Governo descongela reformas antecipadas no privado a partir de 2015

istevenxue / Flickr

-

O Governo vai descongelar os pedidos de reforma antecipados no setor privado a partir de 2015, segundo um documento de Bruxelas, que alerta que isso “aumenta as pressões orçamentais” para o próximo ano.

“As autoridades [portuguesas] confirmaram que a suspensão das reformas antecipadas vai ser levantada a partir de 2015, aumentando as pressões orçamentais na despesa com pensões no próximo ano”, lê-se num relatório da Comissão Europeia sobre o programa de ajustamento de Portugal (2011-2014), hoje conhecido.

No documento, que foi preparado pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, lê-se ainda que as medidas de consolidação temporárias que foram adotadas durante o período do programa “têm de ser substituídas por medidas estruturais duradouras“.

Bruxelas calcula que estas medidas de natureza temporária ascendam a 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, destacando que, entre essas medidas estão os cortes nos salários da função pública, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) sobre as pensões, a sobretaxa de 3,5% em sede de IRS e a suspensão das reformas antecipadas no setor privado, introduzida em 2012.

“Não foi dada indicação de planos em relação às restantes medidas temporárias”, escrevem os autores do documento.

Quanto à reversão dos cortes salariais que o Executivo anunciou no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), e que deveriam ocorrer ao longo de cinco anos, a Comissão refere que “o Governo não apresentou qualquer medida alternativa ou possíveis caminhos para conter a fatura salarial no médio prazo”.

Em agosto, os juízes do Palácio Ratton consideraram constitucional a reintrodução dos cortes salariais entre os 3,5% e os 10% nos salários do setor público acima dos 1.500 euros em 2014 e 2015, mas declararam inconstitucionais os referentes aos anos de 2016 a 2018.

Quanto às pensões, Bruxelas sublinha que “os planos para a reforma estrutural das pensões têm de ser reformulados”, tendo em conta as decisões do Tribunal Constitucional, que inviabilizou a medida que substituía a CES, a chamada Contribuição de Sustentabilidade.

“Em qualquer caso, a substituição de medidas transitórias por medidas estruturais devem ser consistente com os objetivos orçamentais e com os compromissos de médio prazo ao abrigo do enquadramento orçamental da União Europeia”, reiteram os técnicos de Bruxelas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …