resultados de imediato, Que seja abrangente a todas as empresas, a todo o comercio, Pequeno que seja, com Grande relevo e atenção na Panificação, que tenha em conta que o gasóleo, a gasolina, tem baixado e continua a subida de preços, acabar com subsídios, ajustas, isenções, e outras por não resultar em baixa de preços, aplicar fortes impostos á banca onde a engorda tem sido muito gorda, com dinheiro depósitos de borla, e pagamento de taxas injustificadas e imorais.

  2. O malabarismo deste Merdina pró-Rússia. O povo está a sofrer na pele quase 10% de inflação e este ilusionista diz que vai ter em atenção 3,5%, no IRS 2023.

    • Admirado por a acusação de Malabarista, se ainda não se viu nada dele como ministro,só por maldade,azedume, dependência partidária se justifica a acusação, quem já tem saudades deste malabarista e arrependimento são os Lisboetas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.