Governo duplica locais para renovar o Cartão de Cidadão

A partir de abril, serão 970 os locais onde será possível renovar o Cartão de Cidadão.

De acordo com a rádio TSF, os ministérios da Justiça e da Modernização do Estado e Administração Pública vão aumentar, em abril, de 444 para 970 o número de locais onde será possível renovar o Cartão de Cidadão.

Em declarações à rádio, a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, explica que o alargamento da rede, com os chamados Espaços Cidadão, é um complemento aos atuais balcões do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) e Lojas de Cidadão.

Tal como já acontece online, para renovar o documento nestes espaços é preciso ter idade igual ou superior a 25 anos, ser detentor de Cartão de Cidadão válido ou caducado há menos de 30 dias, emitido com validade de cinco anos e pedido antes de 1 de outubro de 2017. Além disso, é necessário que existam impressões digitais no sistema do IRN.

A secretária de Estado realça que a maior vantagem é que as pessoas não precisam de ter chave móvel digital nem códigos, mas mesmo assim conseguir renovar o CC como se “fossem a uma conservatória”.

Segundo o Governo, esta é mais uma forma de diminuir os tempos de espera. No ano passado, em Lisboa, as listas de espera chegaram aos três meses.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.